• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa adota um modelo de pesquisa misto, pois se utiliza de um método de coleta quantitativo (questionário) para realizar uma análise qualitativa do contexto de trabalho, sendo a referida coleta realizada de forma flexível, sendo o pesquisador inserido no ambiente do participante (CRESWELL, 2010). Intervenção, que procura compreender como os indivíduos percebem e compreendem o modo de viver e trabalhar, desenvolvendo significados subjetivos, variados e múltiplos fazendo com que o pesquisador compreenda a complexidade dos pontos de vista observados. Logo, pode-se dizer que tal postura de intervenção foi adotada também pela visão sócio-histórica de trabalho e de sujeito adotadas pelo pesquisador, que busca através da investigação do sentido de trabalho, de atividade, da natureza do vínculo do trabalhador com sua atividade e com a organização; estudando a relação com a atividade exercida e a percepção que os profissionais têmdestes espaços de trabalho.

Primeiramente, para o desenvolvimento da pesquisa em questão, foi realizada a revisão de literatura, como sugerido por Creswell (2010), sendo feita leitura da bibliografia referente às teorias de estudo sobre trabalho docente, contexto de trabalho, história do ensino de línguas estrangeiras no Brasil e psicologia do trabalho. Tal leitura sendo necessária para uma boa compreensão da situação dos profissionais estudados.

Após as leituras acima mencionadas, foi iniciado o processo de levantamento de material a ser utilizado em campo, escolha do instrumento e a realização de sondagens dos possíveis cursos a serem visitados. Os sujeitos que participaram são professores de inglês de cursos particulares de Fortaleza, e a escolha destes não seguiu critérios de exclusão referentes à idade, tempo de magistério, experiência acadêmica ou sexo. Adotamos como método de coletas de dados aplicação do questionário EACT – Escala de Avaliação de Contexto de Trabalho como descrito por Siqueira (2008). Também foram adquiridas informações através do diário de campo elaborado pelo pesquisador a partir de suas observações e sua inserção nos espaços de trabalho dos sujeitos. Estes, que contribuiram para a análise dos dados.

Devido à realidade encontrada campo e aos primeiros contatos com os sujeitos, percebeu-se que seria necessária uma adaptação dos objetivos da pesquisa, para que esta traçasse o contexto de trabalho atual destes profissionais na cidade de Fortaleza.

Os professores assinaram termos de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para participação da pesquisa, visando protegê-los com o sigilo que a pesquisa demanda de acordo com as normas de pesquisas com humanos adotadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COMEPE), da Universidade Federal do Ceará.

35

Terminada a fase de pesquisa de campo, foi dado início ao período de análise qualitativa dos dados coletados em campo. Baseando-se no estudo bibliográfico previamente realizado, sendo analisadas as informações supracitadas sobre os professores. A análise de conteúdo foi realizada como descrita por Coyles (Apud, 2010).

Para o procedimento dessa pesquisa foram utilizados, além do material bibliográfico, os equipamentos necessários para coleta de dados, cadernos de anotações e os questionários para as intervenções com os participantes da pesquisa.

5.1 Descrição do instrumento de coleta de dados

O instrumento de coleta utilizado é o questionário de Escala de Avaliação de Contexto de Trabalho (EACT)3 como descrito por Ferreira & Mendes (2003 In: SIQUEIRA, 2008). A EACT tem como objetivo coletar informações acerca das representações que os indivíduos têm de seu contexto de trabalho com base em três dimensões interdependentes: Condições de Trabalho (CT), Organização do Trabalho (OT) e Relações Socioprofissionais de Trabalho (RS).

A dimensão CT é contituída pelos elementos estruturais que espressam as condições de trabalho presentes no lócus de produção e caracterizam sua infraestrutura e apoio institucional. Expressando a qualidade do ambiente físico, do posto de trabalho, dos equipamentos e materiais disponibilizados para a execução do trabalho. Dentre seus componentes, podemos citar ambiente físico, instrumentos, equipamentos, matéria prima e suporte organizacional.

A OT, por sua vez, é formada por elementos prescritos, de modo formal ou informal, que expressam as concepções e as práticas de gestão de pessoas e do trabalho no local de trabalho e que influenciam o seu funcionamento. Esta dimensão é composta pela divisão de trabalho, pela produtividade esperada, pelas regras formais, tempo, ritmos, controles e características das tarefas.

