• Nenhum resultado encontrado

PREVENÇÃO E CONTROLE DA DOENÇA CÁRIE

2. CONTROLE MECÂNICO DA PLACA BACTERIANA

O controle mecânico da remoção da placa bacteriana é feito por meio do uso da escova dental nas faces livres e do fio dental nas faces interproximais. É considerado um método simples, de baixo custo e muito eficaz no controle e prevenção da doença cárie. Porém para que isso seja feito de forma adequada, tanto a técnica de escovação quanto a escolha da escova dental devem seguir alguns critérios:

_ Escova dental:

➢ Deve possuir cabeça retangular, e com tamanho apropriado para as dimensões da boca do paciente;

➢ O cabo deve ser apropriado para cada idade e preferencialmente reto e anatômico, facilitando a empunhadura e manuseio.

➢ As cerdas devem ter a mesma altura, serem macias ou extra macias, com 3 ou 4 fileiras, de pontas arredondadas, diâmetro entre 0,007 a 0,009 polegadas, de poliéster ou nylon.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

➢ Técnica da esfregadura horizontal: movimentos horizontais para frente e para trás nas faces palatina (lingual) e vestibular.

➢ Técnica transversal: utilizada para a limpeza do molar permanente semi-erupcionado, colocando-se a escova posicionada lateralmente na boca e escovando o molar.

➢ Técnica de fones: Movimentos circulares na vestibular, palatina (lingual) e ântero-posterior (frente para trás) na oclusal. Indicada para pré-escolares por estarem ainda sem a coordenação motora refinada, porém não é a mais efetiva das técnicas.

➢ Técnica de Stillman modificada: Na oclusal dos dentes é feito o movimento de trás para frente. Na vestibular e palatina (lingual) a escova se posiciona com o longo eixo lateral a gengiva. Os movimentos são vibratórios nas proximais e de deslize da gengival para a oclusal. Necessita uma coordenação motora mais apurada que a técnica de fones.

➢ Técnica de Bass: na oclusal movimento de frente para trás. Na região de vestibular e palatina (lingual) a escova deve formar um ângulo de 45° com o eixo do dente de encontro com a gengiva, realizando pequenos movimentos de trás para frente.

➢ Técnica de Bass modificada: escova posicionada em ângulo de 45° em relação a gengivas, em suave pressão e movimentos vibratórios curtos. Seguidos a esses movimentos devem ser realizados movimentos verticais de varredura em direção a ponta dos dentes nas faces vestibulares e palatinas (linguais).

➢ Técnica de Charters: As cerdas das escovas devem ser posicionadas em contato com os dentes e gengivas num ângulo de 45° com a oclusal, realizando movimentos vibratórios curtos de no máximo 1mm.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

IBFC – EBSERH – 2017

A fluorose surge na formação do esmalte dental podendo influenciar na estética dos elementos dentários. Assinale a alternativa correta em relação às características da fluorose.

a)Para se observar clinicamente a fluorose é preciso realizar uma profilaxia e secagem do elemento dentário a ser examinado

b)Quando se ingere de forma prolongada o flúor no período da formação dental pode gerar a diminuição da porosidade em relação ao esmalte c)A fluorose não ocorre em ponta de cúspide e cristas marginais devido a maior resistência do esmalte nessas áreas

d)Os dentes mais afetados na fluorose são os molares devido ao maior volume de esmalte que possuem

e)A fluorose ocorre somente na dentição decídua.

Comentários: Não só para se observar a fluorose, qualquer exame clínico do dente deve ser feito com a profilaxia e secagem prévia para evitar erro de diagnóstica. Já matamos a questão, mas vamos falar das demais alternativas: A letra b está errada pois ocasiona o aumento da porosidade. A letra c está errada, como mencionamos na nossa aula, a fluorose ocorre sim em pontas de cúspides. A letra d está incorreta pois os dentes mais afetados pela fluorose costumam ser os pré-molares e segundos molares. E a letra e está totalmente errada, sendo a fluorose inclusive mais frequente em dentes permanentes.

