• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa foi realizada no CCET/UCS, com uma turma da disciplina de Pré- Cálculo, do primeiro semestre do ano de 2016, com estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Automotiva, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química.

A disciplina de Pré-Cálculo é um componente curricular de todos os cursos de Engenharia da UCS e está alocada como a primeira disciplina de Matemática das grades curriculares, com carga horária de trinta horas semestrais. Tem como objetivo promover condições para que o estudante (re)construa conhecimentos de Matemática básica para o estudo de conceitos no contexto de nível superior, tanto no que refere à própria Matemática quanto à sua utilização na resolução de problemas da Engenharia. Destaca-se, pois, que o programa da disciplina consiste de conteúdos abordados no Ensino Médio. Conforme consta na ementa da disciplina, a metodologia utilizada está descrita a seguir:

O conteúdo previsto será desenvolvido ao longo do semestre e abordado através de discussões baseadas em textos elaborados especialmente para a disciplina ou na bibliografia recomendada. Serão promovidas atividades de leituras orientadas, de resolução de exercícios e de problemas, além de exposições verbais por parte do professor, buscando resgatar os conhecimentos já existentes no grupo e incentivar a participação de todos os interessados. Os problemas/atividades de aprendizagem serão elaborados com ênfase na utilização de funções que aparecem nas aplicações de outras disciplinas dos cursos de Engenharia, bem como em situações abordadas na bibliografia do Curso. As estratégias propostas deverão considerar a construção de conceitos que estejam relacionados com situações da Engenharia, além de

37 contemplar o desenvolvimento de habilidades e atitudes. O ambiente da disciplina no UCS Virtual será utilizado com foco na interação e como forma de registrar as produções decorrentes dos estudos, bem como o percurso de aprendizagem desenvolvido. É importante que os estudantes participem efetivamente dos fóruns de discussão organizados no AVA, como forma de compartilhar suas dúvidas ou auxiliar os colegas nas deles. As intervenções do professor, com vistas à qualificação da aprendizagem, terão como objetivo organizar o trabalho a ser realizado através da indicação de textos, de orientações de estudo e do incentivo à pesquisa bibliográfica, às discussões colaborativas e à reflexão sobre a importância de desenvolver uma atitude autônoma. Todas as tarefas propostas, para serem realizadas individualmente ou em grupos de estudo, constituem atividades de aprendizagem e são, portanto, de caráter obrigatório. As mesmas serão programadas oportunamente no decorrer da disciplina. Além disso, é fundamental que os estudantes também participem de atividades de estudo que serão orientados por bolsistas do NAEM – Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática ou por monitores selecionados, em horários a serem definidos, e também das atividades programadas para o Sabadão do Pré-Cálculo (dois encontros com datas já agendadas no Cronograma). As atividades poderão ser relativas à resolução de exercícios, em especial aqueles caracterizados como “exercícios complementares”, ao esclarecimento de dúvidas relativas ao conteúdo ou, simplesmente, à retomada de questões de matemática elementar. (UCS, 2016)

Tendo como base as informações da ementa, os objetivos de aprendizagem e a metodologia da disciplina de Pré-Cálculo, construímos uma UEPS e aplicamos em um grupo de estudantes voluntários na forma de atividades complementares cujos encontros ocorriam aos sábados.

A pesquisa iniciou com uma turma de quarenta e nove estudantes da disciplina de Pré-Cálculo, que receberam no primeiro dia de aula um convite para participar de uma unidade de ensino com limite de 15 vagas (APÊNDICE I). Assim, nossa amostragem é composta por estudantes dessa turma de Pré-Cálculo que vivenciaram a aplicação da UEPS.

Também no primeiro dia de aula todos os estudantes levaram um questionário diagnóstico (APÊNDICE II) para responder em casa, com o compromisso de devolverem na aula da semana seguinte. Desses quarenta e nove estudantes que receberam o questionário vinte e oito devolveram conforme o combinado. E das 15 vagas disponíveis, cinco inscreveram-se para participar da UEPS. A partir do segundo encontro quatro estudantes participaram efetivamente. Ao se inscreverem, receberam e preencheram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (APÊNDICE III).

Consideramos importante esclarecer que, quanto ao baixo número de estudantes inscritos para participar da UEPS, em termos percentuais, observamos que o mesmo ocorre, de forma geral, com todas as formas de apoio oferecidas pelo CCET/UCS, quais sejam monitorias e assessorias, minicursos e grupos de estudo promovidos pelo NAEM. De fato,

38 entendemos que nosso compromisso é garantir o apoio aos estudantes que demonstram interesse e disposição para participar das atividades oferecidas.

Quanto ao perfil dos cinco estudantes que participaram das atividades propostas na UEPS, nenhum deles foi reprovado no Ensino Médio, três estudaram em escola pública e os outros dois em escola privada. Três concluíram o Ensino Médio no ano de 2015 e ingressaram no Ensino Superior no ano de 2016, um no ano de 2014 e o outro no ano de 2004, tendo ambos retomado os estudos no ano de 2015. O estudante que passou 11 anos afastado dos estudos estava cursando a disciplina de Pré-Cálculo pela segunda vez; os demais estudantes estavam cursando a disciplina pela primeira vez.

Desses cinco estudantes, três trabalham em empresas da região cumprindo uma carga horária de 40 horas e 45 horas; os outros dois não estavam trabalhando até aquele momento.

Documentos relacionados