• Nenhum resultado encontrado

O contexto desta pesquisa são as Organizações Não Governamentais situadas no Nordeste brasileiro. Como critérios de seleção, estabelecidos pela pesquisadora, as organizações participantes teriam que ser associadas à ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais), tendo como fundamento para esta escolha a forma criteriosa que esta associação utiliza para a aceitação de associadas. Entre os citados critérios da ABONG estão o acompanhamento anual do balanço patrimonial, a comprovada experiência de pelo menos dois anos, a autonomia da organização frente ao Estado, às igrejas, aos partidos políticos e aos movimentos sociais, entre outros (ver anexo 1), ou ainda pertencer à Rede Mulher & Democracia, outra instituição que agrega organizações feministas que tem como foco principal a representação das mulheres nas esferas do poder, no Norte e Nordeste do Brasil. A inserção destas organizações se deu pelo interesse pessoal da pesquisadora em conhecer a forma como se dá o aprendizado de algumas gestoras de ONG’s feministas.

O critério de pertencimento a uma dessas duas instituições partiu do princípio de que se deveria trabalhar com organizações que têm em seu currículo um longo percurso de atividades e que tenham respaldo da participação em entidades como a ABONG e a Rede Mulher & Democracia, reconhecidas no contexto das ONG’s brasileiras como entidades comprometidas com o social. Ressalte-se que a mais jovem das organizações pesquisadas tem 10 anos de atuação.

Entre as organizações selecionadas efetivamente para a realização da pesquisa com seus gerentes, foram selecionadas treze pertencentes ao quadro de associadas da ABONG, e ampliou-se para mais três organizações pertencentes aos

quadros da rede feminista Mulher & Democracia, uma outra instituição que aglutina várias Organizações Não Governamentais que lutam por direitos e cidadania.

O critério para a escolha da amostra de organizações a serem pesquisadas foi o envio de um questionário preliminar para 42 ONG’s associadas a ABONG e/ou a Rede Mulher & Democracia e situadas no Nordeste brasileiro. Dos questionários enviados, foram obtidas 16 respostas positivas dos gestores interessados em participar desta pesquisa, dos quais, utilizando o critério de acessibilidade, foram selecionados as treze associadas da ABONG para participar da pesquisa. Em relação às participantes da Rede Mulher & Democracia, o critério também foi por acessibilidade, pois as entrevistas com as gestoras ocorreram durante o VIII Fórum da Rede Mulher & Democracia, realizado na cidade Lauro de Freitas, na Bahia. Na ocasião do Fórum, a pesquisadora viajou para realizar as entrevistas com as ONG’s de Salvador e, aproveitando sua participação no Fórum, aplicou o questionário preliminar com as ONG’s dos estados do Maranhão e Piauí, obtendo três respostas positivas para a participação das gestoras.

Vale ressaltar que o questionário preliminar (Apêndice A) contém o perfil da organização e o perfil do gestor, com uma pergunta chave sobre o interesse do gestor em participar da pesquisa. O interesse do gestor em participar constituiu-se no critério final para a seleção da amostra.

Tendo em vista os critérios citados por Vergara (2005a), optou-se pelo tipo de amostra por acessibilidade, que seleciona elementos pela facilidade de acesso. Desta forma, asorganizações, cujos gerentes foram entrevistados, estão localizadas nas capitais dos estados do Nordeste brasileiro. Para Godoi e Mattos (2006), este critério também leva em conta a aplicação da entrevista previamente preparada e o julgamento de sua viabilidade. Outros dois critérios foram o da tipicidade, constituída

pela seleção de elementos considerados representativos da população-alvo, e de intencionalidade, em função da opção por entrevistar apenas os gestores, considerando a amplitude de visão destes profissionais (VERGARA, 2005a).

Pretendia-se, a priori, que os sujeitos da pesquisa fossem, no mínimo, três gerentes por capital de cada estado nordestino, porém esta intenção inicial não pôde ser efetivada. Por questões de custos, a pesquisa foi realizada com cinco ONG’s da cidade de João Pessoa (PB), três, de Recife (PE); três, de Salvador (BA), duas, de Natal (RN), duas, de São Luiz (MA) e uma, de Teresina (PI).

Esperava-se que a amostra alcançada fosse de aproximadamente 30 sujeitos, porém, consciente de que esta estimativa poderia não ser contemplada, optou-se por uma amostra menor. Esta opção está em concordância com Godoi e Mattos (2006, p. 308) que afirmam que, ao contrário das técnicas quantitativas, que “fixam a

priori o desenho amostral da pesquisa, enquanto na realidade da visão qualitativa o

investigador está impedido de determinar previamente o número de entrevistas necessárias a sua investigação”.

Em relação às organizações, não só por questões de custos, mas também em função do critério de saturação amostral, optou-se por deixar fora da amostra os estados do Ceará, Alagoas e Sergipe. Ressalte-se que nestes estados o número de possíveis sujeitos de pesquisa, de acordo com os critérios de seleção, totalizava nove pessoas, duas, em Alagoas, duas, em Sergipe e cinco, no Ceará, sendo que no estado do Ceará não só as questões de custos impediram a realização das entrevistas. Durante algum tempo houve a tentativa de marcar algumas entrevistas, mas, em função da agenda dos gerentes, não foi possível conciliá-las.

