• Nenhum resultado encontrado

5 ATIVIDADES QUE FIZERAM PARTE DESTE PROCESSO

5.1 COPA DO MUNDO DE 2006

Durante os meses de junho e julho de 2006 foi realizada, na Alemanha, a Copa do Mundo de 2006. O assunto, assim como na mídia, também foi bastante comentado pelos alunos na sala de aula. Antes do início do campeonato mundial, os alunos já faziam suas especulações em torno de qual seleção ganharia o campeonato. A grande maioria dos alunos acreditava na seleção brasileira como favorita ao título, e penso que a mídia teve uma forte influência nessa opinião.

51

Refletindo sobre estes comentários e esta preferência, usei este assunto para trabalhar com os alunos o conceito de porcentagem usando as frações equivalentes.

Sugeri aos alunos que realizassem uma pesquisa com um grupo de 100 pessoas com a seguinte pergunta: “Qual seleção você acha que vai ganhar a Copa de 2006?”. Os alunos mostraram-se bastante entusiasmados com a proposta, já que o assunto era de interesse geral e todos estavam ansiosos em saber se a maioria compartilhava das suas opiniões.

A pesquisa foi realizada por um grupo de cinco alunos de uma das turmas de 5ª série, já que o interesse partiu apenas de uma das duas turmas, e os demais alunos, realizaram pesquisas relacionadas a outras questões de seu interesse. As pessoas entrevistadas eram vizinhos, colegas, familiares e os alunos combinaram os locais em que entrevistariam as pessoas para não haver coincidência de entrevistados.

Entrevistaram as cem pessoas e registraram seus resultados e comentários num formulário (APÊNDICE A). Um dos objetivos desta pesquisa foi compreender o conceito de porcentagem através de frações. Os alunos organizaram as respostas em forma fracionária e desta maneira, encontraram as frações de denominador cem. Usamos este registro para entender que a fração de denominador cem, como 50/100, pode ser escrita como um percentual (ANEXO A). Pude perceber que compreenderam facilmente o que significa a expressão “por cento” e o que o denominador cem de uma fração significa um inteiro dividido em cem partes.

Além de abordar o conceito de frações e porcentagem, o formulário solicitava aos alunos que fizessem uma análise dos resultados obtidos, ou seja, desafiei os alunos a refletirem sobre o significado dos resultados encontrados. Eles puderam perceber que, assim como a maioria dos colegas, a maioria dos entrevistados também acreditava na seleção brasileira como favorita.

Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, na qual 50% dos entrevistados acreditavam que a seleção brasileira ganharia a copa, questionei-os se sabiam o porquê desta preferência. Os alunos do grupo, através de comentários orais, atribuíram esse resultado ao fato do Brasil ser o atual campeão mundial, o que

52

poderia ter influenciado no resultado. Outros alunos comentaram também o fato de que a mídia estava fazendo uma ampla propaganda, apostando na vitória brasileira.

Esta pesquisa foi realizada antes do início da copa, porém, durante a realização da copa, percebi que os comentários já haviam se modificado. Alguns alunos já haviam mudado de opinião e surgiram outros nomes de seleções para ganhar o mundial. Sugeri então que realizássemos uma nova pesquisa, na qual todos os alunos de uma turma de 5ª série participaram. A pesquisa, desta vez, consistia em entrevistar 200 pessoas, fazendo-se a mesma pergunta: “Qual seleção você acha que vai ganhar a Copa de 2006?“. Cada aluno entrevistou aproximadamente 10 pessoas. O objetivo foi o de comparar os resultados obtidos anteriormente, já que o desempenho da seleção não foi o esperado pelos torcedores, além de compreender a porcentagem através das frações equivalentes. Esta pesquisa foi registrada em formato de cartaz, elaborado por todos os alunos, em conjunto.

De duzentas pessoas, noventa e seis ainda acreditavam na seleção brasileira como favorita. Ao registrar este resultado na forma fracionária 96/200, questionei os alunos sobre como transformar esta fração em porcentagem. Após algumas tentativas, dois alunos compreenderam que era necessária uma fração de denominador cem. Dividindo então duzentos por dois, se obtinha este resultado, então, noventa e seis também seria dividido por dois, se obtendo assim 48%. Neste momento, foi possível perceber que pelo menos estes dois alunos haviam compreendido o emprego de frações equivalentes e o conceito de porcentagem. Ao transformar as demais frações em porcentagem, a maioria dos alunos foi compreendendo o uso de frações equivalentes na porcentagem.

O índice do Brasil baixou em dois pontos percentuais e outras seleções também foram citadas. Os alunos comentavam que o desempenho não convincente da seleção na copa e o bom desempenho de algumas seleções que não eram consideradas favoritas, contribuiu para esse resultado. Ou seja, passou-se a conhecer melhor outras seleções para que houvesse comparações mais concretas.

O objetivo desta pesquisa, além de compreender o conceito de porcentagem usando as frações equivalentes, foi justamente entender por que a seleção brasileira

53

iniciava o mundial como favorita absoluta e após iniciado o campeonato, já não era mais a favorita.

Durante a realização desta atividade, foram feitos outros exercícios durante as aulas que consistiam em transformar frações em porcentagens, a partir de frações equivalentes. Um aluno, ao transformar a fração

150 33

em porcentagem, usou a calculadora e desenvolveu o seguinte raciocínio, explicado por ele: sabia que o denominador da fração deveria ser cem, então, dividiria o denominador por um número que resultaria em cem. Acreditava ser um número entre um e dois. Por tentativa, fez na calculadora a divisão de 150 por 1,1; 1,2; 1,3; 1,4 e finalmente por 1,5; na qual encontrou cem. Dividiu então o numerador por 1,5 e encontrou a porcentagem de 22%. A minha proposta consistia que se chegasse a esta porcentagem através das frações equivalentes e o aluno elaborou sua própria estratégia de raciocínio, fixando um objetivo e procurando maneiras de chegar até ele. Usou uma estratégia de raciocínio na qual eu mesma nunca havia pensado.

Nesta atividade, pude perceber a compreensão dos alunos sobre conteúdo de Frações e Porcentagem e a interpretação realizada por eles sobre os resultados da pesquisa. A importância desta atividade para este estudo se deve ao uso da pesquisa como recurso para compreender uma situação do cotidiano a partir de conteúdos matemáticos e a interpretação dos mesmos nesta situação.

Documentos relacionados