• Nenhum resultado encontrado

4 DESENVOLVIMENTO DO SI2PL PARA OS PROCESSOS DE MONTAGEM DE

4.2 O PCBA SMARTQUALITY

4.2.4 Controle dos dados da inspeção

O último sub-menu do software PCBA SmartQuality diz respeito aos módulos G e H do SI2PL no qual possui o sistema para diagnóstico do processo e os indicadores para a

análise da qualidade atingida. A Figura 4.15 ilustra o diagrama de Casos de Uso do sub- menu Introdução do novo produto.

Analista Avaliar qualidade gerada Buscar causas raízes e ações de solução dos problemas Base de dados Configurar regras de produção Especialista <<Inclui >>

Executar inferências nas regras de produção <<Inclui >> Registrar dados da qualidade no cliente <<Inclui >>

Cadastrar causas raízes e ações de solução dos defeitos

Shell ExpertSinta Gerar gráficos de problemas no cliente Calcular indicadores da qualidade do cliente Visualizar dados históricos e gráficos de indicadores e defeitos

Figura 4.15 - Diagrama de Casos de Uso do sub-menu Controle dos dados da inspeção

Da mesma forma que aconteceu com os outros SE’s contido no software PCBA SmartQuality, para criar a estruturação do SE de diagnóstico do processo (módulo G do SI2PL) foi necessário primeiramente definir qual o tipo de ferramenta mais apropriada. Neste caso, as redes bayesianas também poderiam ser utilizadas, entretanto, optou-se pela ferramenta baseada em regras de produção. O motivo principal que levou essa escolha foi o fato de já existir informação suficiente, tanto em bibliografias, tais como: [84], [92], como através de especialistas nas empresas, para se construir a base de conhecimento do SE de diagnóstico.

Das diversas representações que existem para a criação de bases de conhecimento, as regras de realização são as mais comuns. São simplesmente um conjunto de regras no estilo SE... ENTÃO..., com a possibilidade de inclusão de conectivos lógicos relacionando os atributos no escopo da base, como vemos no exemplo a seguir:

SE Aplicação do fluxo = Adequada E Propriedades do fluxo <> Adequadas ENTÃO Causa = Fluxo contaminado CNF 90%

Causa = Baixa atividade do fluxo CNF 65%

• Modularidade: cada regra, por si mesma, pode ser considerada como uma peça de conhecimento independente;

• Facilidade de edição (uma conseqüência da modularidade): novas regras podem ser acrescentadas e antigas podem ser modificadas com relativa independência;

• Transparência do sistema: garante maior legibilidade da base de conhecimentos. A modularidade de um sistema baseado nessa arquitetura permite a construção passo-a-passo da base de conhecimentos, ou seja, é possível realizar vários testes com apenas um subconjunto de regras concluído. Novas regras podem ser facilmente inseridas na base de conhecimento, porém, a consistência deve ser mantida. Obviamente, sabe-se que menos regras implicam geralmente em um menor número de casos abrangidos.

Assim sendo, entendeu-se que as regras de produção seriam a melhor opção para modelar e sistematizar o conhecimento dos especialistas da empresa no diagnóstico do processo. No entanto, ficou evidente que a base de conhecimento contendo as regras de produção necessita ser uma base dinâmica, sendo atualizada sempre que houver necessidade, uma vez que devem ser priorizadas as causas que possuem maior probabilidade de gerar um determinado defeito, sendo que estas causas podem variar ao longo tempo.

Com a definição do uso da ferramenta baseada em regras foi decidido o uso do shell Expert Sinta para ser integrado no software PCBA SmartQuality. Expert SINTA é um shell, de código fonte aberto e uso liberado, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará. Este shell utiliza um modelo de representação do conhecimento baseado em regras de produção e tratamento probabilístico, com possibilidades de construção de telas automáticas, menus e textos explicativos, tendo a vantagem de possuir uma interface amigável. No shell Expert Sinta é criada toda a base de conhecimento com as regras de produção para cada tipo de defeito, sendo que a execução dessas regras é realizado pelo software PCBA SmartQuality, através de um componente do shell Expert Sinta inserido no código do software.