GABARITO: A

QUESTÃO: 17

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

“O uso de __________________________ é considerado um dos métodos mais racionais de prevenção das cáries, pois alia a remoção mecânica do biofilme dental à exposição constante ao flúor.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a)Verniz fluoretado b)Selante

c)Água fluoretada d)Dentifrício fluoretado e)Gel com flúor

Comentários: O dentifrício fluoretado apresenta além de compostos fluoretados, abrasivos e detergentes que são importantes para a remoção mecânica ou desorganização do biofilme dental.

GABARITO: D

QUESTÃO: 18

EDUCA – Pref. São Francisco/PB – 2015

Leia os itens e assinale a alternativa INCORRETA.

a) A cárie dentária é decorrente do acúmulo de bactérias sobre os dentes e da exposição frequente aos açúcares fermentáveis.

b) Sendo a FA um mineral menos solúvel, ela tem maior tendência de se precipitar no esmalte e dentina do que a HA durante os fenômenos de desmineralização e remineralização.

c) Mesmo que a queda de pH gerada no biofilme dental pela exposição aos carboidratos favoreça a dissolução da HA, havendo íon flúor presente no meio ambiente bucal (fluido do biofilme dental, saliva), a FA ainda terá a tendência de se precipitar.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

d) Após certo tempo de exposição ao açúcar, o pH baixa e o esmalte-dentina e a saliva tende a repor os minerais dissolvidos, por meio de um fenômeno denominado remineralização.

e) Quando ingerimos água fluoretada ou comemos alimentos preparados com água fluoretada, além do aumento transitório da concentração de F salivar, o F ingerido é absorvido e, do sangue, retorna à cavidade bucal pela secreção salivar.

Comentários: A única alternativa errada é a letra d. Basta um pouquinho de atenção na leitura. O processo descrito na alternativa é a desmineralização e não remineralização como mencionado. Com a queda do pH o esmalte e a dentina tendem a perder minerais, ficando mais poroso, isto é desmineralizar.

GABARITO: D

QUESTÃO: 19

EDUCA – Pref. São Francisco/PB – 2015

Leia o texto abaixo e complete respectivamente os espaços: Bochechos de NaF a 0,05%, são indicados para pacientes com ____________ ou atividade de cárie que não estão conseguindo controlar a cárie com meios convencionais de uso de flúor, por exemplo, aqueles usando aparelhos ortodônticos fixos. a)Alto risco. b) Baixo risco. c) Médio risco. d) Risco Intermediário. e) Risco baixíssimo.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

Comentários: Hora de relembrar sobre os bochechos com soluções fluoretadas:

As principais vantagens são o baixo custo e fácil aplicação. Em casos de indicações coletivas, recomendam-se as duas concentrações abaixo com suas indicações:

Fluoreto de sódio (NaF) a 0,05% ou 225ppm: recomendado como uso diário para adultos com alto rico de cárie;

Fluoreto de sódio (NaF) a 0,2 ou 900ppm: uso semanal ou quinzenal.

GABARITO: A

QUESTÃO: 20

FAFIPA – Pref. Londrina/PR – 2015

Assinale a alternativa em que os bochechos com flúor estão contraindicados:

a)Pacientes com cárie rampante, pelo menos enquanto persista a alta susceptibilidade à cárie.

b)Pacientes portadores de aparelhos ortodônticos que favorecem o acúmulo de placa bacteriana.

c) Pacientes incapazes de obter higiene oral aceitável.

d) Crianças que não tenham capacidade de reter água na boca, correndo o risco de deglutir, podendo, com isso, ser intoxicado em longo prazo. e) Paciente com alto índice de cárie.

