• Nenhum resultado encontrado

-

Enfiar contas.

- Desenroscar tampas de frascos.

- Enroscar tampas de frascos; - Fazer puzzles até 25 peças. -Apresentar interesse por agarrar num lápis para realizar um desenho (rabiscos).

- Iniciar a cópia de formas. - Copiar uma linha vertical; - Copiar uma linha horizontal;

- Cortar com a tesoura, com supervisão, em três ocasiões diferentes.

- Fazer bolas de sabão.

COMPORTAMENTO SOCIAL

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Relacionar-se com adultos

- Mudar as suas reações em

função das dos adultos (verificou-se uma evolução);

- Procurar e chamar adultos “familiares”;

- Pedir ajuda a um adulto quando necessitar;

- Seguir ordens simples de adultos – (desde que esteja calmo);

66 Competência a adquirir

Relacionar-se com pessoas da sua idade (colegas, irmão, amigos, …)

- Dar atenção aos seus pares que se movimentem à sua volta (verificou-se uma pequena evolução);

- Brincar com dois ou três dos seus pares;

- Ser capaz de esperar a sua vez num jogo ou atividade (espera para ir para o PC quer na UEE quer na sala)

- Partilhar objetos com os seus pares (verificámos uma pequena evolução);.

OCUPAÇÃO

Realizar trabalhos com papel - Rasgar papel;

- Pintar (com tinta e usando a mão e o pincel);

- Colar;

Realizar trabalhos com pastas moldáveis

- Amassar plasticina

- Fazer bolas de plasticina - Fazer rolos de plasticina

TEMPOS LIVRES

Ocupar-se de forma lúdica - Seguir brincadeiras e jogos; c) - Entreter-se com brinquedos ou jogos da sua preferência;

Ocupar os seus tempos livres de uma maneira adequada - Brincar em casa.

- Ver livros e revistas c)

- Ver televisão (Filmes no PC).c)

Podemos constatar que o objetivo assinalado com a) foi introduzido no 2.º período e não estava proposto para este ano letivo. Que a avaliação feita pela terapeuta da fala foi diferente dos restantes intervenientes do processo educativo. Os objetivos assinalados com a alínea c) foram, também, avaliados pelo encarregado de educação, encontrando-se esta avaliação em anexo.

LEGENDA:

67 4.2.3. Inclusão do aluno “2”

As medidas educativas aplicadas de acordo com o Decreto-Lei n.º 3/2008 foram o art.º 21 Currículo Específico Individual, uma vez que houve substituição de competências definidas para o nível de ensino da turma. Os conteúdos foram conducentes à autonomia pessoal e social do aluno dando prioridade às atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, na comunicação e na organização do processo de transição para a vida pós-escolar, e o art.º 22 Tecnologias de Apoio - Caderno de Comunicação, Tabelas de comunicação com símbolos SPC, Livros adaptados com símbolos SPC, Digitalizadores de Fala, Material organizado especificamente para o aluno com e sem símbolos SPC (Leitura, escrita e cálculo) e Jogos de computador didático/pedagógicos. Já utiliza, a maioria vezes, os símbolos do SPC que constam do seu caderno de comunicação.

O “2” manteve, aparentemente, o mesmo nível de competências do ano letivo anterior. No início do 1.º período verificaram-se alguns retrocessos em certas áreas, tendo sido, contudo, gradualmente ultrapassados. Por outro lado, verificaram-se alguns progressos embora muito pequenos em algumas áreas, nomeadamente ao nível da cognição e da comunicação expressiva, já no final desse período letivo.

Ainda no 1.º período, começou a fazer a associação de frases trabalhadas em Símbolos Pictográficos para a Comunicação às imagens correspondentes, contudo, com alguma dificuldade em fazer a respetiva cópia dos símbolos já mencionados.

O aluno embora estivesse medicado com ”Risperidona” 1 mg ½ comprimido ao almoço (dose aumentada no decurso deste período) o seu tempo de concentração continuava reduzido. Manifestou, por vezes, alguma agitação, teimosia e dificuldade em permanecer sentado na sua cadeira, não obedecendo, em algumas situações, a ordens verbais. Apresentou, por vezes, comportamentos agressivos (arranha, morde).

O “2” toma, também, ”Risperidona” 1 mg ½ comprimido ao pequeno-almoço e ao deitar, estando simultaneamente a tomar “Selenium – ACE”,“ Cerebrum” e “Ubenzima”, de acordo com as informações dadas pela Encarregada de Educação.

No 2.º período, manteve, aparentemente, o mesmo nível de competências do período letivo anterior, mas verificámos alguns retrocessos em algumas áreas, sobretudo quando o aluno não comparecia à escola por um período mais alargado. Todavia, estes retrocessos têm sido gradualmente ultrapassados.

