• Nenhum resultado encontrado

(Observe “Cuidados na Manutenção” na página 46.)

A durabilidade da corrente de transmissão depende da lubrificação e ajustes corretos. Um serviço inadequado de manutenção pode provocar desgastes prematuros ou danos à corrente, coroa e pinhão.

A corrente de transmissão deve ser verificada e lubrificada de acordo com as orientações descritas no item Inspeção Antes do Uso (pág. 34) e sua manutenção efetuada de acordo com as

recomendações da Tabela de Manutenção (pág. 44). Em condições severas de uso, ou quando a motocicleta é usada em regiões com muita poeira, será necessário efetuar os serviços de manutenção e ajustes com mais freqüência.

Inspeção

1. Apóie a motocicleta no cavalete central com a transmissão em ponto morto e o motor desligado. 2. Verifique a folga da corrente (1) na parte central

inferior, movendo-a com a mão. A corrente deve ter uma folga de aproximadamente 25 – 35 mm. 3. Gire a roda traseira. Pare e verifique se a folga

permanece constante em todos os pontos da corrente. Se a corrente estiver com folga em uma região e tensa em outra, alguns elos estão engripados ou presos. Normalmente, a lubrificação da corrente elimina esse problema.

Corrente de Transmissão •Roletes danificados •Pinos frouxos •Elos secos ou oxidados •Elos presos ou danificados •Desgaste excessivo •Ajuste incorreto Coroa e Pinhão

•Dentes excessivamente gastos •Dentes danificados ou quebrados

5. Se a corrente de transmissão, a coroa e o pinhão estiverem excessivamente gastos ou danificados, deverão ser substituídos. Caso a corrente esteja ressecada ou enferrujada, deverá ser lubrificada. Lubrifique a corrente caso esteja com elos presos ou engripados. Se a lubrificação não solucionar o problema, substitua a corrente.

Corrente de reposição recomendada: 428M–106 ATENÇÃO

Substitua sempre a corrente de transmissão, coroa e pinhão em conjunto. Caso contrário, a peça nova se desgastará rapidamente. Dentes danificados Dentes normais Dentes gastos (1) Corrente de transmissão (1)

4. Gire a roda traseira lentamente e verifique se a corrente de transmissão, a coroa e o pinhão apresentam as seguintes condições.

Manual do Proprietário 56

Ajuste

Para ajustar a folga da corrente de transmissão, siga os seguintes procedimentos:

1. Apóie a motocicleta no cavalete central com a transmissão em ponto morto e o motor desligado. 2. Solte a porca do eixo traseiro (1).

3. Solte as contraporcas (2) e as porcas de ajuste (3). 4. Gire as porcas de ajuste um número igual de voltas

até obter a folga especificada na corrente de transmissão. Gire as porcas de ajuste no sentido horário para diminuir a folga da corrente ou no sentido anti-horário para aumentar a folga da corrente. A corrente deve apresentar uma folga de 25 – 35 mm na parte central inferior. Gire a roda traseira e verifique se a folga permanece constante em todos os pontos da corrente. A marca de referência (4) dos ajustadores deve estar alinhada com as mesmas marcas da escala gravada (5) nas extremidades do braço oscilante.

NOTA

Caso a folga da corrente de transmissão seja excessiva e o eixo traseiro esteja no limite de ajuste, a corrente estará gasta e deverá ser substituída em conjunto com a coroa e o pinhão.

5. Aperte a porca do eixo traseiro no torque especificado.

TORQUE: 49 N.m (5,0 kgf.m)

6. Aperte levemente as porcas de ajuste. Fixe-as com uma chave de boca e aperte as contraporcas.

7. Verifique novamente a folga da corrente de transmissão. 8. A folga do pedal do freio traseiro é afetada quando

se ajusta a folga da corrente de transmissão. Verifique a folga do pedal do freio traseiro e ajuste-a, se necessário (pág. 18).

Caso não seja usado um torquímetro na instalação, dirija-se a uma concessionária autorizada Honda, assim que possível, para verificar a montagem da roda. A montagem incorreta pode reduzir a eficiência do freio.

Lubrificação

A corrente de transmissão deve ser lubrificada a cada 1000 km ou antes, caso esteja ressecada. Limpe completamente a corrente de transmissão e lubrifique-a somente com óleo para transmissão SAE 80 ou 90. Aplique o lubrificante de modo que este penetre em todos os elos da corrente, pinos, roletes e placas laterais.

! CUIDADO (1) Porca do eixo (2) Contraporca (3) Porca de ajuste (4) Marca de referência (5) Marca da escala (4) (1) (2) (3) (5)

Manual do Proprietário 57 NOTA

Não aplique lubrificante em excesso. Além de favorecer o acúmulo de poeira, areia e terra, o lubrificante será espirrado com o movimento da

corrente de transmissão sujando a motocicleta.

ATENÇÃO

Se a corrente estiver excessivamente suja, deverá ser removida e limpa antes de ser lubrificada. Para sua segurança, recomendamos que este serviço seja executado em uma concessionária autorizada Honda. Remoção e Limpeza

Quando a corrente de transmissão estiver excessivamente suja, deverá ser removida para limpeza e lubrificação. 1. Desligue o motor e remova cuidadosamente a presilha

de retenção do elo principal (1) utilizando um alicate. Não dobre nem amasse a presilha. Remova o elo principal e, em seguida, a corrente de transmissão da motocicleta.

2. Limpe a corrente de transmissão com um solvente não inflamável e deixe-a secar completamente. Verifique se a corrente de transmissão está gasta ou danificada. Substitua-a se estiver com roletes danificados ou pinos frouxos.

3. Verifique se os dentes da coroa de transmissão estão excessivamente gastos ou danificados. Substitua-a, se necessário. Nunca utilize uma corrente de transmissão nova em uma coroa danificada. Tanto a corrente como a coroa de transmissão devem estar em bom estado; caso contrário, a nova corrente ou nova coroa de transmissão se desgastará rapidamente. 4. Lubrifique a corrente de transmissão (pág. 56). 5. Passe a corrente de transmissão através da coroa

e conecte suas extremidades com o elo principal. Para facilitar a montagem, posicione as extremidades da corrente nos dentes da coroa de transmissão imediatamente adjacentes ao dente em que será instalado o elo principal.

O elo principal é a peça que mais afeta a segurança da corrente de transmissão. Reutilize os elos principais somente se estiverem em excelentes condições de uso.

Porém, recomendamos que seja utilizada uma presilha de retenção nova toda vez que a corrente de transmissão for remontada.

Instale a presilha de retenção com o lado fechado voltado para a direção de rotação da roda. 6. Ajuste a folga da corrente de transmissão e do freio

traseiro.

(1) Presilha de retenção (1)

Manual do Proprietário 58

Guia da Corrente de Transmissão

Documentos relacionados