Comentários: Complementando a questão anterior, como contra-indicação dos bochechos fluoretados temos crianças menores de 6 anos por correr o risco de deglutir a solução, podendo aumentar o risco de

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

GABARITO: D

QUESTÃO: 21

COTEC – UNIMONTES – 2016

Além da atividade mineralizadora, o íon fluoreto contribui para efeitos cariostáticos, influenciando na ecologia da placa dental. Em relação à importância dos fluoretos presentes nos dentifrícios, assinale a alternativa INCORRETA.

a)Os países que utilizam a fluoretação da água como medida preventiva, como também os que não usufruíram dessa medida, têm mostrado acentuada redução na prevalência de cárie dentária, sendo que o único fator comum nesses países onde se constatou o decréscimo da incidência de cárie foi a introdução dos dentifrícios fluoretados.

b)O método tópico com dentifrício fluoretado constitui uma medida simples e racional, por ser acessível a todos os indivíduos, independentemente do risco de cárie.

c)Para garantir a manutenção adequada de flúor nos dentifrícios, a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde estabeleceu uma concentração mínima de 1.500 ppm de flúor solúvel (iônico ou ionizável) no momento da fabricação.

d) O monofluorfosfato e o fluoreto de sódio, ou a associação de ambos, são uma das formas de flúor adicionados aos dentifrícios, porém o fluoreto de sódio é considerado a melhor forma de promover a deposição de fluoreto de cálcio no esmalte.

Comentários: Olha a atenção na leitura. Uma palavra muda toda a questão. O Ministério da Saúde determinou que a concentração máxima de flúor solúvel nos dentifrícios é de 1500ppm e não mínima. A recomendação é que a concentração fique entre 1000 e 1500 ppm.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

GABARITO: C

QUESTÃO: 22

UNICENTRO – Pref. Guaíra/PR -2015

Assinale a alternativa abaixo que apresenta a correta utilidade do Índice de Dean:

a) registro da profundidade da bolsa periodontal. b) registro da fluorose dentária.

c) registro do aumento de uma lesão periapical. d) registro do controle de placa bacteriana. e) registro do índice de cárie.

Comentários: O índice Dean é o que classifica o grau da fluorose dental em normal, questionável, muito leve, leve, moderada e severa, lembraram?

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

1)(IBFC – EBSERH -2017)

A manutenção do equilíbrio no processo de des-remineralização dos dentes, é o principal aliado na prevenção da cárie dental. São consideradas medidas que visam manter o equilíbrio deste processo, exceto:

a)Consumo racional de açúcares b)Evidenciação do biofilme

c)Utilização adequada e frequente de fluoretos d)Escovação dental diária

e)Uso correto do fio dental

2) (IBFC – EBSERH - 2017)

A cárie dentária acomete tanto a dentição decídua como permanente sendo um grave problema bucal. Assinale a alternativa correta.

a)A solubilidade da apatita do esmalte ocorre com a elevação do pH dos fluidos orais

b)O elemento dental, uma vez formado, não sofrerá acréscimo mineral em suas estruturas superficiais

c)A cárie pode ser considerada um processo estático, pois, uma vez que se inicia, só a intervenção do cirurgião dentista pode barrar o processo carioso

d)A cárie ocorre em uma estrutura mineral e por isso não sofre ação do sistema imunológico que atua somente em partes orgânicas do corpo e)O flúor age reduzindo de forma significante a perda de minerais

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

3) (FCC – TER/RR - 2016)

A fluorose dentária pode ser confundida com hipoplasia do esmalte, mancha branca em superfície lisa e amelogênese imperfeita. Uma característica clínica dessa anomalia da formação dentária que pode ser útil na formulação da hipótese diagnóstica de fluorose dentária corresponde à:

a) formato irregular com superfície rugosa à sondagem.

b) associação da ocorrência da lesão com higiene bucal precária.

c) lesão em formato de meia-lua, geralmente no terço cervical.

d) perda de estrutura dentária, com componente hereditário.

e) presença de alterações em dentes simétricos.

