• Nenhum resultado encontrado

No cenário do desenvolvimento e customização de software para DMs, o SLeSS 2.0, abordagem proposta nesta dissertação, atende ao objetivo de evoluir a versão inicial do Scrum Lean Six Sigma(SLeSS) (CUNHA et al., 2011) com foco na avaliação e melhoria do uso de princípios e práticas do Scrum a partir de técnicas do LSS. Além disso, as melhorias propostas possibilitam que essa nova versão seja reutilizada de forma sistemática.

Como uma das evoluções no SLeSS, este trabalho propôs o Agile DMAIC, um método para avaliação e melhoria do uso do Scrum em projetos de software. Esse método está contido em um dos mecanismos de integração do SLeSS 2.0 e pode ser utilizado tanto na adoção do Scrum quanto na melhoria de sua implementação, mesmo em projetos que já utilizam essa metodologia há várias iterações.

O Agile DMAIC possibilitou avaliar de forma eficaz o uso de princípios e práticas do Scrumnos projetos, a partir do Checklist de Avaliação do Scrum (CAS) proposto nesse método. Sendo assim, ao reutilizar as técnicas e ferramentas do LSS e fornecer uma simplificação do DMAIC, ele também estabeleceu como esses projetos podem identificar os problemas na implementação dessa metodologia e como analisar, priorizar e solucionar as suas causas. Além disso, devido à utilização dessa simplificação do DMAIC, que não exige experiência avançada no LSS, esse método conseguiu introduzir os principais conceitos do SLeSS 2.0, que são úteis tanto na melhoria do processo ágil quanto na melhoria de processos de desenvolvimento, sem a necessidade de treinamentos avançados no LSS.

Dessa forma, o Agile DMAIC pode ser utilizado para a gestão quantitativa da implementação do Scrum, possibilitando a avaliação do uso de princípios e práticas dessa metodologia e a identificação e o tratamento de causas de problemas para a evolução contínua do processo ágil, considerando o cenário e a necessidade dos projetos e dos clientes. Esse método foi aplicado projetos reais e seus resultados, analisados em conjunto com as equipes envolvidas, possibilitaram identificar que, mesmo com tempo e experiência no Scrum, essas equipes necessitavam avaliar de que forma estavam utilizando os princípios e práticas dessa metodologia. Essa avaliação periódica da implementação do Scrum, a partir da percepção dessas equipes, possibilitou identificar e tratar os problemas dos projetos quanto ao uso do Scrum.

Além do Agile DMAIC, as alterações propostas nesta dissertação para a evolução da abordagem foram: (i) a reestruturação dos mecanismos de integração - os mecanismos foram reestruturados para melhorar o alinhamento dos mesmos às estratégias de integração do Scrum e do LSS propostas pela abordagem, como a execução iterativa e incremental do DMAIC, a combinação de técnicas e práticas do Scrum e do LSS, a capacitação da equipe na identificação de causas de problemas e a necessidade de avaliação e melhoria do uso de princípios e práticas do Scrum; (ii) o redesenho da visão geral da abordagem - a nova visão geral procura enfatizar os mecanismos de integração e a proposta de execução iterativa e incremental do DMAIC; (iii) o detalhamento do processo de execução - nesse processo, são apresentadas as fases, as atividades, os papéis envolvidos, as principais entradas e as saídas da abordagem; e (iv) os ajustes no fluxo de implantação- a revisão e alteração do fluxo de implantação com foco na adoção da abordagem por projeto.

Dessa forma, a nova versão da abordagem inclui, portanto, melhorias realizadas em sua definição, nos papéis, nos mecanismos de integração, na apresentação de seu processo de execução e no fluxo de sua implantação. Essas melhorias e os exemplos de utilização dessa nova versão apresentados nesta dissertação são informações que possibilitam o reuso sistemático do SLeSS2.0.

Para avaliar qualitativa e quantitativamente o SLeSS 2.0, foi realizado um estudo de caso em 7 projetos reais, de complexidades média e alta, voltados à pesquisa, desenvolvimento e customização de software para DMs. Esse estudo envolveu a participação de aproximadamente 70 profissionais de áreas da computação e engenharia, que participaram dos treinamentos técnicos realizados, da aplicação e do aprimoramento da abordagem proposta nesta dissertação. Os resultados desse estudo incluem desde exemplos da utilização da abordagem, apresentando e discutindo as informações das coletas, das análises estatísticas e das ações de melhorias identificadas a resultados de melhoria da agilidade nos projetos.

A discussão dos resultados desse estudo demonstrou que a abordagem conseguiu diferenciar adequadamente entre os projetos que usam o Scrum e aqueles que não o utilizam e que na identificação e solução de problemas no uso do Scrum, através do Agile DMAIC, a abordagem conseguiu apresentar uma assertividade média acima de 84% e uma exatidão média acima de 89%, indicando que a abordagem possui um bom nível de assertividade e exatidão para a avaliação e melhoria do uso do Scrum nos projetos.

Vale ressaltar que durante o desenvolvimento desta pesquisa, que iniciou antes do mestrado, foram publicados artigos relacionados à integração do Scrum e do LSS no desenvolvimento de software para DMs, bem como relacionados à gestão de projetos. A seguir, são apresentadas as publicações já realizadas e os trabalhos em desenvolvimento:

✓ SBES 2011 - SLeSS: a Scrum and LSS Integration Approach for the Development of Software Customization for Mobile Phones: (a) Status - Publicado no XXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2011); e (b) Autores - Thiago F. V. da Cunha, Valéria L. L. Dantas e Rossana M. C. Andrade;

✓ SBQS 2014 - Agile DMAIC: Um Método para Avaliar e Melhorar o Uso do Scrum em Projetos de Software (CUNHA; ANDRADE, 2014): (a) Status - Publicado no XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2014); e (b) Autores - Thiago F. V. da Cunha e Rossana M. C. Andrade;

✓ MiniPLoP 2013 - Executive Proposal: Um Padrão para a Apresentação de Propostas de Projetos de Software: (a) Status - Aceito na Miniconferência Latino-Americana de Linguagens de Padrões para Programação (MiniPLoP Brasil 2013); e (b) Autores - Thiago F. V. da Cunha, Corneli G. F. Júnior, Rossana M. C. Andrade, Stenio D. de Lima e Francisco S. de Sousa; e

✓ Journal - Integrating Scrum and Lean Six Sigma: Lessons Learned from Managing Projects for Mobile Applications Development: (a) Status - Em finalização; e (b) Autores - Thiago F. V. da Cunha, Valéria L. L. Dantas e Rossana M. C. Andrade.

O SLeSS 2.0 é, dessa forma, um resultado da realização de uma pesquisa aplicada ao desenvolvimento de projetos reais, com enfoque na necessidade desses projetos em melhorarem a organização, a produtividade de suas equipes e a qualidade dos produtos desenvolvidos. Essa abordagem procurou ressaltar tanto a importância das pessoas e suas interações, a partir do uso de princípios e práticas ágeis, quanto a importância da melhoria contínua dos processos de desenvolvimento, através do uso de técnicas de gestão da qualidade, para a evolução da agilidade da gestão desses projetos, favorecendo seus resultados frente aos desafios desse tipo de desenvolvimento.