• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 Categorias de análise

4.2.5 Controle Social e Organização Institucional

O conceito de Controle Social está intimamente ligado ao conceito de cidadania. Para que haja um efetivo controle social do Programa, seria necessário que já estivesse claro que o PBF é um instrumento eficaz no sentido de tornar o indivíduo um cidadão, alguém detentor de deveres, mas também detentor de direitos sociais, como determina a Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 6°.

De acordo com o Manual do Programa Bolsa Família:

o(a) beneficiário(a) do PBF, o(a) usuário(a) do Sistema Único de Assistência Social e todo cidadão do país têm direito de exercer a participação social. A cidadania ativa é a prática efetiva e contínua do exercício dos deveres e direitos civis, políticos e sociais. A sociedade deve ser orientada e incentivada para exercê-la por ser um dos elementos fundamentais da participação social. (BRASIL, 2018, p. 51).

O Manual do Programa Bolsa Família (Brasil, 2018, p. 52) nos informa que o “Conselho Nacional de Assistência Social aprovou a Resolução nº 15, de 5 de junho de 2014, que orienta a organização e o funcionamento dos CMAS como instâncias de Controle Social do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.”

De acordo com o Censo Suas 2016 (Brasil, 2017), no ano de 2016, todos os Conselhos Estaduais de Assistência Social atuavam como Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família, porém apenas 89,1% dos Conselhos Municipais de Assistência Social atuavam como Instância de Controle do Programa Bolsa Família.

O Município de Lavras ainda não apresenta uma Instância de Controle Social. De acordo com a Consultoria Técnica realizada pelo Observatório de Políticas Públicas e Alfa Pública Consultoria Júnior em Gestão, no Município de Lavras “não foi instituída uma Instância de Controle Social (ICS) do Bolsa Família visando contribuir para sua atuação efetiva.” (BRASIL, 2018, p. 44).

Ao ser perguntado sobre o tema na entrevista, o Secretário de Desenvolvimento Social informou que, para sanar esse problema, foi criado dentro do Conselho Municipal de Assistência Social uma comissão de acompanhamento e de controle do Programa Bolsa Família. Dessa forma, ter um comitê de gestão do PBF no Conselho Municipal de Assistência Social já foi um avanço em relação ao diagnóstico feito pelo observatório de políticas públicas.

O Diálogo entre as coordenadoras dos CRAS e a coordenação do PBF na Secretaria de Desenvolvimento Social existe de forma muito simplificada. Foi informado que existe um grupo no aplicativo de celular WhatsApp, no qual é feita a comunicação. De acordo com a coordenadora A:

Eu penso assim que as informações da gestão do Bolsa Família teriam que chegar pra nós mais rápido, por exemplo, tem algumas coisas que a gente pede como a carteirinha do idoso que só a gestão pode fazer, aí demora, gera um desgaste no usuário. Essa coisa da gente não saber especificamente quais são os nossos beneficiários, de ter uma listagem. (...) A gente não tem (uma listagem), a gente precisava de ter. Eu penso que deve ter um recurso lá que aponte isso né. (...) É, mas seria muito bom saber porque, por exemplo, Nossa Senhora de Lourdes tais pessoas, de tais endereços são beneficiárias do programa Bolsa Família. (...) Agora tá instalando um programa pra nós que a gente vai ter acesso, aí vamos ver, de repente da próxima vez que você voltar aqui eu vou te falar "agora a gente já tem". (Coordenadora A).

Faltam informações nos CRAS sobre a lista dos beneficiários atendidos por cada CRAS, o que as coordenadoras possuem é apenas os nomes dos bairros atendidos. Pela informação da coordenadora A, em breve será instalado um programa operacional que irá permitir esse acesso.

Sobre a organização institucional (articulação federativa), entrevistamos o Secretário de Desenvolvimento Social sobreo tema. Segundo Santos (2019), nesse período de 2019 a articulação federativa entre as secretarias de saúde, educação e desenvolvimento social não apresentava um bom funcionamento. De acordo com a autora:

Uma das atividades considerada mais importante e que apresenta uma enorme deficiência diz respeito a gestão descentralizada, ou seja, a promoção da intersetorialidade para o pleno funcionamento do PBF no município. Além de não haver uma boa articulação entre as áreas de assistência social, saúde e educação, a comunicação entre a gestão do programa e os equipamentos que compõe a rede de assistência social e que lidam diretamente com as famílias, como os CRAS e o CREAS, também é bastante falha. A rede socioassistencial apresenta defeitos na comunicação e, se ela não consegue ser bem articulada, a interlocução com os demais setores também será deficitária. (SANTOS, 2019, p. 115)

De acordo com o Secretário, essa articulação entre as secretarias de saúde, educação e desenvolvimento social melhorou, para o acompanhamento das condicionalidades:

Então, na verdade nós temos duas formas de fiscalização do IGD né, na verdade não é uma fiscalização, é um acompanhamento. Tanto o setor de vigilância socioassistencial no município que acompanha os indicadores, assim como a gestora do Bolsa Família fazem um trabalho articulado junto com as demais secretarias, porque o IGD ele é composto por indicadores da assistência social, que é o acompanhamento de cadastro, a frequência escolar né, da ... frequência e acompanhamento escolar... (...)

Né, uma das condicionalidades por meio da secretaria de educação, que nós temos uma pessoa de referência lá, assim como também acompanhamento da pesagem e vacinação por meio da secretaria de saúde, nós temos também um profissional de referência.

Ao ser perguntado se hoje em dia tem em cada secretaria, tanto de educação quanto de saúde uma coordenadora do Bolsa Família, o Secretário informou que:

Isso, uma pessoa responsável pelos indicadores da condicionalidade do programa Bolsa Família, que todas as duas fazem articulação direta com a gestora do Bolsa Família aqui no município.

No entanto, esse estudo não conseguiu obter muitas informações sobre como está funcionando atualmente essa articulação federativa. Será necessário, em futuras pesquisas, fazer entrevistas com os secretários nas pastas, ou acompanhar o dia a dia nas secretarias.

Documentos relacionados