• Nenhum resultado encontrado

3 MÉTODOS

3.6 Definição de termos e elenco de variáveis

3.6.2 Covariáveis

3.6.2.1 Variáveis do contexto familiar

As características socioeconômicas e demográficas da mulher e do parceiro foram avaliadas pelas seguintes variáveis:

a) Idade da mulher e do parceiro – Utilizada como duas categorias, definindo a faixa etária “< 30 anos” e “≥ 30 anos”.

b) Raça/cor da mulher – Avaliada, segundo autoclassificação, em: “branca” e “não- branca”.

c) Raça/cor do parceiro – Avaliada segundo referência dada pela mulher em: “branca” e “não-branca”.

d) Situação conjugal – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”, para a pergunta: “Você tem um marido/companheiro ou namorado?”.

e) Companheiro atual ou mais recente – Avaliado como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”, para a pergunta “Seu companheiro atual ou mais recente é o pai da criança?”.

f) Escolaridade da mulher e do parceiro – Foi explorada em anos completos de estudo e agrupada em duas categorias: “≤ 9 anos de estudo” e “> 9 anos de estudo”.

g) Inserção produtiva da mulher e do parceiro – Foi caracterizada em “ativo(a)” ou “inativo(a)” por estar, no momento da entrevista, inserido(a) ou não no mercado formal de trabalho.

h) Renda da mulher e do parceiro – Avaliada como variável dicotômica: “Sem renda/Menos de 01 salário mínimo” e “≥ 1 salário mínimo”.

i) Moradia - Avaliada em “Própria” e “Não própria”, para categorizar o tipo de relação com a propriedade da moradia.

j) Chefe de domicílio – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”, para identificar se a entrevistada é a chefe do domicílio.

As características comportamentais incluíram variáveis: Para a mulher:

a) Uso de fumo – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”. b) Uso de álcool – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”. c) Uso de droga – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”.

Para o parceiro:

a) Uso de fumo – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”. b) Uso de fumo – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”.

c) Relato de embriaguez – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”. d) Uso de drogas – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”.

e) Relato de brigas (agressão física) com outros homens – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”.

O perfil do relacionamento foi composto por:

a) Tempo da relação – Analisada em duas categorias: “≤ 6 anos” e “> 6 anos”. b) Comunicação entre o casal – Analisada em duas categorias: “boa comunicação”

ou “comunicação obstaculizada”. Essa variável foi construída a partir da pergunta:

“Geralmente, você e o seu parceiro atual ou mais recente conversam sobre os seguintes assuntos?”. A resposta era “sim” ou “não” para os seguintes ítens: a)

Coisas que acontecem com ele durante o dia; b) Coisas que acontecem com você durante o dia; c) Suas preocupações ou sentimentos e d) As preocupações ou sentimentos dele. Se pelo menos um ítem teve a resposta “Sim”, foi considerada “boa comunicação”.

c) Brigas do casal (vezes por mês) – Avaliada como variável dicotômica: “< 1 vez/mês” e ≥ 1 vez/mês”.

d) Infidelidade da mulher (segundo referência dada pela mulher) – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”.

e) Infidelidade do parceiro (segundo referência dada pela mulher) – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”.

f) Mulher agride fisicamente o parceiro sem ser agredida – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”.

g) Frequência da agressão física ao parceiro sem ser agredida – Avaliada com três categorias: “Nunca”, “1 ou 2 vezes” e “Frequente”.

3.6.2.2 Variáveis do contexto da violência pelo parceiro íntimo

A violência contra a mulher foi investigada pelas mesmas questões (Quadro 9) nas três etapas do estudo (durante a gravidez, o puerpério e nos últimos 7 anos). Para aquelas mulheres agredidas anteriormente, as modificações do padrão de violência (começou, cessou, diminuiu, aumentou ou permaneceu inalterada e o tipo de violência sofrida) foram avaliadas.

Os tipos de violência, descritos no Quadro 9, buscam abordar atos concretos infligidos à mulher. A violência (psicológica, física ou sexual) foi considerada presente quando a mulher respondeu “SIM” a pelo menos um dos itens do respectivo bloco de perguntas. A duração da

violência se refere à ocorrência em um ou mais períodos. A Frequência é avaliada em: uma vez, poucas vezes, muitas vezes. A Gravidade é avaliada pela violência física e serão considerados casos moderados se a mulher responder “sim” a pelo menos um dos itens 1 a 2 e casos graves, a um dos itens 3 a 6.

Quadro 10 – Perguntas acerca da violência cometida pelo parceiro íntimo Violência Psicológica

1- Insultou-a ou fez com que você se sentisse mal a respeito de si mesma? 2- Depreciou ou humilhou você diante de outras pessoas?

3- Fez coisas para assustá-la ou intimidá-la de propósito? 4- Ameaçou machucá-la ou alguém de quem você gosta? Violência Física

1- Deu-lhe um tapa ou jogou algo em você que poderia machucá-la? 2- Empurrou-a ou deu-lhe um tranco ou chacoalhão?

3- Machucou-a com um soco ou com algum objeto? 4- Deu-lhe um chute, arrastou ou surrou você? 5- Estrangulou ou queimou você de propósito?

6- Ameaçou usar ou realmente usou arma de fogo, faca ou outro tipo de arma contra você? Violência Sexual

1- Forçou-a fisicamente a manter relações sexuais quando você não queria? 2- Você teve relação sexual porque estava com medo do que ele pudesse fazer? 3- Forçou-a a uma prática sexual degradante ou humilhante?

3.6.2.3 Variáveis do contexto da criança

Neste contexto foram avaliadas características sociodemográficas da criança:

a) Idade da criança – Utilizada como duas categorias, definindo a faixa etária “6-7 anos” e “8-9 anos”.

b) Sexo – “Masculino” e “Feminino”

c) Presença de irmãos – Avaliada como variável dicotômica: “Sim” ou “Não”.

d) Número de irmãos – Avaliada em três categorias: “Nenhum”, “1-2 irmãos” e “3 ou mais irmãos”.

e) Posição na prole – Avaliada em duas categorias: “1ª-2ª posição” e “≥ 3ª posição”. f) Série – Avaliada em duas categorias: “Alfabetização/1ª série” e “≥ 2ª série”. g) Tipo de escola – Avaliada em duas categorias: “Pública” e “Privada”.

Documentos relacionados