4)(EBSERH – 2017)

Assinale a alternativa correta sobre a cárie dentária.

a)Os dentes decíduos são menos mineralizados que os permanentes, logicamente serão menos susceptíveis à cárie dentária.

b)Pode-se afirmar que quanto maior o fluxo salivar maior é a possibilidade da criança em adquirir cárie.

c)Os Streptococos Mutans, atuando sobre a sacarose, determinam a formação do glucan e a formação de ácidos.

d)A desmineralização inicial pode ser vista como uma lesão de mancha marron, que é o primeiro sinal clínico da cárie dentária.

e)A lesão cariosa que se instala de fora para dentro apresenta aspectos indicativos de que a proteólise precede à desmineralização.

5)( COTEC- UNIMONTES- 2015)

Embora o flúor não impeça a iniciação da cárie, ele é eficiente em reduzir a sua progressão, sendo importante a sua presença constante na cavidade bucal, agindo diretamente no fenômeno de desmineralização e remineralização. De acordo com esse processo, marque a alternativa INCORRETA.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

a) O flúor incorporado ao esmalte dental e não o flúor presente no fluido da placa dental influencia o processo de desmineralização e remineralização.

b) Em pH menor que 5,5, a hidroxiapatita dissolve-se ocasionando perda de Ca e PO4, e os íons fluoretos, quando presentes, inibirão a deterioração, formando cristais mistos de fluorapatita e hidroxiapatita com menos carbonato, paralisando a desmineralização e ativando a remineralização.

c) Uma maior frequência no consumo de sacarose resultará em maior perda de minerais dos dentes, devido à manutenção prolongada do pH crítico, o que impede a capacidade remineralizadora da saliva.

d) O consumo de sacarose produz diminuição do pH do meio bucal com consequente perda mineral pelo esmalte, porém a saliva, pela presença de antimicrobianos salivares, flúor e capacidade tampão, promove a reposição de minerais perdidos.

6) (FADCT– Pref. Boa Vista Aparecida/PR – 2015)

Assinale a alternativa que apresenta uma função da lactoperoxidase, presente na saliva.

a) ativar a acuidade gustativa. b) controlar o fluxo salivar. c) manter constante o pH. d) antibacteriana.

7) (FADCT– Pref. Boa Vista Aparecida/PR – 2015)

Todas as alternativas abaixo estão corretas com relação ao flúor, exceto: a) A presença constante de flúor na cavidade bucal reduz a quantidade de mineral perdido (desmineralização) quando o PH crítico da boca é atingido pela conversão do açúcar em ácido.

b) O flúor é ser capaz de interferir na formação de placa e na transformação do açúcar em ácidos.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

c) Quando ocorre o fenômeno da remineralização, na presença do flúor, certa quantidade de mineral é reposta ao dente na forma de fluorapatita. d) O mineral fluorapatita (FA) é menos solúvel do que a hidroxiapatita (HA) da estrutura dental.

8) (OBJETIVA – Pref. Chapada/RS - 2015)

Quanto ao diagnóstico da cárie dentária, analisar os itens abaixo:

I - As lesões que pela aparência radiográfica estão confinadas ao esmalte, já apresentam envolvimento dentinário, mas nem por isso necessitam intervenção restauradora.

II - As lesões ativas de cárie somente são diagnosticadas através de exames radiográficos.

III - As radiografias interproximais também são úteis para avaliação de cáries oclusais.

Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item I.

b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens II e III. d) Todos os itens.

