• Nenhum resultado encontrado

3.2 DESIGN HOSTELS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

3.2.1 Contemporâneo Hostel

O Contemporâneo Hostel está localizado em Botafogo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Inaugurado em 2013, o hostel foi projetado pelo artista plástico e arquiteto Alessandro Sartore, marido de uma das sócias, Elizabeth Agra. O prédio, um casarão de 1904, após nove meses de reformas foi reaberto nos moldes de um design hostel, mantendo a sua fachada preservada.

A primeira tentativa de contato com o responsável pelo Contemporâneo Hostel foi feita por e-mail48, porém, sem sucesso. Foi feito então o contato pelo telefone disponível no site do Contemporâneo49, e só então foi possível falar diretamente com o gerente do estabelecimento e marcar uma entrevista. Porém, no dia marcado da visita, o gerente não estava disponível para uma conversa, e então uma das duas recepcionistas presentes se dispôs a colaborar na pesquisa. Foi utilizado o roteiro pré-elaborado50 para iniciar as perguntas.

O hostel tem capacidade para receber cinquenta e sete hóspedes em quartos compartilhados. Há opções para quatro, seis e até nove pessoas distribuídas em beliches e treliches. Há mais seis suítes, sendo uma delas adaptada para cadeirantes. As suítes podem ser da categoria deluxe ou junior.

A decoração dos quartos é simples no quesito design. Os beliches e treliches são de madeira, e em cada leito há uma cesta pendurada na parede para o hóspede guardar seus pertences. As camas em treliches são uma proposta interessante a fim de maximizar o espaço dos quartos. As cores referentes a cada quarto dividem o gênero, por exemplo, os quartos com as portas e paredes internas pintadas de rosa são para uso do público feminino, e os quartos com portas e paredes internas pintadas de azul são mistos.

48

Apêndice B. 49

Disponível em:<http://contemporaneohostel.com.br/site/>. Acesso em: 26 out. 2014. 50

Figura 13: Quarto feminino de quatro camas do Contemporâneo Hostel Fonte: Material coletado in loco. Acervo próprio.

O Contemporâneo possui três andares. No primeiro andar encontra-se a suíte adaptada para cadeirantes, a cozinha coletiva, o banheiro masculino, os quartos compartilhados, a recepção e um lounge de convivência dos hóspedes. No segundo andar estão mais quartos coletivos, algumas suítes e o banheiro feminino. No terceiro e último andar estão localizadas as duas suítes da categoria deluxe.

Figura 14: Recepção do Contemporâneo Hostel Fonte: Contemporâneo Hostel (2014) 51.

O espaço conta com peças de design como dois bancos dispostos na entrada, assinados pelo designer Sérgio Rodrigues. A proposta do Contemporâneo é abrigar a arte e oferecer um espaço aconchegante e criativo para os hóspedes, como descrito no site do hostel:

51

Cada cômodo do Contemporâneo Hostel é uma experiência nova: materiais ganham novas funções, as cores integram paredes e móveis criando verdadeiras instalações artísticas. Aqui o hóspede é parte integrante de uma grande moldura: suítes e quartos coletivos recebem decoração criativa e inusitada para proporcionar mais que uma estadia, e sim uma experiência. Conforto, charme e excelência no atendimento são os compromissos desse albergue (CONTEMPORÂNEO, 2014).

As paredes do segundo andar, chamadas de Galeria Wall, recebem os trabalhos de artistas que ainda não encontraram oportunidades em galerias maiores. Todas as obras depois de expostas, estão disponíveis para venda (CONTEMPORÂNEO, 2014). Na recepção há um catálogo com informações sobre o artista em questão e as obras expostas. No momento da visita acontecia a exposição “O que pode um corpo”, de Thaieny Dias.

Figura 15: Parte do acervo da exposição “O que pode um corpo” Fonte: Material coletado in loco. Acervo próprio.

Quanto à distribuição dos cargos no hostel, estão presentes um gerente, duas recepcionistas, sendo uma estagiária, uma camareira e uma diarista, que pode ser também folguista, e mais três funcionários que desempenham diversas funções, como trabalhar na manutenção, arrumar a mesa de café da manhã ou atuar no bar.

Na parte externa ao Contemporâneo funciona o Container Bar, um container reformado que além de bar, pode servir de palco para shows em sua parte superior. No container é servido o café da manhã dos hóspedes. Em casos de chuva, o café é servido na cozinha do hostel.

Segundo a recepcionista que respondeu às perguntas da pesquisa, o público que freqüenta o Contemporâneo é bem abrangente, porém é possível perceber uma quantidade significativa de pessoas mais velhas, com mais de 40 anos, e também de famílias no hostel. Visitas de arquitetos também são comuns no hostel. A entrevistada informou também que não há a comercialização de produtos exclusivos do hostel, mas sim de chinelos Havaianas, carteiras, CDS e DVDS de artistas nacionais.

Conforme informado, em relação aos eventos realizados dentro do Contemporâneo, muitos aniversários são requisitados, além de shows menores. Os hóspedes têm acesso à área em que são realizados os eventos, não há restrições. Para fazer uma reserva de eventos, basta ligar ou mandar um e-mail para a recepção informando o dia e a quantidade de pessoas que irão participar do evento em questão. É permitido trazer alimentos e bebidas de fora, mas há preferência pelo consumo no Container Bar.

Na parte externa do hostel, ao lado do Container Bar, encontra-se uma prateleira com diversos livros que podem ser trocados não só entre os hóspedes, mas entre os passantes da rua ou qualquer pessoa interessada.

O Contemporâneo tem a localização privilegiada, pois está a poucos metros da estação de metrô de Botafogo, do shopping e da praia. A proposta de expor obras de arte aumenta a visibilidade do hostel, pois passam a frequentá-lo além dos hóspedes, pessoas interessadas somente em ver a exposição. O ambiente é bem aconchegante e se percebe a preocupação com elementos estéticos criando uma atmosfera harmoniosa e jovial.