• Nenhum resultado encontrado

5 UM ESTUDO DE CASO NUM HOSPITAL PÚBLICO

5.3 Contexto da Pesquisa

Utilizando o referencial teórico desenvolvido, realizou-se uma pesquisa de campo em dois setores do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), instituição hospitalar de grande porte e alta complexidade, reconhecido na sociedade como o hospital público e de ensino mais tradicional do estado do Ceará.

A história dessa instituição está estreitamente relacionada com a da Faculdade de Medicina do Ceará. Em 1947 foi fundada como Sociedade Promotora da Faculdade de Medicina do Ceará, transformando-se mais tarde em Instituto de Medicina do Ceará. Como complemento a essa escola foi construído o Hospital das Clínicas, sendo inaugurado em 1959 por Juscelino Kubitshech, então presidente da República na época.

Em 1980, a instituição passou a se chamar Hospital Universitário Walter Cantídio em homenagem ao professor doutor Walter de Moura Cantídio, um de seus fundadores.

O Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, caracteriza-se como um hospital público universitário, certificado como hospital de ensino de acordo com a Portaria Interministerial n° 2.378, de 26 de outubro de 2004. Tem como missão institucional desenvolver e promover o ensino, a pesquisa e a atenção terciária e quaternária à saúde, com responsabilidade social, integrado ao modelo de saúde vigente.

É diretamente subordinado à Reitoria da UFC para efeito de supervisão e controle administrativo. No âmbito do ensino, encontra-se vinculado ao Ministério da Educação e, no plano da assistência, situa-se inserido no Sistema Único de Saíude – SUS.

Atualmente, o HUWC presta assistência de alta complexidade à saúde, realizando desde transplante renal e hepático até pesquisas clínicas ligadas a diversos programas de pós- graduação e nacionais, além de participar de estudos multicêntricos em protocolos de pesquisa clínica e avançada.

O HUWC é um espaço de estágio para diversos alunos de graduação e pós- graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia da UFC, recebendo também estudantes da área de saúde de outras universidades do estado.

Como instituição acadêmica, destaca-se como a maior sala de aula e centro de pesquisas clínicas da UFC e do estado, contando com 1.500 funcionários, 147 residentes, 9 programas de pós-graduação e cerca de 600 estudantes de graduação. Portanto, considerando a grande relevância do HUWC para a comunidade universitária e para a sociedade cearense e por hoje ser uma das colaboradoras desse hospital decidi por esse espaço para realizar a pesquisa.

Assim, é nesse espaço que se criam as condições necessárias para uma reflexão sobre o tema afetividade institucional. Nesse sentido, a principal finalidade deste trabalho é investigar a afetividade institucional no contexto deste hospital.

Entre os vários espaços de pesquisa no HUWC, foram escolhidos os setores de cardiologia e de traumatologia e ortopedia.

Os critérios utilizados para essa escolha foram os resultados apresentados pelo Relatório de Atividades – Ano exercício 2008 da Unidade de Ouvidoria do HUWC e também a opinião dos colaboradores do hospital sobre atuação e desempenho dos setores especificados.

De acordo com dados da Unidade de Ouvidoria do HUWC, o quantitativo de demandas de reclamação dos ambulatórios especializados, entre eles os de cardiologia e a traumatologia, representa um total de 350 queixas, as quais dizem respeito às seguintes especificidades:

1.deficiência na qualidade do atendimento, quanto ao aspecto racional: servidor versus cliente;

2.a deficiência da estrutura física do serviço, sobretudo na sinalização interna; 3.excessiva espera por procedimentos administrativos, decorrente da ineficiência o

4.dificuldades de relacionamento entre chefia e subordinados;

5.ineficácia do sistema de comunicação interna e externa (comunicação verbal e visual).

Nesse contexto, destaca-se o setor de cardiologia, que exibe um dos menores índices de reclamação; em contrapartida, o setor de traumatologia e ortopedia apresenta um dos maiores índices.

Quanto à opinião de alguns colaboradores, prevalece o discurso de que o setor de Cardiologia apresenta ótimo desempenho, sendo considerado, inclusive, como um dos setores mais organizados e eficientes do hospital. Por outro lado, o setor de Traumatologia e Ortopedia é percebido como um dos que apresentam um desempenho crítico em relação ao esperado.