RS é a terceira e última dimensão, sendo definida pelos elementos interacionais que expressam as relações socioprofissionais de trabalho, expressando as formas de gestão do trabalho, da comunicação e da interação profissional. Tem como componentes as interações hierárquicas, interações coletivas intra e intergrupos e as interações externas.

Como todo instrumento de pesquisa, o uso do EACT requer certos cuidados. O

36

sigilo foi respeitado protegendo tanto as instituições como os participantes, não havendo nenhuma forma de identificação dos cursos visitados ou dos professores que responderam ao questionário. Conforme instruções de Ferreira & Mendes (2008), todo o material de coleta foi incinerado após o processamento dos dados, para garantir tal sigilo.

O instrumento é indicado para pesquisas no contexto de diagn[ostico organizacional, por produzir um diagnóstico rápido dos principais indicadores críticos citados ateriormente, identificando se os aspectos encontram-se satisfatórios, críticos e graves. Seus resultados geram subsídios para planejamento de ações e aprofundamento sobre a situação da organização.

Apesar das vantagens citadas, o instrumento apresenta limitações. A principal entre elas sendo o que os autores supracitados chamam de “bater uma fotografia”. As informações coletadas com o instrumento mostram uma representaçlão coletiva dos respondentes sobre os fatores e itens, mas não revela as causas e o caráter dinâmico do fenômeno contatado. Ou seja, a coleta representa uma representação de um momento da organização. O contexto de trabalho é algo, como o próprio mundo do trabalho, que é repleto de complexidade, multiplicidade e diversidade. Por isso, devemos incentivar o diagnóstico periódico do contexto de trabalho, nas organizações.

5.2 Descrição das atividades de campo

Após a escolha do questionário EACT, foi delimitado o campo a ser visitado. Foram escolhidos cursos particulares de língua estrangeira, localizados na cidade de Fortaleza. Todos os sujeitos eram professores de inglês como língua estrangeira, nestes referidos cursos.

Dentro desta delimitação, como esta pesquisa investiga contexto de trabalho, foram selecionados apenas cursos que possuíssem mais de uma unidade e/ou fizessem parte de um sistema de franquias, que possuiam unidades em outros lugares do Brasil. Esta escolha ocorreu devido ao fato de que os cursos do sistema de franquias possivelmente possuiriam certa padronização no que diz respeito à cultura organizacional, ao material utilizado em sala, às estruturas físicas, às regras e normas de funcionamento, entre outros fatores.

Os cursos visitados têm carga horária de aulas semanal variando entre 1 hora, 2 horas, 2 horas e 40 minutos e 3 horas. Carga horária esta que também pode variar, sendo dividida entre uma ou duas aulas por semana.

O contato com os cursos ocorreu com três tipos de contato: contato com a recepção, contato com a coordenação e/ou diretoria, e contato com os professores. Na grande maioria, foi feito um contato inicial com a recepção para que fosse marcado um encontro com a coordenação

37

ou a direção do curso, onde foi entregue a carta de apresentação, e foi explicada a pesquisa e seus objetivos. Alguns cursos apresentaram certa resistência à participação na pesquisa, mas a grande maioria mostrou-se bem interessada, principalmente pela falta de estudos de psicologia do trabalho sobre o referido grupo de trabalhadores. O número de visitas em cada curso variou entre três e sete. Devido à indisponibilidade de tempo de alguns professores, em alguns cursos, foram deixados questionários com os professores, sendo coletados pelo pesquisador com os mesmos, posteriormente.

Durante a aplicação do questionário com os pasrticipantes, foi feita uma breve explicação acerca de seus objetivos e, na grande maioria dos casos, todos os itens foram analisados juntamente com os professores para que a compreensão fosse facilitada. Em alguns casos, foi possível a discussão de itens com os professores, o que possibilitou um levantamento de informações registradas nos diários de campo e que foram consideradas no processo de análise dos dados obtidos.

Foram coletados 93 questionários com professores de 11 cursos, entretanto um questionário precisou ser anulado por só possuir 34% dos itens respondidos. Logo, os resultados serão apresentados de acordo com os 92 questionários válidos.

38

Documentos relacionados