Neste período, o maior progresso alcançado pelo aluno foi na realização de puzzles - 15 peças quando trabalhados. Continuou a fazer a associação de frases trabalhadas em SPC às imagens correspondentes, mas com dificuldade em fazer a respetiva cópia, com os Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Na Matemática, a aquisição das noções de

68 quantidade foi trabalhada de forma sistemática, porém, o aluno manifestou uma dificuldade completa na identificação dos algarismos trabalhados.

Embora esteja medicado, o seu período de concentração permaneceu reduzido. Tem manifestado, por vezes, alguma agitação, teimosia e dificuldade em permanecer sentado na sua cadeira, não obedecendo, em algumas situações, a ordens verbais, sendo pontualmente agressivo. Estes comportamentos nem sempre são verificados, já que, por vezes, o aluno está calmo.

Relativamente ao 3.º período, O “2” manteve o mesmo nível de competências do período letivo anterior. Não verificámos quaisquer retrocessos em nenhuma das áreas, mesmo quando o aluno não comparece à escola, como aconteceu nos períodos anteriores.

Neste período, o “2” avançou na realização de puzzles - quinze peças - mais diversificados, com sucesso na sua concretização.

Continuou a fazer a associação de frases com Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC) às imagens correspondentes, e não verificámos tanta dificuldade em fazer a respetiva cópia com os símbolos, das frases já trabalhadas anteriormente. Nas frases introduzidas neste período, o aluno demonstrou dificuldade quer na associação de frases trabalhadas em SPC às imagens correspondentes, quer na respetiva cópia. Na Matemática, a aquisição das noções de quantidade, foi trabalhada de forma sistemática, porém, o aluno continua a manifestar uma dificuldade completa na identificação dos algarismos trabalhados.

Ao contrário dos períodos letivos anteriores apresentou alguma melhoria na concentração. O aluno não revelou tanta agitação, teimosia e dificuldade em permanecer sentado na sua cadeira, obedecendo, a maioria das vezes, a ordens verbais. Neste período, não observámos qualquer agressividade do aluno.

A avaliação da Planificação Trimestral – 3 (Global) será apresentada no Quadro 3 com os progressos alcançados, objetivos atingidos e as dificuldades que persistiam.

A encarregada de educação preencheu uma grelha de avaliação de acordo com a resposta que considerava mais adequada ao seu educando.

Na CARS verificámos que obteve, em relação a: I - Relação com as pessoas – 3,5; II – Imitação - 4; III - Resposta emocional – 3,5; IV - Movimentos do corpo – 2,5; V - Utilização de objetos – 3,5; VI - Adaptação à mudança - 3; VII - Resposta visual – 2,5; VIII - Resposta ao som – 2; IX - Resposta ao paladar; olfato e tato – 1,5; X - Medo e ansiedade - 2; XI - Comunicação verbal - 4; XII - Comunicação não verbal - 3; XIII - Nível de atividade - 3, XIV - Nível de consistência da resposta intelectual – 4; XV - Impressão global - 4, após cada uma das áreas ser cotada obtivemos através da cotação total, Autismo Grave.

69

Quadro 3 - Avaliação - Planificação Trimestral – 3 (Global)

Área de intervenção:

COMUNICAÇÃO, INDEPENDÊNCIA PESSOAL, COGNIÇÃO (Prioridades) Motricidade, Comportamento Social, Ocupação e Tempos Livres

Competência a adquirir

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO RECEPTIVA

Reagir a instruções gestuais e

verbais

-

Reagir a palavras inibitórias, parando;

- Executar ordens simples com respostas não verbais;

- Apontar objetos de uso comum quando designados.

- Dar um objeto que lhe é pedido (bola, boneco e livro do Noddy);

Compreender

a

linguagem

verbal

- Conseguir permanecer o máximo tempo possível a

escutar histórias, em 2 ocasiões diferentes.

- Cumprir ordens de: “dá”; “vai buscar” e “põe”;

COMUNICAÇÃO

EXPRESSIVA

Expressar-se e expressar as

suas necessidades através

da Comunicação

Aumentativa(SPC)

-

Expressar alguns desejos e necessidades através dos símbolos do SPC (lanche), vocalizações, expressões faciais, …, em ocasiões diferentes;

- Chamar a atenção do

adulto, utilizando os símbolos do SPC, gesticulando e produzindo sons, em 2 ocasiões diferentes.

- Utilizar a comunicação Aumentativa, com os símbolos do SPC, já introduzidos, após instrução verbal, em 2 ocasiões diferentes. (Faz a associação de frases em SPC já trabalhadas à imagem correspondente mas manifesta muita dificuldade na cópia com símbolos do SPC às iniciadas neste período);

- Identificar símbolos do SPC

(os que constam do seu caderno de comunicação);

- Utilizar os símbolos do SPC, isoladamente. (apenas os que constam do seu caderno de comunicação);

- Associação imagem/imagem (imagens reais a símbolos do SPC) -Reintrodução do PECS/Fase 1

-

Associação de frases em SPC à imagem correspondente (as trabalhadas no período anterior faz com sucesso).

INDEPENDÊNCIA

PESSOAL

ALIMENTAÇÃO