A Figura 4.16 ilustra a interface mostrada pelo sotfware PCBA SmartQuality durante uma consulta ao SE de diagnóstico de defeitos.

Figura 4.16 – Interface do SE para diagnóstico de defeitos

Por fim, a construção do módulo de indicadores (Módulo H do SI2PL) dependeu da definição dos indicadores mais apropriados ao processo de montagem de placas eletrônicas, além daqueles indicadores que são exigidos pelos clientes.

Ficou estabelecido considerar no software PCBA SmartQualtity os seguintes indicadores da qualidade do processo:

• FPY (Rendimento da montagem) – é o número de placas aceitas na primeira vez pela inspeção/teste dividido pelo número de placas inspecionadas/testadas; • DPMO End-Item [86] (Defeitos por Milhão de Oportunidades do Produto Final) - é

o número de defeitos por placa dividido pelo número de oportunidades de defeitos da placa, multiplicado por um milhão;

• DPMO In-Process [87] (Defeitos por Milhão de Oportunidades no Processo) - é o número de defeitos gerados por um determinado processo na placa dividido pelo número de oportunidades de defeitos deste processo, multiplicado por um milhão;

• DPU (Número de defeitos médio por unidade) - é o número total de defeitos detectados dividido pelo número de placas inspecionadas.

Todos esses indicadores são calculados a partir dos mesmos dados de inspeção. No entanto, para calcular os indicadores de DPMO é necessária uma configuração prévia das oportunidades de defeitos da placa e dos processos. Dentre estes indicadores, somente o

FPY é calculado de forma on-line, os demais são calculados somente no final do lote. Neste caso, o indicador FPY é utilizado como um indicador de controle do processo, sendo que uma ação deve ser tomada caso este esteja fora dos limites estabelecidos.

Com relação aos indicadores de defeitos após liberação do lote para o cliente foram agregados os seguintes:

• Quantidade de reclamações – número de reclamações feitas pelo cliente;

• Índice de lotes com devolução – Total de lotes com devolução dividido pelo total de lotes entregues;

• Índice de placas devolvidas – Total de devoluções dividido pelo total de placas entregues.

Os dados para cálculo destes indicadores são gerados de acordo com o retorno do cliente.

Para todos os indicadores da qualidade, tanto no processo como no cliente, foi criado um formulário para visualização de gráfica. A Figura 4.17 ilustra um exemplo de como formulário apresentam de forma gráfica os valores do indicador DPMO In-Process obtidos na produção de uma determinada placa eletrônica.

Neste formulário foi criada uma série de filtros capazes de selecionar e juntar dados de diferentes produtos, processos, ordens de produção, entre outros, para facilitar a análise gráfica das informações.

Destaca-se que, por questões de viabilidade de implantação, não foi estruturado no software PCBA SmartQuality nenhum mecanismo automático capaz de realimentar a qualidade vista pelo cliente, restringindo-se apenas em realimentar automaticamente os dados de inspeção obtidos durante a produção. Esta limitação reduziu a capacidade do PCBA SmartQuality em criar um segundo laço automático de aprendizado no qual é possível verificar se os dados de inspeção estão retratando a qualidade real dos produtos produzidos ou se esta qualidade está sendo desvirtuada. A partir dessa informação, pode ser avaliado com um maior grau de confiança se o plano de controle está adequado ou não. Portanto, na estrutura do aplicativo criada neste trabalho cabe ao planejador avaliar os indicadores da qualidade no cliente registrados em sua base de qualidade e ajustar, caso necessário, os planos de controle segundo o resultado destes indicadores.

5 ESTUDO DE CASO - IMPLANTAÇÃO DO