• Nenhum resultado encontrado

A Investigação-Ação realizou-se em dois contextos de estágios diferentes, sendo um na valência de creche e o segundo na de jardim de infância. Como tal faz todo o sentido fazer uma breve descrição de ambos os contextos para tornar mais claro as vivências experienciadas.

Instituição A

É uma Instituição Particular de Solidariedade Social que embora tenha como base os princípios da Igreja Católica pretende que a comunidade envolvente evolua a nível humano, espiritual e pessoal. Localiza-se no Bairro da Bela Vista, meio urbano desfavorecido cuja população é maioritariamente constituída por migrantes internos e emigrantes entre os 0 e 25 anos que provoca uma taxa de natalidade bastante elevada. É um bairro socioeconómico debilitado e com reduzida escolaridade. Para além da camada jovem, vivem também pensionistas e idosos com poucos rendimentos pertencentes a famílias numerosas e carenciadas.

36 - Caraterização do grupo

A sala "Arco-Íris” é o lugar onde tudo aconteceu. É aqui que diariamente são partilhadas experiências, transmitem-se conhecimentos, passam valores essenciais e principalmente muito carinho e amor pelo que nos une: as crianças. Nesse sentido é essencial dar a conhecer cada elemento da equipa e cada menino.

- Equipa educativa

A equipa educativa é constituída por três elementos: a Educadora M, a auxiliar de ação educativa RM e a auxiliar de educação educativa PV.

- Grupo de meninos

O grupo de crianças é constituído por 11. São 3do sexo feminino e 8 do sexo masculino, que variam entre os 11 e os 23 meses. Este é um grupo onde as crianças se encontram em diferentes etapas do seu desenvolvimento físico, cognitivo e social como é natural acontecer nos grupos com idades diferentes, embora muito próximas mas existe uma discrepância de quase um ano do menino mais novo para o menino mais velho. Durante estas 10 semanas tive a oportunidade de observar a evolução destes meninos. São um grupo, apesar de muito curiosos e mexidos, são calmos e bastante inteligentes. Nesta idade a principal vontade é ser autónomo, querem fazer tudo e sozinhos sentindo assim a necessidade de manipular tudo o que estiver ao seu alcance. A descoberta é diária e não perdem uma oportunidade de mexer, explorar e testar. Relativamente à linguagem é um grupo que está em plena aquisição, poucos produzem palavras articuladas e o número de vocábulos é ainda muito reduzido sendo todo do seu dia-a-dia (mãe, pai, papa, água, Zeza, Rosa, Paula, e três meninos já pronunciaram Vanessa). Percebem tudo e reagem consoante o que lhes é dito e pedido. Têm já a capacidade de concentração e mostram interesse pelo que é novo. Cada criança é uma criança, não se pode agrupar porque cada uma tem as suas necessidades, as suas dificuldades, os seus gostos e vontades. A minha equipa respeita cada uma à sua maneira, se não quer não faz. Nunca é obrigada a algo que não quer. Relativamente às relações de afetividade o grupo é bastante acessível e mostra precisar de muita atenção e carinho. Gostam de saber que fizeram bem mas também ficam ofendidos quando são chamados à atenção ou quando são repreendidos. Ao início estranharam um pouco a minha presença e ficaram de pé atrás mas o processo de adaptação foi muito rápido.

37

Aproximaram-se de mim com muita facilidade e criar laços foi automático e natural. Com apenas 1/2 anos já mostram traços da sua personalidade e até do que gostam, por exemplo Música. Assim que é colocado o CD no rádio e soa música começam a movimentar-se pelo espaço e a dançar. Fico fascinada. Posso considerar um grupo que todas as educadoras gostariam de ter, são muito simpáticos e sorridentes, o que têm de doces têm de rebeldes. Gostam de receber mimos e de muito movimentos. 11 meninos muito engraçados, muito doces, muito mexidos e muitos especiais.

Instituição B

- Caraterização da instituição

É uma instituição particular com fins lucrativos, com suporte jurídico, ensino particular e cooperativo, que abriu as suas portas às crianças e aos pais no dia 24 de Outubro de 2006. Este foi um projeto pensado em 2001 e tinha como objetivo proporcionar às crianças um espaço amplo no exterior, arborizado, com um espaço físico e arquitetónico inovador e que integrasse ainda, espaços interiores de acordo com as valências a implementar e estruturas de apoio. Deste modo o Colégio quando abriu tinha à disposição duas salas de Creche, uma sala de Jardim de Infância e uma sala de CATL.

Atualmente a instituição B tem a funcionar duas salas de Creche (Sala Rosa e Sala Lilás); três salas de Jardim de Infância (Sala Azul, Sala Laranja e Sala Amarela), quatro salas de 1º Ciclo do Ensino Básico (cada uma delas pertence a cada ano de escolaridade) e uma sala de CATL.

Sendo um colégio privado encontra-se num nível socioeconómico médio/alto onde 90% dos pais/encarregados de educação têm um nível de ensino superior.

- Equipa educativa

A equipa educativa é constituída por dois elementos: a Educadora R e a auxiliar de ação educativa M.

38 - Grupo de meninos

O grupo de crianças é constituído por 22. Tal como o Movimento da Escola Moderna defende está organizado de forma vertical com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos. Este fato permite que os mais velhos possam explicar "...os procedimentos aos mais novos e estes, começando por imitá-los, acabam por integrá-los na sua prática à medida que começam a entender as funções e os processos sociais". (Folque, 1999, pág,8). Das 22 crianças, onze são do sexo feminino e onze do sexo masculino. Não existem crianças com necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) da mesma forma que nenhuma beneficia do Apoio de Intervenção Precoce. Deste grupo, nove irão frequentar o 1º ciclo no próximo ano letivo. Relativamente ao grupo em si há que referir que a discrepância de idades é bastante acentuada e é também o fator de distinção e formação de grupos entre as crianças. Ou seja, dos 22 educandos, existem pequenos grupos que se unem consoante as suas idades podendo assim identificar 3 grandes grupos: finalistas (crianças que estão no seu último ano), os novos (que ingressaram este ano) e os que se encontram numa posição mediana. Estes grupos mantém-se nos diversos momentos da rotina. De uma forma geral, é um grupo bastante exigente que requer a atenção da equipa educativa para gerir os diversos conflitos bem como para promover aprendizagens.

39

Documentos relacionados