• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO III – Metodologia

3.4 Conversão da DAP dos agricultores em MT/m3

O sistema de rega por gravidade usado, o baixo nível de escolaridade dos agricultores, a falta de conhecimento de unidades de medidas volumétricas da água por parte dos agricultores, o cultivo em regime de consociação e a forma actual de pagamento pelo serviço de fornecimento de água aplicada no perímetro irrigado de Chókwè tornam bastante difícil, oneroso e complexa a captura directa da DAP em MT/m3 por meio do MVC. Por essa razão, a presente pesquisa propôs uma metodologia de conversão de DAP em MT/ha para MT/m3 como é explicado a seguir.

Para a conversão de MT/ha em MT/m3 por época, cada agricultor i (i = 1,2,…,n) no formulário que se encontra no apêndice 1 declarou as culturas que cultivou em cada época, isto é,

cada agricultor mencionou as k culturas por ele produzidas em cada época (K = 1, 2, …, mi). Depois, cada agricultor classificou as culturas mencionadas usando o intervalo de 1 à mi consoante a dimensão da área ocupada por cada cultura. Assim sendo, a cultura que ocupou maior área teve a classificação mi e a que ocupou menor área teve a classificação 1.Deste modo, se tomarmos como exemplo um agricultor que declarou ter produzido 3 culturas A,B e C em que A ocupou maior e C ocupou a menor parcela da área total cultivada, Teríamos e a seguinte classificação:

Tabela 6:exemplo de classificação das parcelas agrícolas

Cultura Classificação

A 3

B 2

C 1

Fonte: Adaptado pelo pesquisador

De seguida, somou-se todas as classificações atribuídas a cada uma das culturas por ele produzidas, recorrendo-se à seguinte fórmula:

𝑊𝑡 = 𝑚𝑖+ ⋯ + 1 (3.4.1.1)

Onde representa a soma das classificações atribuídas pelo agricultor i. Neste caso, para o exemplo da pesquisa seria Wt=3+2+1=6

Feito isto, calculou-se a área unitária correspondente a uma unidade de dividindo a área total cultivada na referida época pela usando a seguinte formula:

Á𝑟𝑒𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑡á𝑟𝑖𝑎𝑖 =𝐴𝑟𝑒𝑎 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑖𝑣𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑎𝑔𝑟𝑖𝑐𝑢𝑙𝑡𝑜𝑟𝑖

𝑊𝑖 (3.4.1.2)

Entretanto, se o agricultor do exemplo da pesquisa tivesse uma área total cultivada de 1 ha teríamos:

Á𝑟𝑒𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑡á𝑟𝑖𝑎𝑖 = 1𝑕𝑎

Depois, estimou-se a área ocupada por cada cultura multiplicando a classificação dada pelo agricultor com a área unitária usando-se a seguinte formula:

Á𝑟𝑒𝑎 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑖𝑣𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑖𝑘

= 𝑐𝑙𝑎𝑠𝑠𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎çã𝑜 𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑎 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑘 𝑥 á𝑟𝑒𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑡á𝑟𝑖𝑎𝑖 (3.4.1.3)

Onde para o exemplo da pesquisa teríamos:

Tabela 7: Exemplo do cálculo da área de cada cultura

Cultura Classificação Área cultivada (ha)

A 3 0.51

B 2 0.34

C 1 0.17

Área total cultivada (ha) 1

Fonte: adaptado pelo pesquisador

Então, recorrendo-se ao modelo de Cropwat28 8.0, que foi desenvolvido pela FAO e obtido no sitehttp://www.fao.org/nr/water/infores_databases_cropwat.html, determinou-se a necessidade de água de rega de cada cultura por hectare, por época e por ciclo de cada uma das culturas produzidas no perímetro irrigado de Chókwè (NARk). Essa NARkfoi multiplicada pela

área ocupada pela cultura correspondente e pelo número de vezes que a tal cultura foi produzida numa determinada época, de forma a se obter uma estimativa da quantidade de água gasta para cada uma das culturas em cada época. Feito isto, somou-se as estimativas de todas as culturas produzidas por cada agricultor, obtendo-se a estimativa da quantidade total de água que cada agricultor consome efectivamente por época (Qtotal).

Se para o exemplo da pesquisa, assumirmos que as cultura A, B e C possuem uma NAR de 500, 1000 e 1500 m3/há*época, respectivamente, e sabendo o número de vezes que cada uma foi produzida numa época, teríamos:

28Segundo Boteta et. al. (2005) o modelo CROPWAT tem limitações para ser utilizado em tempo real, porque

utiliza valores mensais de precipitação e ET0, embora seja uma boa ferramenta de planeamento e de controlo à posterior.

