• Nenhum resultado encontrado

4. Resultados

4.1 Descrição de Campo e Petrografia

4.1.4 Corpos menores La Tolda/San Carlos

Os corpos menores, referidos aqui, correspondem a pequenas exposições de rocha com textura porfirítica, de dimensiones em torno de 70.000 m2, encontrados nas localidades La Tolda e San Carlos, no centro da zona de estudo (Figura 4.2).

Na localidade La Tolda pode ser observada uma sequência de rochas vulcânicas e sub- vulcânicas, com texturas afaníticas, ofíticas e porfiríticas. Nessa localidade foi encontrada uma exposição pontual de diabásios intrudidos por um corpo menor porfirítico de composição dacítica (Figura 4.11), onde foram coletadas duas amostras (LC-04-B e LC-04-D).

A amostra LC-04-B, correlacionada com a unidade Diabásios de San José de Urama, tem uma exposição pontual não mapeavél na zona, e foi classificada macroscopicamente como diabásio com textura ofítica de cor cinza escuro, composto por cristais de plagioclásio e máficos (Figura 4.11C).

A.

B. C.

Figura 4.11. Contato intrusivo entre a unidade Diabásios de San José de Urama e um corpo menor com textura porfirítica. A) Afloramento em um córrego onde é observado os dois tipos de rocha; B) Dacito de textura porfirítica (LC-04-D); C) Diabásio (LC-04-B).

Microscopicamente LC-04-B foi classificada como um microgabro de textura ofítica (diabásio), composto por cristais de plagioclásio e clinopiroxênio (Figura 4.12A-B), com escassos cristais de quartzo, minerais opacos e presença de clorita massiva. O plagioclásio tem porcentagem modal de 44%, apresenta forma subédrica de habito tabular e tamanho

seriado entre 0,1 e 1,5 mm.

O Clinopiroxênio (41%) apresenta um habito prismático e hexagonal, alguns com bordas difusas, e tem um tamanho seriado de 0,1 a 1 mm, (Figura 4.12A-B). Alguns cristais têm inclusões de apatita e fraturas.

Os minerais acessórios correspondem a: escassos microcristais de quartzo anédrico intersticial; minerais opacos anédricos e subédricos disseminados na amostra; e minerais de apatita com hábito prismático.

A. B.

C. D.

Figura 4.12. Características petrográficas contrastantes do Diabásio LC-04-B e do Dacito LC-04-D. A) LC-04-B em cross polarized light (XPL), com textura ofítica, B) LC-04-B em XPL, detalhe da textura ofítica; C) LC-04-D em XPL, com textura porfirítica composto por plagioclásio alterado, quartzo e esqueleto máfico substituído por epidoto-clinozoisita, em matriz felsítica. D) LC-04-D em XPL, fenocristal de quartzo bi-piramidal com coroa de reação e plagioclásio alterado a epidoto-clinozoisita.

Por sua vez, a amostra LC-04-D corresponde a um corpo menor com textura porfirítica que intrude o diabásio (Figura 4.11A). Está composta por fenocristais de plagioclásio e quartzo em uma matriz afanítica (Figura 4.11B).

Microscopicamente, a amostra foi classificada como dacito com textura porfirítica, composto por fenocristais e microfenocristais de plagioclásio fortemente alterados e, em menor proporção, por quartzo bi-piramidal presentes em uma matriz felsítica (Figura 4.12C-D). A matriz corresponde a 59% do conteúdo modal, é cripto e microcristalina e está composta de plagioclásio tabular e quartzo. Apresentam-se setores de alteração correspondentes a agregados de epidoto-clinozoisita, clorita, e, em menor quantidade, prehnita.

Pl Cpx Qtz Pl Matriz Coroa de reação

O plagioclásio (29%) está presente como fenocristal, microfenocristal e microcristal, com forte alteração a epidoto-clinozoisita, de forma subédrica e habito tabular com bordas difusas (Figura 4.12D). Também são observados agregados de clorita, zeolita e prehnita.

