• Nenhum resultado encontrado

2.2 TEORIAS DA APRENDIZAGEM: ARQUITETURA COGNITIVA

2.2.3 Contribuições de Marco Antonio Moreira

O físico Marco Antonio Moreira aprofundou o conceito formulado inicialmente por Ausubel, criando o conceito de Aprendizagem significativa Crítica. A Aprendizagem significativa Crítica evidencia a importância de

proporcionar ao estudante condições de elaborar o conhecimento pelo prisma da criticidade, podendo participar ativamente das transformações sociais.

Em suas publicações, MOREIRA (1997; 1999; 2010; 2011a; 2011b; 2011c) incentiva a utilização de estratégias e práticas educativas diferenciadas ao abordar os conteúdos da disciplina de Física, com o propósito de tornar as aulas mais significativas para o estudante. Entre as estratégias e ações indicadas por Moreira em seus estudos e utilizadas neste trabalho para melhorar a qualidade do Ensino de Física, destacam-se:

- Centrar o processo de aprendizagem no estudante estabelecendo relação dialógica, com interação professor-aluno, aluno-aluno. Para que isso seja possível, o ensino deve ser organizado de modo a prover situações que os alunos devam resolver colaborativamente, em pequenos grupos. Pode ser um projeto, um problema clássico (exemplar), um problema aberto, uma prática de laboratório, a análise crítica de um texto literário, uma dramatização. Desta forma o estudante torna-se responsável por sua própria aprendizagem (MOREIRA, 2010, p. 5).

- Abandono da prática da aula expositiva ou da narrativa por parte do professor de física. Segundo Moreira, esta atitude implica a busca de maneiras de ensinar, nas quais, metaforicamente, o professor fale menos, narre menos, e o estudante fale mais, participe criticamente de sua aprendizagem (MOREIRA, 2010).

- Estimular a pesquisa e investigação visto que investigar é produzir conhecimentos através de uma busca de respostas para determinadas questões-foco. O ser humano é por natureza um investigador, pois sempre esteve preocupado em explicar, ou seja, em obter respostas sobre o universo em que vive em termos macroscópicos (cosmológicos), microscópicos (atômico, elementar), cotidiano (o fluxo de eventos no qual está imerso) e sobre seu universo pessoal (sua mente, por exemplo) (MOREIRA, 2016b).

MOREIRA (2011c) elaborou uma sequência didática fundamentada nas Teorias de Aprendizagem para articular o ensino da Física em sala de aula. Esta sequência didática foi nomeada de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) – trata-se de um roteiro de atividades fundamentado na teoria da aprendizagem significativa que tem como finalidade estimular a

pesquisa aplicada em educação e incentivar a prática do uso de teorias de aprendizagem, podendo ser seguido pelo professor para a apresentação de conteúdos de Física. As UEPS são usadas para facilitar o processo de Aprendizagem significativa Crítica que pressupõe o ensino da Física por etapas sequenciais, que devem ser planejadas antecipadamente pelo professor.

O emprego da sequência didática como metodologia para articulação dos conteúdos da Termodinâmica ajusta-se convenientemente com a adoção do Produto Educacional como ferramenta a ser seguida para o desenvolvimento das aulas da disciplina de Física. A sequência didática proposta permite que o estudante participe ativamente das atividades, produzindo o conhecimento de forma personalizada, atendendo aos requisitos individuais e específicos de cada estudante mediante relação dialogicamente estabelecida. Ressalta-se a importância do professor da disciplina, que atua como mediador do processo ensino aprendizagem, facilitando a compreensão dos conteúdos e a assimilação dos conhecimentos pelos estudantes.

Pelos pressupostos teóricos apresentados, percebe-se que ambas as teorias da aprendizagem - Teoria da Epistemologia Genética e Teoria da Aprendizagem significativa voltam-se para elaboração da aprendizagem centralizada no aluno, somente assim, é possível obter uma aprendizagem significativa. Por este motivo, fica clara a importância da atuação do professor da disciplina de Física como elemento que direciona a evolução cognitiva, alargando os horizontes da compreensão dos seus estudantes promovendo aprendizagem significativa.

O professor, neste contexto, assume o papel de mediador do processo ensino aprendizagem com ênfase em tornar o ensino da Física uma ação diretamente vinculada com a vivência e as experiências do cotidiano dos estudantes. Por isso a apresentação dos conteúdos da disciplina deve ser efetuada de forma intencional, planejada e sistematizada. O professor deve observar que a apresentação dos conceitos não seja classificada pelos estudantes como difícil demais de serem entendidos.

De acordo com a teoria proposta por Ausubel, o conteúdo deve estar pautado em subsunçores que são conhecimentos assimilados anteriormente que tem a capacidade de dar significado a um novo saber. Estes subsunçores

servem de base para que o estudante possa ancorar seu entendimento para posterior compreensão de outros fatores relacionados à temática visando um maior estabelecimento, evolução e abrangência da aprendizagem.

É importante que haja o diálogo sobre a situação, o conteúdo apresentado e a atividade prática a ser desenvolvida. Esse diálogo entre o docente e os discentes representa a possibilidade de poder trocar ideias e conceitos acerca do que foi aprendido, visa ao estudante a possibilidade de ser mais autônomo, colaborando com o processo de socialização e comunicação ao alcançar uma melhor compreensão do universo em que vive, interiorizando os conhecimentos e tecendo reflexões acerca dos acontecimentos e situações vivenciadas no cotidiano.

3 METODOLOGIA

Neste tópico apresentam-se as etapas realizadas para a construção deste estudo com a descrição da abordagem metodológica adotada para a elaboração do Produto Educacional. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação da parte teórica sobre ensino da Física e conceitos pertencentes a área da Termodinâmica. Pela reflexão e análise, aliado ao fato de haver possibilidade de escolha de turmas, optou-se pela intervenção desta pesquisa junto aos estudantes da turma de 3º Ano do curso de Formação de Docentes. A escolha desta turma visa valorizar o curso de Formação de Docentes que tem como base o ensino.

Para tanto, inicialmente foram construídas as máquinas térmicas pelo professor e depois apresentadas aos estudantes, que, logo após, em grupos, construirão as suas próprias máquinas. A pesquisa de material didático embasará a elaboração das etapas do Produto Educacional com explanações teóricas, atividades diversificadas, questionamentos e avaliações. O Produto Educacional será utilizado durante as aulas da disciplina de Física, visando proporcionar ao estudante uma diferenciação metodológica tornando sua aprendizagem mais significativa para os conteúdos da Termodinâmica.

Documentos relacionados