Diante desses dados, crê-se ser possível relacionar a performance com o fenômeno da afetividade institucional.

5.3.1 O Setor de Cardiologia do HUWC

Segundo informações colhidas no setor de cardiologia, esse setor está voltado para o ensino e para a pesquisa e oferece atendimento terciário à comunidade de Fortaleza e cidadãos interioranos do Ceará. Situa-se no primeiro andar e está inserido no ambulatório especializado, integrando os serviços de alta complexidade do HUWC, composto por uma equipe de 27 médicos, 3 enfermeiras, 11 técnicos de enfermagem e dois assistentes administrativos.

Está estruturado com:

a) cinco ambulatórios: atende nos turnos da manhã e tarde as subespecialidades da cardiologia: cardiopatia, cardiopatia geriátrica, coronariopatias, valvulopatias, eletrofisiologia (arritimia e marca-passo), miocardiopatias (ICC), cardiologia geral, além de ambulatório de hemodinâmica. Ressalta-se o acompanhamento fisioterápico e psicológico aos pacientes que recebem atendimento neste setor. Consta ainda com atendimento técnico de enfermagem em cada turno.

b) secretaria: onde são marcadas consultas (médicas, de enfermagem, de psicologia e de fisioterapia), exames laboratoriais e procedimentos, tais como ergometria, ecocardiograma transtorácico, ecocardiograma de stress, eletrocardiograma e exames laboratoriais dos pacientes do serviço. Destaca-se também que nessa sala se faz entrega dos

exames realizados no setor, bem como cadastro dos pacientes para aquisição de atorvastatina sem ônus. Fazem parte desse atendimento um secretário e um técnico de enfermagem, também nos turnos da manhã e tarde;

c) sala de enfermagem: onde ocorrem as atividades burocráticas (elaboração de protocolos, fluxogramas de atendimento, relatórios, escalas diárias de funcionários, entre outros). Os enfermeiros desse setor, além de realizarem administração e coordenação do setor e do pessoal de enfermagem, participam dos protocolos de pesquisa do setor de cardiologia, fazem educação em saúde, consultas de enfermagem para controle da terapêutica do anticoagulante, orientações para ergometria, ablação e coestresse, pois esses procedimentos obedecem a um protocolo prévio para realização do exame, bem como prestam assitência de enfermagem direta aos pacientes durante a realização de ecooestresse, eco com contraste de microbolhas, administração de sedativos via oral para crianças menores de 1,5 kg.

d) laboratório de investigação clínica: realiza trabalhos de pesquisa, procedimentos de ergoespirometria, mapa e no futuro holter.

e) sala de ecocardiograma: faz ecocardiograma transtorácico, com ou sem microbolhas, e ecocardiograma de estress também, com a participação de técnicos de enfermagem nos turnos da manhã e tarde. A sala contém todo o equipamento de urgência com cardiodesfibrilador, bem como maca com cilindro de 2 acoplado;

f) sala de ergometria: onde os técnicos de enfermagem participam da realização de teste ergométrico nos turnos da manhã e tarde sob a supervisão dos enfermeiros, os quais prestam assistência nas ocorrências emergenciais, bem como providenciam encaminhamentos de imediato aos profissionais responsáveis nos casos de teste ergométrico positivo para isquemia. Ambiente estruturado com equipamento de urgência (carro de urgência com cardio- desfibrilador, aspirador portátil etc.), maca com cilindro de 2 acoplado e esteira completa;

g) sala de eletrocardiograma: funciona todos os dias da semana nos turnos da manhã e tarde para realização do eletrocardiograma pelos técnicos de enfermagem, que obedecem ao fluxograma de atendimento ao público, bem como o procedimento operacional padrão.

5.3.2 O Setor de Ortopedia e Traumatologia do HUWC

De acordo com informações colhidas no setor de ortopedia e traumatologia do HUWC, esse setor, voltado para o ensino e para a pesquisa, oferece atendimento terciário à comunidade de Fortaleza e a cidadãos do interior do Ceará.

Esse ambulatório compõe-se de cinco consultórios médicos, uma sala para gesso e outra para pequena cirurgia.

A equipe é integrada por oito Médicos, 1 uma enfermeira, cinco técnicos de enfermagem, duas auxiliares de enfermagem, uma atendente de enfermagem e um instrumentador cirúrgico.

Documentos relacionados