• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 O percurso metodológico

3.1 Contexto

O contexto da pesquisa foi uma escola de educação infantil bilíngue português- inglês em que a pesquisadora atua como coordenadora. A escolha de fazer a pesquisa de campo nesse ambiente foi por enxergar nele um espaço que pudesse revelar práticas que também são compartilhadas por outros espaços que funcionem com essa mesma dinâmica de trabalho. A pesquisadora compreende, de todo modo, que cada local tem suas especificidades e desafios próprios. A escola bilíngue de educação infantil que ambientou a pesquisa, de natureza privada, está situada em uma região administrativa do Distrito Federal, atende a 90 crianças de zero a cinco anos, a maioria da comunidade local, e conta com 13 professores, 15 monitores, dois coordenadores, uma secretária escolar e uma diretora.

FIGURA 2

Cronologia dos procedimentos metodológicos.

A estrutura física da escola consiste em sete salas de aula, três banheiros, uma cozinha, um parque interno, um elevador, uma escada e um refeitório, além da secretaria e direção. Não há área externa. Todas as salas são equipadas com televisão, mesas, cadeiras, prateleiras, armários e cabideiros para as mochilas das crianças. Há uma sala de convivência para todos da escola. O acesso para escola se dá pela área do parque, o que já caracteriza um espaço lúdico, com brinquedos, destinados à faixa etária atendida pela escola. O prédio tem dois andares, o piso inferior tem três salas de aula para as crianças de um a três anos, o berçário para os bebês, um banheiro infantil, um trocador, cozinha, e um armário onde os funcionários deixam seus pertences. No piso superior, ficam as salas das crianças de quatro a cinco anos, um banheiro infantil, o espaço de convivência, que é uma área multiuso composta por prateleiras com brinquedos, uma mesa e cadeiras para os funcionários, a secretaria, a direção e um banheiro para adultos.

Como parte da proposta pedagógica, é oferecida às famílias a possibilidade de participarem do programa bilíngue em modalidade integral. O programa oferece atividades em língua inglesa e língua materna na mesma proporção (língua portuguesa), configurando um período de quatro horas diárias de atividades em cada idioma. Dessa forma, há cinco turmas em período integral, cada uma destinada a uma faixa etária específica (0 a 1 ano; 2 anos, 3 anos, 4 anos e 5 anos), sendo que, das 90 crianças matriculadas, 85 fazem parte do programa integral. Ainda há serviços de creche, tais como banho e refeições. O horário de funcionamento é de 7h às 19h, e, por isso, muitas das crianças passam 12 horas na escola. Isso se torna relevante quando percebemos nos resultados diversas falas em que os professores trazem esse argumento como justificativa e/ou explicação para determinados comportamentos e atitudes deles e das crianças.

O projeto político pedagógico da escola conta com eventos festivos, tais como: dia das mães, festa junina, dia dos avós, dia dos pais e uma festa de encerramento no final do ano. Nessas datas, as crianças se apresentam com músicas dos dois idiomas, na língua materna e língua estrangeira. Periodicamente, os pais participam de reuniões com professores e coordenação para tratar de assuntos relacionados aos filhos e também

FIGURA 3

Distribuição das turmas e horários de atendimento. Fonte: A autora.

dúvidas relacionadas especificamente à faixa etária, entre outros assuntos que fazem parte da rotina escolar.

As datas comemorativas do Brasil e de países de língua inglesa também fazem parte dos projetos desenvolvidos pela escola. Os trabalhos artísticos e demais atividades têm como base esses tópicos.

Como já citado, na época da realização da pesquisa, a escola contava ainda com serviços de creche e, dentre as atividades, a rotina incluía banhos, refeições e momentos de sono e de brincar, como parte de sua grade curricular. Assim sendo, todas as turmas eram atendidas com os mesmos serviços. As atividades iniciavam às sete horas da manhã no turno matutino; as crianças recebiam o café da manhã e, em seguida, participavam das atividades ministradas na língua inglesa. No final da manhã, era servido o almoço e, após a refeição, todos eram convidados a dormir. Por volta das duas horas da tarde, iniciavam as atividades ministradas na língua portuguesa e, além das atividades, as crianças recebiam o lanche da tarde, tomavam banho e antes de ir embora jantavam, pois as crianças poderiam ficar na escola até sete horas da noite. O quadro a seguir representa com mais detalhes a rotina das crianças no período vespertino.

QUADRO 1

Organização da rotina diária.

Fonte: A autora.

Escolas em tempo integral são comuns no bairro, onde moram muitas famílias em que ambos os responsáveis trabalham o dia todo e, por isso, procuram uma instituição em que os filhos recebam cuidados durante a manhã e toda a tarde. A localidade é formada por quadras residenciais, com casas e blocos de apartamentos, além de áreas comerciais.

Compreendendo essa demanda, a equipe gestora procurou aprimorar seus serviços, incluindo em um dos turnos o ensino da língua inglesa como um diferencial no seu projeto.

HORÁRIO ATIVIDADES

7h-8h Chegada/ plantão

Início das atividades ministradas na língua inglesa

8h-9h Circle time (Acolhimento – rodinha de conversa )

9h-9h15 Café da manhã

9h15-10h Parque

10h-11h15 Atividades – ministradas na língua inglesa

11h15 – 11h30 Almoço 11h30 – 13h30 Higienização/ Descanso

13h30-14h Plantão – aguardam para início das atividades do turno vespertino

com jogos pedagógicos.

Início das atividades ministradas na língua portuguesa

14h-15h Acolhimento – rodinha de conversa

15h-15h15 Lanche da tarde

15h15-16h Parque

16h-17h15 Atividades – Ministradas na língua portuguesa

17h15-18h Jantar/ Higienizacão

Composta por duas mantenedoras, cada uma fica responsável por uma área específica da escola, uma com os projetos pedagógicos e organização dos serviços de creche e a outra, com a secretaria e recursos humanos. Ambas eram atuantes na rotina escolar e estavam sempre auxiliando os funcionários na execução das tarefas.

A equipe pedagógica era composta por duas coordenadoras, ambas com formação em pedagogia, que atuavam em horários contrários de trabalho e funções. A responsável pelo programa de língua inglesa trabalhava de 7h às 13h; a outra, responsável pelo programa de língua portuguesa, trabalhava de 13h às 19h. Suas atribuições consistiam em organizar reuniões pedagógicas que aconteciam duas vezes ao mês, cronogramas de trabalho, correções de planejamento e diariamente atendimentos aos professores, pais e crianças.