• Nenhum resultado encontrado

Contextualização, desdobramentos e temas integradores e contemporâneos

O Referencial Curricular de Alagoas sugere Organizadores Curricu- lares para Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme a BNCC, orientando a organização do ensino e aprendizagem de competências e habilidades descritas como saberes essenciais para todos os brasileiros em escolarização. Destacamos que o Referencial Curricular de Alagoas é a expressão do que concerne cada território, além do que já preconiza os saberes essenciais da BNCC.

O trabalho didático-pedagógico desenvolvido pela escola, a partir dos componentes curriculares, deve se organizar considerando as identidades dos estudantes que, em linhas gerais se constituem uma rica heterogenei- dade, presente no rosto das diversidades da sociedade brasileira, especial- mente do território alagoano, advindas dos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos, culturais e ecológico.

O Referencial Curricular de Alagoas também estabelece que as diver- sidades que constituem a sociedade brasileira e alagoana abrangem os jeitos de ser, viver e pensar. O currículo escolar deve abordar as diversi- dades como parte integrante das temáticas que constituem as relações sociais. Dessa maneira, o caminho para a efetivação de uma sociedade democrática, em que as diferenças sejam respeitadas e os direitos dos diferentes sujeitos e grupos sociais sejam garantidos em suas represen- tações, na organização social, política, econômica e cultural do país, só é possível por um processo educativo que considere e respeite as diversi- dades das construções humanas.

Portanto, o currículo escolar deve incluir na abordagem dos conteúdos escolares as discussões sobre questões de gênero, étnico-raciais e reli- giosas, multiculturalismo, entre outras. É necessário que a discussão das diferenças faça parte do contexto escolar, compreendida a partir de suas dimensões históricas e sociais e das relações que se estabelecem entre os diferentes sujeitos de uma sociedade. As múltiplas relações sociais no Brasil diferenciam homens e mulheres, heterossexuais e homossexuais, negros, índios e brancos, restringindo os direitos e as oportunidades entre os sujeitos em função da discriminação e do preconceito.

A Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental marcam a entrada na educação escolar da criança em processo de formação e de-

senvolvimento humano. Nessa perspectiva, a educação nessas etapas da Educação Básica deve considerar os saberes socialmente construídos pelo/a pequeno estudante, partindo de sua identidade e territorialidade, trazendo à tona as práticas e o desenvolvimento de suas habilidades, re- fletido em seu poder de intervenção social, a partir dos aspectos: sociais, culturais, políticos, religiosos, étnico, geracionais, de gênero e diversida- de sexual e ambientais.

O Referencial Curricular de Alagoas apresenta uma perspectiva de en- sino e contextualização que parte dos saberes e identidades do território alagoano, principalmente elementos das culturas indígenas e quilombo- las: artesanato, pinturas corporais, danças, jogos, lutas, lendas, religião, língua, origem, relações étnico raciais, território, história de Alagoas, his- tória oral, costumes, tradições, processo de demarcação, remédios, chás, interação com a fauna e flora e muito mais.

Dessa forma, a Escola, enquanto ambiente de sistematização de sa- beres e enquanto espaço de democratização do acesso ao conhecimento científico do ser humano, em sua prática pedagógica, deve se organizar de tal forma que possa identificar práticas de preconceitos, rótulos e dis- criminação presentes nas relações sociais a partir de discursos negativos, para assim, trabalhar em sua base curricular a sensibilidade e o equilíbrio do reconhecimento, do respeito, da valorização das diversidades presen- tes no ser humano e sua participação na construção histórica e social para a vida no planeta.

O Referencial Curricular de Alagoas apresenta, no Organizador Curri- cular, os Desdobramentos Didático-Pedagógicos - DesDP que têm como objetivo contextualizar e abordar os referenciais definidos nos espaços, regiões, locais e territórios de Alagoas. O DesDP apresentam exemplos e possibilidades, como sugestão para ampliar ações pedagógicas, sobre- tudo para o ensino e desenvolvimento da aprendizagem significativa. As etapas de Ensino, campos de experiências e componentes curriculares são pautados no território alagoano, considerando os saberes essenciais da BNCC e os saberes diversificados que precisam fazer parte do trabalho curricular desenvolvido em cada escola.

A Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respei- tada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, trata da parte diversificada, que deve ser

composta de elementos do território, contempla- dos nos currículos escolares e nos documentos cur- riculares dos sistemas de ensino:

Art. 7º Os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou redes escolares de acordo com a LDB, as diretrizes curriculares nacionais e o atendi- mento das características regionais e locais, segundo nor- mas complementares estabelecidas pelos órgãos norma- tivos dos respectivos Sistemas de Ensino. Parágrafo único. Os currículos da Educação Básica, tendo como referência à a BNCC, devem ser complementados em cada instituição escolar e em cada rede de ensino, no âmbito de cada sis- tema de ensino, por uma parte diversificada, as quais não podem ser consideradas como dois blocos distintos jus- tapostos, devendo ser planejadas, executadas e avaliadas como um todo integrado.

Os Desdobramentos Didático-Pedagógico - Des- DP, enquanto estratégia do Referencial Curricular de Alagoas, apresentam os elementos do território Ala- goas, observando diversos aspectos e possibilidades de interlocução com este território.

Para Educação Infantil, o Referencial Curricular de Alagoas, apresenta no Organizador Curricular os Campos de Experiências, Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, Grupos por faixas etárias e os DesDP, com a seguinte estrutura:

Organizador Curricular - Educação Infantil