9)(FAUEL– Pref. Nova Olimpia/PR - 2015)

Com relação aos métodos de utilização do flúor, assinale a alternativa incorreta:

a) A eficiência da tecnologia de fluoretação das águas é uma das principais razões que justificam o seu emprego, em todo o mundo e também no Brasil.

b) Gel contendo flúor, que foi concebido para ser usado em aplicações individuais, no ambiente residencial do paciente, com uma frequência de aplicação de duas a três vezes por semana, possibilita maior cobertura quando comparado aos bochechos.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

c) O dentifrício fluoretado apresenta uma ação benéfica na prevenção das cáries porque aumenta a concentração de flúor na saliva por cerca de 40 minutos após a escovação.

d) Bochechos diários de NaF a 0,05%, em combinação com dentifrícios fluoretados, são recomendados para indivíduos de alto risco de cárie, por exemplo, aqueles usando aparelhos ortodônticos fixos.

10)( FUNDATEC – Pref. Imbé/RS - 2015) Sobre a utilização de fluoretos,

assinale a alternativa correta.

a) A aplicação de verniz é recomendada a paciente com alto índice de experiência de cárie e pode ser realizada semanalmente pelo próprio paciente ou por seu responsável.

b) A indicação de bochecho de NaF a 0,05% apresenta a vantagem de ser um recurso de fácil utilização em pré-escolares.

c) A fluorose caracteriza-se por uma hipocalcificação dos dentes causada por uma intoxicação aguda.

d) A utilização de métodos de fluoretação em massa deve ser sempre indicada independente de levantamento epidemiológicos.

e) A Dose Provavelmente Tóxica (DPT) para intoxicação aguda por ingestão de flúor é de 5 mgF/kg.

11)(FJP – Pref. Rio de Janeiro/ RJ - 2015)

A hipótese ecológica da placa se fundamenta em alguns referenciais. Um desses referenciais é que:

a) mudanças ambientais podem levar a seleção, multiplicação e dominância de um componente microbiano previamente minoritário

b) a multiplicação e dominância das bactérias minoritárias pode causar mudanças favoráveis ao ecossistema da placa/biofilme

c) existe uma relação inversamente proporcional entre ecossistema da placa/biofilme e o equilíbrio dinâmico

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

12)(FJP – Pref. Rio de Janeiro/ RJ - 2015)

Sobre fluorose dental, é correto afirmar que:

a) dentre os fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolvimento estão a temperatura, o estado de jejum e a altitude b) constitui um tipo de intoxicação aguda por fluoretos ingeridos na água de abastecimento, em combinação com outros métodos tópicos

c) a ingestão máxima diária de fluoretos estimada para que não haja fluorose que comprometa a estética dental é de 0.07 a 0.25 mg/F/kg de peso

d) considerando que os elementos dentais mais comprometidos seriam os incisivos centrais permanentes superiores, a faixa etária mais crítica para ingestão dos fluoretos seria de 36 a 48 meses de vida

13)(FJP – Pref. Rio de Janeiro/ RJ - 2015)

O açúcar é o componente mais cariogênico da dieta, atuando como substrato para produção de ácidos pelas bactérias cariogênicas. Sobre a cariogenicidade dos açúcares, é correto afirmar que:

a) a maltose é o açúcar menos cariogênico b) as frutas secas são altamente cariogênicas

c) o leite é considerado um alimento altamente cariogênico

d) o mel apresenta menor cariogenicidade do que o açúcar branco

14)(FJP – Pref. Rio de Janeiro/ RJ - 2015)

Os fluoretos são capazes de interferir na dinâmica do processo carioso. Entre os mecanismos de ação clínica dos fluoretos, pode-se citar:

a) a redução da formação de biofilme dental

b) a diminuição da transformação do açúcar em ácido

c) a ação sistêmica na incorporação ao esmalte dental em formação

d) a redução da quantidade de minerais perdidos quando do fenômeno da desmineralização.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

15) (CETRO – AMAZUL -2015): Atualmente, o índice de Dean é utilizado segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde para classificar a fluorose. Segundo esse índice, assinale a alternativa correta. a) As categorias moderadamente leve e leve foram agrupadas em uma única categoria denominada leve.

b) A fluorose leve tem, como características clínicas, áreas brancas opacas mais extensas no esmalte, mas não envolvem mais que 50% do dente.

c) A fluorose leve tem a presença de alterações evidenciadas no esmalte, de normais a translúcidas, compostas por linhas ou pontos brancos.

d) Na fluorose severa, todas as superfícies de esmalte do dente são afetadas. O maior sinal de diagnóstico dessa classificação são as manchas brancas no esmalte por uma translucidez vitriforme.

e) A fluorose leve apresenta leves alterações, e os dentes não mostram mais que 2mm de opacidade no topo da cúspide, no esmalte, de normal a translúcido, não envolvendo mais do que 25% da superfície dentária.