A seguir apresenta-se um quadro com o perfil dos gerentes entrevistados. Além do perfil, foi produzido um relato sobre a trajetória profissional e de vida dos entrevistados até se tornarem gerentes (ver Apêndice F).

Graduação Formação Tempo de atuação em ONG (Anos) Experiência como gerente (Anos) GI Pedagogia Mestrado 19 15 GII Psicologia 18 18

GIII Contabilidade Mestrado 8 6

GIV Letras Mestrado 19 19

GV Administração Mestrado 6 1,5 GVI Ciências Biológicas 23 8 GVII Medicina 25 18 GVIII Administração 18 15

GIX Serviço Social Especialização em Saúde Pública 11 3 GX Comunicação Social Mestrado 5 5 GXI Administração 9 7

GXII Serviço Social (incompleto)

26 5

GXIII Administração Mestrado 20 5

GXIV Pedagogia 3 1

GXV Serviço Social Mestrado 14 7

GXVI Serviço Social 16 3

Quadro 6 – Perfil dos entrevistados Fonte: dados primários

Chama atenção, no perfil dos entrevistados, o nível de formação que os gerentes apresentam, com sete pessoas possuindo o mestrado e uma, especialização. Apenas um dos dezesseis entrevistados ainda não finalizou sua graduação. Não foi especificado no Quadro 6, em função do sigilo na identificação dos gerentes, a idade de cada um, que variou de 28 a 53 anos, sendo estas as idades extremas. Em média a idade dos gestores está em torno dos 40 anos.

Quanto à graduação, os cursos de maior incidência foram Administração e Serviço Social, com quatro gestores formados em cada um dos cursos. Ressalte-se

que dos quatro administradores, apenas dois já haviam escolhido esta formação antes de se tornarem gerentes; os outros dois buscaram a formação depois de assumirem os cargos de gestores.

Outro dado que chama atenção é o tempo de atuação em ONG’s, apresentando números significativos: apenas um dos entrevistados (o gerente GXIV) atua há menos de cinco anos em ONG.

Observa-se também que os gerentes que atuam há mais tempo também estão há mais tempo na gestão, sendo que dois dos gestores sempre atuaram nesta área, desde o inicio da sua participação na ONG.

Apresenta-se a seguir, no Quadro 7, o perfil das organizações em que os gerentes trabalham. Como já descrito anteriormente, foi solicitada autorização dos gestores para divulgar o perfil das organizações.

O campo de estudos onde se deu esta pesquisa constituiu-se de dezesseis Organizações Não Governamentais situadas no Nordeste brasileiro, mais especificamente nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão e Piauí.

Organização Tempo de Existência

Abrangência das

Atividades Estado

Amazona 13 Anos Municipal e Estadual PB Casa Pequeno Davi 23 Anos Municipal e Estadual PB Centro da Mulher 8 de Março 19 Anos Municipal, Estadual e

Regional

PB Cunhã Coletivo Feminista 18 Anos Municipal, Estadual,

Regional e Nacional

PB Projeto Beira da Linha 18 Anos Municipal, Estadual,

Regional e Nacional

PB Centro de Referência Integral

de Adolescentes - CRIA 15 Anos

Municipal, Estadual, Regional e Nacional

BA Associação Vida Brasil -

Unidade Salvador 13 Anos

Municipal, Estadual, Regional, Nacional e

Internacional

Organização Tempo de Existência

Abrangência das Atividades

Estado Grupo de Apoio à Prevenção à

AIDS da Bahia - GAPA-BA 21 Anos

Municipal, Estadual, Regional, Nacional e

Internacional

BA

Gestos Soropositividade

Comunicação e Gênero 16 Anos

Municipal, Estadual, Regional, Nacional e

Internacional

PE

Centro das Mulheres do Cabo 25 Anos Municipal, Estadual, Regional e Nacional

PE Instituto PAPAI 11 Anos Municipal e Nacional PE Centro de Educação e

Assessoria Herbert de Souza - CEAHS

21 Anos Estadual, Regional e Nacional

RN

Casa Renascer 18 Anos

Municipal, Estadual, Regional, Nacional e

Internacional

RN

Grupo de Mulheres Negras

Maria Firmina 10 Anos

Municipal, Estadual, Regional e Nacional

MA Grupo de Mulheres Negras Mãe

Andresa 25 Anos

Municipal, Estadual, Regional e Nacional

MA Gênero, Mulher,

Desenvolvimento e Ação para a Cidadania - GEMDAC

8 Anos Municipal, Estadual, Regional e Nacional

PI

Quadro 7 – Perfil das organizações integrantes do campo de pesquisa Fonte: dados primários

Todas as organizações apresentam em sua missão uma ligação com a defesa dos direitos do seu público prioritário, seja a população em geral, sejam portadores de alguma necessidade especial, crianças, jovens, adolescentes, mulheres etc. Portanto, isso sugere que os gestores destas organizações têm responsabilidade não só com seu público interno, mas também com os usuários dos serviços oferecidos pela organização.

Todas as organizações têm um orçamento acima de 100 mil reais anuais e o número de funcionários varia entre 11 e 32 pessoas, entre as quais os cargos vão desde estagiários a presidente (nomenclatura pouco utilizada atualmente, uma vez que a grande maioria das ONG’s utilizam a divisão por coordenações).

Documentos relacionados