Tabela 8: Exemplo da determinação da quantidade de água gasta por cada agricultor Cult ura Classific ação Área cultivada (ha) NAR (m3/ha*epoc a

Número de vezes que a cultura foi produzida na época Zi

Quantidade de água gasta (m3/cultura*época)

A 3 0.51 500 3 765

B 2 0.34 1000 1 340

C 1 0.17 1500 4 1020

Quantidade total de água que o agricultor consome por época ( 2125

Fonte: Adaptado pelo pesquisador

A seguir, calculou-se a quantidade de água em m3 que cada agricultor em média gasta, efectivamente, por hectare, e por época, recorrendo-se a seguinte fórmula:

𝑄𝑖 = 𝑄𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 (𝑚3)

Á𝑟𝑒𝑎 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑖𝑣𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑎𝑔𝑟𝑖𝑐𝑢𝑙𝑡𝑜𝑟(𝑕𝑎) (3.4.1.4)

Para o caso do nosso exemplo teríamos:

𝑄𝑖=2125 𝑚3 𝑕𝑎 𝑥 𝑒𝑝𝑜𝑐𝑎

1 𝑕𝑎 = 2125 𝑚3/𝑒𝑝𝑜𝑐𝑎

Neste caso, o valor da DAPi declarada em MT/ha pelo agricultor i no formulário

corresponde a m3 de água por época. Logo a DAPi convertida será dada por:

𝐷𝐴𝑃𝑖 𝐶𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑡𝑖𝑑𝑎 = 𝑀𝑇 𝑕𝑎 𝑒𝑝𝑜𝑐𝑎 𝑚3 𝑕𝑎 𝑒𝑝𝑜𝑐𝑎 (3.4.1.5)

Assumindo que o agricultor tivesse declarado um valor da DAP igual a 1000 MT/ha na época Zi teríamos: 𝐷𝐴𝑃𝑖 𝐶𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑡𝑖𝑑𝑎 = 1000 𝑀𝑇 𝑕𝑎 𝑒𝑝𝑜𝑐𝑎 2125 𝑚3 𝑕𝑎 𝑒𝑝𝑜𝑐𝑎 = 0.471𝑀𝑇/𝑚3

Importa realçar que os valores da DAPi declarada usados na equação 3.4.1.5, usados no

modelo de estágio único, são iguais para agricultores pertencentes a mesma sub-amostra e diferente para agricultores pertencentes a sub-amostras diferentes (onde i – para este modelo corresponde ao lance ou número de sub-amostra e i=1, 2, …, 15). Isto e os diferentes valores de estimados fizeram com que após a conversão os agricultores passassem a ter DAP diferentes em m3/MT diferentes uma das outras.

3.4.1Cálculo das necessidades de água de rega da cultura (NAR)

Para o cálculo das necessidades de água de rega (Irr. Req. Ou NAR) de cada cultura produzida no posto administrativo de Chókwè, usando o Cropwat 8.0 foram necessários os seguintes dados:

 Dados climáticos  Dados das culturas  Dados do solo  Datas de sementeira  Dados de precipitação

Neste caso, os dados climáticos, de precipitação, de solo e de cultura de algumas culturas produzidas em Chókwè foram obtidas da base de dados CLIMWAT 2.0 FOR CROPWAT 8.0 obtido também no site http://www.fao.org/nr/water/infores_databases_cropwat.html. assumiu se um solo argiloso (BLACK CLAY SOIL) e para todas as culturas produzidas na época fria assumiu-se como data de sementeira o dia 01 de Março e na época quente 01 de Setembro. Foram escolhidas essas datas por serem as datas oficiais em que se efectua a abertura da campanha para cada uma das épocas.

Para a presente pesquisa, as culturas da cebola, cenoura, abóbora, pepino, alho, mandioca e quiabo não possuem dados de cultura disponíveis na base de dados do Cropwat. Por esta razão como forma de contornar este problema foram usados dados de cultura adaptados do manual de irrigação (modulo 1 - 6) e do paper de irrigação e drenagem no 56 ambos da FAO, elaborados por (Savva & Franken (2002)) e Allen et. al. (2000) respectivamente.

3.5 Identificação das determinantes da DAP para a água de rega do regadio de Chókwè