O quartzo representa 8% do conteúdo modal, está presente como fenocristal, microfenocristal e microcristal, tem hábito bi-piramidal e apresenta bordas difusas, coroas de reação e abundantes baías de corrosão que mostram possivelmente desequilíbrio com a matriz (Figura 4.12D).

A amostra também apresenta amígdalas preenchidas de prehnita. Além disso, tem escassos cristais com textura esqueletal, de habito losango, preenchidos de agregados finos terrosos cor marrom que ocultam as propriedades originais do cristal (Titanita?).

Por outra parte, na localidade de San Carlos observam-se três corpos menores correspondentes a: gabros (901240), cuarzogabros (901272) e basaltos (LC-05-B). Os gabros e cuarzogabros apresentam texturas inequigranulares e os basaltos possuem textura microporfíritica com matriz microlítica vítrea. Todos os corpos estão intrudindo sequências sedimentares da Formação Barroso (Figura 4.2 e Figura 4.13A).

Foi coletada a amostra LC-05-B do corpo de basalto mapeado pelo SGC (Figura 4.2), o qual tem uma área de 94.000 m2 e apresenta afloramentos fortemente alterados e intemperizados (Figura 4.13C), com presença de rochas relativamente frescas em alguns setores. A amostra LC-05-B apresenta um aspecto cumulático, onde microfenocristais de plagioclásio alterado e cristais de minerais máficos estão concentrados em uma área da amostra (Figura 4.13D). Microscopicamente a amostra foi classificada como basalto de textura microporfirítica, composto por microfenocristais de esqueletos de plagioclásio presentes em uma matriz microlítica com clinopiroxênio, quartzo e vidro desvitrificado (Figura 4.14).

Os esqueletos de plagioclásio têm um conteúdo modal de 23%, correspondem a microfenocristais completamente saussuritizados e sericitizados (sem bordas claras) afetados por microcristais de clinopiroxênios que estão sobrepostos neles (Figura 4.14A-B).

A.

B.

Figura 4.13. Exposição em campo de corpos menores intrusivos na localidade de San Carlos. A) Contato intrusivo entre o cuarzogabro (901272) e rochas sedimentares da Formação Barroso; B) Afloramento do basalto porfirítico (LC-05-B) fortemente intemperizado; C) Detalhe do afloramento evidenciando o intemperismo e fraturamento; D) Rocha relativamente fresca de LC-05-B mostrando uma textura microporfíritica com aspecto cumulático, em matriz cinza

O clinopiroxênio representa 24% do conteúdo modal, é constituído por microcristais e escassos microfenocristais disseminados na matriz, com hábito hexagonal e prismático curto (Figura 4.14C-D). Os cristais de quartzo tem conteúdo modal de 6%, são intersticiais e apresentam inclusões de apatita com habito acicular. Entre os acessórios podem ser encontrados escassos cristais opacos (de formas quadradas) e minerais de apatita. Além disso, são observadas amígdalas arredondadas preenchidas de material argiloso e sílica.

Este corpo menor pode ser associado com a parte central do Stock El Cativo, apresentando cristais de clinopiroxênio como mineral predominante em matriz microlítica.

D. Formação Barroso (M. Sedimentar) Corpo intrusivo menor C.

A. B.

C. D.

Figura 4.14. Aspecto microscópico de LC-05-B. A e B) Plane polarized light (PPL), cross polarized light (XPL) respectivamente, observa-se uma textura microporfirítica, com microfenocristais de esqueletos de plagioclásio (Pl) sem bordas definidas e completamente saussuritizados e sericitizados em matriz microlítica com clinopiroxênio (Cpx) em vidro desvitrificado; C e D) PPL e XPL respectivamente, detalhe de microfenocristais de clinopiroxênio com algumas bordas difusas e misturadas com a matriz.