16) (FAFIPA – FEAES – Curitiba/PR - 2015):

Atualmente, para permitir uma atuação realmente abrangente e visando à promoção de saúde por parte do dentista, é essencial conhecer o processo de desenvolvimento da doença cárie.

I. Há muitos anos observamos que, apesar dos esforços em executar uma abordagem preventiva, a cárie dental ainda é a principal responsável pela perda dos dentes. Portanto, é necessário que o profissional inicialmente entenda o conceito de cárie e os mecanismos envolvidos na sua evolução a fim de evitar sua instalação, interferir na sua progressão ou reparar as suas sequelas, quando necessário.

II. A cárie é resultado de um processo dinâmico em que a presença de microorganismos, na placa dental, que cobre alguns sítios específicos sobre a superfície do dente, pode levar a um distúrbio do equilíbrio entre a fase mineral do dente e o meio bucal circundante por meio da produção de ácidos pela microbiota.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

III. A cárie é produto direto da variação contínua do pH da cavidade oral, sendo o resultado de sucessivos ciclos de desmineralização e de reprecipitação de minerais presentes na saliva, como o cálcio e o fosfato, sobre a superfície dental.

IV. O padrão de cárie dental é diferente de dente para dente e de superfície para superfície.

Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S): a) I, III e IV.

b) Apenas I. c) Todas. d) I, II e III.

17)(FUNDATEC – Pref. São Borjas/ RS – 2015)

O uso de produtos fluoretados é recomendado como meio preventivo e terapêutico da cárie dentária ao promover o aumento da concentração de íons de fluoreto na cavidade bucal, interferindo no processo de desremineralização. O composto e a concentração dos produtos utilizados nas soluções para bochechos fluoretados, de uso diário ou semanal, é, respectivamente: a) CaF 0,5% e CaF 0,2%. b) CaF2 0,05% e CaF2 0,02%. c) NaF2 0,2% e NaF2 0,05%. d) NaF 0,2% e NaF 0,05%. e) NaF 0,05% e NaF 0,2%.

18) (IMA – Pref. Remanso/BA – 2015)

A placa bacteriana ou biofilme é um acúmulo bacteriano não mineralizado que se adere firmemente às superfícies duras da cavidade bucal. Assinale a alternativa que apresenta o principal micro-organismo cariogênico em superfície lisa, iniciando a cárie em todos os sítios, inclusive cemento. a) Streptococcus sanguis.

Profa Ana Luiza Julio Aula 00

c) S. sanguis.

d) Actinomyces naeslundi. e) S. oralis.

19)(IMA – Pref. Remanso/ BA – 2015)

As lesões cariosas podem ocorrer em específicas áreas do dente.

A que se desenvolve sobre as superfícies do esmalte incluindo as faces vestibular, mesial, lingual e distal denomina-se:

a) Cárie recorrente.

b) Cárie de superfície radicular. c) Cárie de superfície lisa.

d) Cárie secundária.

e) Cárie de fóssula e fissura.

20)(FCC - TRT - 20ª REGIÃO (SE) – 2016)

Na ausência de água fluoretada, recomenda-se ao paciente

a) o uso regular de dentifrício fluoretado em conjunto com uma forma de uso tópico, visando interferir no processo des-remineralização.

b) o uso de um método sistêmico associado a um método tópico, para

Documentos relacionados