• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – PERCURSO METODOLÓGICO

3.1 Corpus da pesquisa

O Esporte Espetacular é um programa da TV Globo, que teve sua primeira exibição no ano de 19736. O programa foi transmitido durante dez anos, sofreu uma pausa de 4

anos, e posteriormente reiniciou sua transmissão, em março de 1987 até os dias atuais. Em seu início, o EE tinha seu foco em apresentar atrações norte-americanas, compradas da rede ABC. Com isso, o programa não comtemplava esportes populares no Brasil, ainda assim, a emissora afirma que este aspecto foi positivo, pois a cultura brasileira se apropriou de elementos americanos em suas práticas esportivas.

Com linguagem bastante formal, o Esporte Espetacular teve em seu início a seguinte ficha técnica: Ciro José, Juarez Soares, Luciano do Valle, José Luiz Furtado, Léo Batista, Teti Alfonso, Myriam de Lamare, Waldir Mendes e Milton Collen sob direção de Moacyr Masson e coordenação de Fernando Villela.

A pausa de quatro anos do programa, se deu pelas instabilidades e principalmente pelo orçamento da década de 1970 ser ainda muito precário. As instabilidades eram em relação ao horário de transmissão, ao tempo de exibição e às condições de produção que ocorriam conforme outras produções da emissora. Apesar destes aspectos, os produtores do EE começaram a perceber a necessidade em produzir conteúdos que valorizassem as práticas esportivas brasileiras e iniciaram as mudanças na grade do programa.

Desta forma, na sua retomada, o programa voltou nas noites de domingo com sua grade direcionada a esportes nacionais, dando espaço aos esportes radicais brasileiros. Atualmente, com formato dinâmico, o Esporte Espetacular procura dar enfoque a esportes nacionais, mas não deixou de lado a produção de conteúdo esportivo internacional.

A série Mulheres Espetaculares, entra na grade do EE no ano de 2014 e está até hoje em exibição. Com o objetivo inicial de mostrar as histórias das atletas brasileiras de ponta, Juliana Sana busca retratar a difícil rotina destas mulheres espetaculares. Assim, a jornalista às acompanha, realizando fielmente o dia a dia esportivo destas atletas, durante até 15 dias7.

Juliana Sana, é uma jornalista gaúcha, experiente nesta área, pois já viajou o mundo para contar histórias de seus personagens desta forma, acompanhando-os o mais próximo possível. A jornalista, que é casada com o diretor desta série, o catalão Salvador Llobert, nunca foi substituída por nenhuma outra jornalista para apresentar a série. Vale notar que, a série tem na sua maioria produtoras mulheres, poucos homens aparecem na ficha técnica.

Figura 1: Juliana Sana e Salvador LLobert

Fonte: http://www.agenciasupernova.com.br/2014/12/12/juliana-sana-e-a-mais-nova-agenciada-da- supernova/

Com o decorrer da série notou-se modificações nas escolhas das protagonistas, passando de ex-atleta (Laís Souza) até se chegar a celebridades e nas práticas não

7 Fonte: https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2015/10/01/conheca-a-reporter-do-esporte-espetacular-que-mora-

consideradas oficialmente esporte, como a Yoga, mas felizmente, manteve-se o foco na prática física com a jornalista frequentando a rotina pré-desafios. Perante ao questionamento8 sobre essa mudança, Juliana Sana, respondeu que a essência da série

está em desafiar fisicamente estas mulheres, que já mantem certas práticas esportivas. Para ela “O Brasil é um país dos esportes e aqui a maioria das mulheres práticas algo, inclusive as celebridades”, e a série serviria como espaço para estas mulheres demonstrarem suas práticas esportivas.

Na pesquisa exploratória realizada no site oficial do programa e no aplicativo oficial da emissora, foram encontrados 21 vídeos, sendo um deles de bastidores da produção da série, um episódio em duas diferentes plataformas online e 19 episódios da série em si, sem repetição. Da primeira temporada foram identificados 3 episódios, da segunda 5 episódios, da terceira mais 5 e da última temporada transmitida 6 episódios.

Nos últimos dois episódios da segunda temporada e todos os da terceira temporada, a produção escolheu apenas personagens olímpicos, acredita-se que tal escolha se deu pelo fato de ser os anos (2015 e 2016) que antecederam e aconteceram as Olimpíadas no Brasil. Também se destaca a última temporada, que aconteceu com celebridades da emissora, acredita-se que também foi uma tentativa de aproximação com o público de entretenimento da emissora. Seguem as tabelas síntese, produzidas com as informações encontradas sobre a série. Importante ressaltar que todos os episódios têm em torno de 12 e 20 minutos de duração:

Tabela 1: Informações Temporada 1: Mulheres Espetaculares

EPISÓDIO DATA PERSONAGEM ESPORTE

01 14 de setembro de 2014 Bethe Pitbull Correia Luta – UFC

02 26 de outubro de 2014 Maiara Basso Motocross

03 30 de novembro de 2014 Terezinha Guilhermina Velocista – Paralímpica Fonte: elaboração própria

Tabela 2: Informações Temporada 2: Mulheres Espetaculares – Personagens Olímpicos

EPISÓDIO DATA PERSONAGEM ESPORTE

04 04 de janeiro de 2015 Isadora Williams Patinadora

05 15 de janeiro de 2015 Bia Figueiredo Automobilismo

06 05 de abril de 2015 Maya Gabeira Surfista

07 28 de junho de 2015 Susana Schnarndorf Nadadora Paralímpica

08 30 de agosto de 2015 Aline Silva Luta Olímpica

Fonte: elaboração própria

Tabela 3: Informações Temporada 3: Mulheres Espetaculares

EPISÓDIO DATA PERSONAGEM ESPORTE

09 03 de janeiro de 2016 Edna Santini Rugby

10 24 de abril de 2016 Yane Marques Pentatlo Moderno

11 17 de julho de 2016 Ana Marcela Cunha Maratona aquática

12 28 de agosto de 2016 Jady Malavazzi Ciclista Paralímpica

13 02 de dezembro de 2016 Laís Souza Ginastica artística (ex ginasta) Fonte: elaboração própria

Tabela 4: Informações Temporada 4: Mulheres Espetaculares – Celebridades

EPISÓDIO DATA PERSONAGEM ESPORTE

14 22 de janeiro de 2017 Fernanda Lima Yoga

16 26 de março de 2017 Paolla Oliveira Luta

17 30 de abril de 2017 Isis Valverde Stand up padle

18 04 de junho de 2017 Priscila Fantin Corrida de obstáculos

19 15 de outubro de 2017 Sheron Menezes Natação

Fonte: elaboração própria

A partir das tabelas com as informações da série organizadas, assim como as decupagens realizadas dos episódios9, se fez necessário realizar uma análise destas

informações antes de partir para a análise cultural-midiática de todos os episódios da série até então. Foram escolhidos todos os episódios pelo fato do número de visualizações disponíveis no Globo Play, serem muito pequenos em relação à dimensão do programa EE. Os episódios estão disponibilizados ou no site do programa Esporte Espetacular ou no aplicativo da emissora Globo Play.