• Nenhum resultado encontrado

Contributos das intervenções nas “Atitudes e valores da

Capítulo 4 Análise dos dados recolhidos e apresentação dos resultados

4.2. Apresentação dos resultados

4.2.3. Contributos das intervenções nas “Atitudes e valores da

Na presente subdimensão foram registadas 408 evidências, tendo por base a análise dos registos escritos dos alunos, o diário do investigador e a transcrição das gravações áudio das sessões. As evidências encontram-se distribuídas pelos dois parâmetros criados para presente subdimensão. O quadro 18, pretende demonstrar o número de evidências registadas para cada um dos parâmetros.

Quadro 18: Frequências absolutas da subdimensão “Atitudes e valores da professora/investigadora”

Parâmetros de análise Número de evidências registadas

Promove uma relação positiva com os alunos 192

Demonstra possuir competências de moderador 216

Total 408

Em seguida, serão analisadas as evidências registadas dentro de cada parâmetro, descriminadas ao longo das várias sessões de implementação das atividades de educação para os valores.

- Parâmetro de análise – “Promove uma relação positiva com os alunos”

No parâmetro “Promove uma relação positiva com os alunos” foram registadas um total de 192 evidências. Destas, 3 foram categorizadas como “Não” e 189 como “Sim”. O quadro 19 pretende apresentar o número de evidências registadas no presente parâmetro e ainda exibir alguns exemplos dessas evidências.

Quadro 19: Evidências do parâmetro “Promove uma relação positiva com os alunos”

Promove uma relação positiva com os alunos Número de

evidências

Exemplos de evidências

Não 3 “e ralha por tudo e por não [nada]” (Registos dos alunos, 5.ª sessão, apêndice III)

Sim 189

“[A professora] teve boas ideias e cativou a minha atenção. Parabéns Professora!!” (Registos dos alunos, 5.ª sessão, apêndice III)

o presente parâmetro, em cada uma das sessões. Importa referir que não existem evidências, para este parâmetro, na 1.ª e na 2.ª sessão.

Quadro 20: Frequências absolutas do parâmetro “Promove uma relação positiva com os

alunos” por sessão

Promove uma relação positiva com os alunos

3.ª Sessão 4.ª Sessão 5.ª Sessão

Não Sim Não Sim Não Sim

Número de evidências

1 92 1 76 1 21

Da análise do quadro apresentado anteriormente, é possível verificar que o número de evidências categorizadas como “Sim” é sempre superior ao número de evidências categorizadas como “Não”. Para além desse aspeto, verifica-se uma redução no número de evidências categorizadas como “Sim”, ao longo das três sessões apresentadas. Quanto ao número de evidências categorizadas como “Não” é sempre o mesmo, em todas as sessões apresentadas no quadro 20. - Parâmetro de análise – “Demonstra possuir competências de moderador”

No parâmetro “Demonstra possuir competências de moderador” foram registadas um total de 216 evidências. Destas, 25 foram categorizadas como “Não” e 191 como “Sim”. O quadro 21 pretende apresentar o número de evidências que foram registadas no presente parâmetro e exibir alguns exemplos dessas evidências.

Quadro 21: Evidências do parâmetro “Demonstra possuir competências de moderador”

Demonstra possuir competências de moderador Número de

evidências

Exemplos de evidências

Não 25

“A professora deve deixar as pessoas responderem quando estão com o braço no ar há muito tempo” (Registos dos alunos, 5.ª sessão, apêndice III)

Sim 191

“Muito boa. Ela [A professora] teve o cuidado de nos explicar as perguntas as vezes necessárias” (Registos dos alunos, 5.ª sessão, apêndice III)

Seguindo o mesmo procedimento adotado para os parâmetros analisados acima, será então apresentado o número de evidências registadas, para o presente parâmetro, em cada uma das sessões. Importa acrescentar que não existem evidências, para este parâmetro, na 1.ª e na 2.ª sessão.

Quadro 22: Frequências absolutas do parâmetro “Demonstra possuir competências de moderador” por sessão

Demonstra possuir competências de moderador

3.ª Sessão 4.ª Sessão 5.ª Sessão

Não Sim Não Sim Não Sim

Número de evidências

14 94 9 88 2 9

Da análise do quadro apresentado anteriormente, é possível verificar, primeiramente que o número de evidências categorizadas como “Sim” é sempre superior ao número de evidências categorizadas como “Não”. Para além desse aspeto, é ainda visível a redução do número de evidências categorizadas como “Sim” e como “Não” ao longo das várias sessões apresentadas.

Síntesee discussão dos resultados

Após a análise dos resultados realizada anteriormente foi possível verificar que existem alguns parâmetros de análise em que de facto se verificou uma melhoria, porém pouco substancial. Em seguida, serão apresentados os principais resultados a realçar, no que toca a cada um dos parâmetros de análise estabelecidos.

Na subdimensão “Atitudes dos Alunos” verificamos que nos dois primeiros parâmetros o número de evidências categorizadas como “Sim” é sempre superior ao número de evidências categorizadas como “Não”. No entanto, é percetível também uma diminuição das evidências ao longo das sessões, em ambos os parâmetros. Relativamente ao terceiro parâmetro de análise, “Revela interesse pelas atividades”, apenas obteve evidências categorizadas como “Sim”, em todas as sessões.

Em relação à subdimensão “Valores dos alunos”, no parâmetro “raciocínio moral” verificou-se um impacte positivo, dado que se constatou da 3.ª sessão para a 4.ª, uma diminuição do número de evidências categorizadas como “Estádio I”, bem como um aumento do número de evidências registadas como “Estádio III”. Em contrapartida, houve uma diminuição do número de evidências registadas no “Estádio IV”. Relativamente ao parâmetro “clarificação de valores”, verificou-se um grande número de evidências categorizadas como “Indicadores” na 1.ª sessão. Em contrapartida, houve posteriormente uma diminuição do número de evidências ao longo das sessões seguintes.

Por fim, relativamente à subdimensão “Atitudes e valores da professora/investigadora”, em ambos os parâmetros de análise foi possível identificar uma redução do número de evidências ao longo das sessões. No entanto, verificou-se uma grande discrepância entre as evidências categorizadas como “Sim” e como “Não”, sendo estas últimas sempre inferiores às primeiras.

No capítulo seguinte serão apresentadas possíveis justificações para os resultados expostos ao longo do presente capítulo.