• Nenhum resultado encontrado

4.1 Estudo de Caso 1 Universidade Federal de Santa Maria Brasil

4.1.2 Corpo Docente

No Brasil, esse quesito analisa o quadro docente através da sua dedicação a carreira docente sendo que se o número de docentes permanentes no programa for

88 muito pequeno o mesmo será penalizado podendo ocorrer o mesmo se houver falta de diversificação na formação e falta de atualização do corpo docente.

O corpo docente deve ser composto por mestres e doutores de diversas áreas de atuação e conhecimento, garantindo a instituição capacitação técnica, acadêmica e didática. A avaliação do corpo docente incentiva as instituições a aprimorar seus docentes, a investir em melhoria na formação, a incentivar a produção científica e tecnológica não só dos docentes mas de toda a comunidade acadêmica.

Além disso, o corpo docente deve apresentar produção científica, principalmente em Qualis A e B, capítulos de livros, participação em comitês, assessorias, comissões em órgãos de pesquisa e ensino, além de participação em corpo editorial de periódicos e comitês científicos de congresso e associações nacionais e internacionais.

Nesse sentido, o quesito que se refere ao corpo docente é dividido da seguinte forma:

Quadro 9 – Itens referentes a avaliação do corpo docente do programa Capes

1 - Perfil do corpo docente, consideradas titulação, diversificação na origem de formação, aprimoramento e experiência, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa.

2 - Adequação e dedicação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação do programa.

3 - Distribuição das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do programa.

4 - Contribuição dos docentes para atividades de ensino e/ou de pesquisa na graduação, com atenção tanto à repercussão que este item pode ter na formação de futuros ingressantes na PG, quanto (conforme a área) na formação de profissionais mais capacitados no plano da graduação. Obs: este item só vale quando o PPG estiver ligado a curso de graduação; se não o estiver, seu peso será redistribuído proporcionalmente entre os demais itens do quesito.

Fonte: Ficha de avaliação Capes

A Capes considera o número de docentes permanentes dividida pelo número total de docentes e faz uma análise qualitativa do número total de docentes para obter a média do curso. Quanto a carga letiva é desejável que a dedicação seja entre 30 e 120 horas/ano, podendo haver redução do conceito caso haja poucos

89 docentes com excessiva carga horária, sendo que não são consideradas aulas as disciplinas sem aulas teóricas como seminários, congressos, etc.

É considerado também o número de disciplinas ministradas na pós-graduação pelos docentes permanentes por ano e há redução de nota caso haja concentração de carga didática para poucos docentes, ou seja, deve haver um número ideal de docentes para ministrar as disciplinas do programa, podendo acarretar perda de pontuação.

Verifica-se, desta forma, que os docentes que ministram disciplinas na graduação e orientam alunos da iniciação científica somam pontos positivos para o conceito final nos programas de pós-graduação. A participação dos docentes em pesquisas e projetos também é considerada, como também bolsas de produtividade do CNPq e agências de fomento, empresas, etc. São avaliados os valores dos projetos e tipos de financiamento, os quais dependem das demandas de laboratórios e equipamentos.

Percebe-se que o quesito corpo docente é de grande importância na avaliação da Capes, pois o perfil dos docentes origina a qualidade do curso de pós- graduação. O docente é avaliado pela sua participação em disciplinas da pós- graduação e graduação, na sua experiência como docente através do constante aprimoramento de seu currículum lattes, na participação e criação de novos projetos e orientações dos alunos bem como no aumento constante de publicações em periódicos A1, A2, B1 e B2.

O programa de pós-graduação em engenharia civil da UFSM teve todos os itens considerados como bons nesse quesito tendo como destaque uma proporção de 90% do quadro de professores considerados como permanentes no quadro docente sendo que 07 possuem bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o qual concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no Brasil como no exterior. Observa-se também que se encontra em fase de credenciamento mais 09 docentes e está prevista a contratação de 16 professores para os cursos novos de engenharia acústica e engenharia sanitária e ambiental, os quais fazem parte da Engenharia I e contemplam o quadro da UFSM sendo que os mesmos poderão ser incorporados, futuramente, ao programa de pós-graduação em

90 engenharia civil. Por outro lado, observa-se que somente um professor possui pós- doutorado no exterior e os demais realizaram pós-doutorado em instituições nacionais.

Quanto aos projetos de pesquisa o programa desenvolveu satisfatoriamente um bom resultado sendo que 87% dos docentes permanentes realizam projetos de pesquisa, ressaltando-se para os outros 11% que não realizam nenhum projeto os quais deverão rever este item para a próxima avaliação. Houve também uma boa avaliação quanto aos docentes que ministraram aulas na pós-graduação (60%) simultaneamente com a graduação, além de terem orientações concluídas e artigos publicados em periódicos A1 e B3.

Se comparado ao período anterior de avaliação (2004/2006) houve algumas mudanças nos itens do quesito, mas anteriormente o programa havia registrado três quesitos com muito bom e na atual edição não houve nenhum. Isso se deve ao aumento das exigências pela Capes quanto a produção docente e discente e também a qualidade de teses e dissertações que estão sendo defendidas no programa. Cada vez mais o programa de pós-graduação em engenharia civil da UFSM deverá aumentar o número de publicações e os alunos deverão apresentar mais publicações em periódicos e menos em eventos como seminários, congressos, etc., aumentando assim a pontuação do programa nas próximas avaliações.

Documentos relacionados