• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ESTUDOS 1.14 TRONCO COMUM EM GEOLOGIA

MINOR – MINERAÇÃO

1.23. CORPO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

1.23.1.Docentes da Universidade Licungo-Beira Nome do docente Nível

académico

Experiência profissional

Formação Pedagógica

Disciplina que pode leccionar

Fernando Massora Pedro

Mestrado 5 X Geofísica, Estratigrafia,

Paleontologia, Física, Geotecnia. Lucas Simão Lucas Mestrado 5 X Geofísica, Física, Materiais de

Construção, Geologia Estrutural, Sondagens Mecânicas, Geologia de Engenharia, Geotecnia.

Mateus J. M. F. Manharage

Mestrado 5 X Química, Geoquímica, Geologia sedimentar, Geologia de Hidrocarbonetos, Hidrogeologia. Margarida Laura

Gulane

Mestrado 13 X Geomorfologia e SIG.

Ubaldo Gemusse Mestrado 8 X Geologia geral, Tectónica, Petrologia, Cartografia Geológica. Mineralogia, Métodos de Investigação em Geociências, SIG, Recursos minerais metálicos e não metálicos, recursos energéticos.

Delegação da Universidade Licungo-Beira (Actualização) Nome do docente Nível

académic o Experiência profissional Formação Pedagógica

Disciplina que pode leccionar

Assane Luís Pena Mestrado 13 X Recursos Energetico,

Paleontologia,

Segurança no Trabalho, Gestao dos Recursos Hídricos, Trabalho de Culminacao do Curso, Métodos de Estudo e Investigação Científica. Fernando Massora Pedro

Mestrado 5 X Geofísica, Estratigrafia, Paleotologia, Física Aplicada, Geotecnia.

Felisberto Lima Mestre 5 X

Ernesto Domingos Victorino

Mestrado

Lucas Simão Lucas Mestrado 5 X Geofísica, Física, Materiais de Construção, Geologia Estrutural, Sondagens Mecânicas, Geologia de Engenharia, Geotecnia. Mateus J. M. F. Manharage

Mestrado 5 X Química, Geoquímica,

Geologia sedimentar, Geologia de Hidrocarbonetos, Hidrogeologia. Margarida Laura Gulane

Mestrado 13 X Geeomorfologia e SIG.

Ubaldo Gemusse Mestrado 4 X Geologia geral, Tectónica, Petrologia, Cartografia Geológica.

Prevê-se contractar 2 assistentes estagiários graduados de Geologia da Universidade Eduardo Mondlane, para cobrir a disciplinas básicas específicas. Estes estagiários trabalharão sob a supervisão de dois docentes seniores da UEM.

Para além destes docentes, a Delegação da Beira planeia contratar e/ou convidar docentes de universidades parceiras (e.g. Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense) para leccionar disciplinas de especialidade.

Estão em formação mais 4 docentes da Universidade Licungo – Beira para o nível de mestrado em áreas de geologia na Universidade de Aveiro em Portugal.

Nos anos subsequentes mais docentes visitantes nacionais e estrangeiros serão convidados para apoiar a leccionação. Importa destacar que a Delegação de Nampula iniciou o projecto de criação do curso de Geologia com a Universidade de Minho, o que a coloca, portanto numa posição vantajosa para obtenção de apoios em docente desta Universidade.

Tal como a Delegação de Beira, esta Delegação também já iniciou um plano de formação de corpo docente em Portugal.

As duas delegações detêm experiências de troca de docentes com outras universidades estrangeiras que serão maximizadas para numa fase inicial colmatar a falta de docentes e numa fase avançada para reforçar a capacidade interna e conferir maior credibilidade ao curso.

1.24. Análise das Necessidade

Após as visitas de trabalho feitas as Delegações da Universidade Licungo-Beira e da Universidade Rovuma- Nampula foram levantadas as seguintes necessidades comuns em termos de aquisição:

 O material bibliográfico em termo de quantidade e qualidade de obras;  Material de campo, nomeadamente tendas e mapas topográficos;  Transporte para trabalho de campo;

Deve-se equipar os laboratórios de:

 Preparação de amostras de minerais, de rochas e de solos;  Engenharia Geológica e Hidrogeologia;

1.25. Conclusões

A abertura do curso de Geologia na Universidade Licungo enquadra-se na política e directrizes que a orientam para o alargamento de oferta de cursos e diversificação das áreas de pesquisa. Sendo a Universidade Licungo uma universidade pública. Esta acção também se enquadra nos esforços do Estado Moçambicano de aumentar o número de vagas no ensino superior em vários pontos do País.

O Curso de Geologia, surge como resposta ao desenvolvimento do sector do recursos minerais, marcado recentemente pelas grandes descobertas de gás natural e de outros recursos de subsolo em Moçambique. Por lado, a Universidade Licungo pretende também implantar nas cidades da Beira e Nampula oportunidade de formação e capacidade de pesquisa capazes de contribuir para elevação do conhecimento da dinâmica do Planeta Terra.

A escolha das cidades das Beira e de Nampula é sustentada pelo seu enquadramento geológico regional que as coloca nas regiões de Moçambique como maior concentração de ocorrências de recursos minerais que têm atraído grandes investimentos e projectos mineiros. Não menos importante, é facto de tal enquadramento geológico colocar estas cidades num laboratório natural de processos de geodinâmica externa e interna.

Os minor do presente Curso oferecem planos de estudos que vão conferir competências do saber fazer aos graduados nas áreas de Mineração, Geologia de Engenharia e Hidrogeologia. A introdução do terceiro minor, “Ensino de Geociências”, será avaliada e considerada na base da experiência da introdução deste novo curso.

1.26. Referências Bibliográficas

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA. Guião para a apresentação do Plano Curricular do Curso. Maputo, CEPE, 2010.

---. Bases e Directrizes Curriculares para os cursos de Graduação da Universidade Pedagógica (BDC). Maputo, 2008.

2011.

_______. Plano Estratégico da Universidade Pedagógica 2011 – 2017. Maputo, Imprensa Universitária da UP, 2010.

______. Normas para produção e publicação de trabalhos científicos na UP. Maputo, Imprensa Universitária da UP, 2010.

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE. Plano curricular do curso de Geologia. UEM, Maputo,

República de Moçambique, Boletim da República: Lei que regula as actividades do ensino superior em Moçambique. In: Boletim da República, 23/2009 de 29 de Setembro de 2009. República de Moçambique, Boletim da República: Decreto-Lei, que regula o Sistema Nacional de Acumulação e Transferencia de Créditos Académicos em Moçambique. In: Boletim da República 32/2010 de 30 de Agosto de 2010.

PLANOS TEMÁTICOS