• Nenhum resultado encontrado

CRÍTICA: COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO

Moura*, M. F. 1; Vaz, G. J. 1; Takemura, C. M. 2; Evangelista, S. R. M.1; Oliveira, L. H. M. 1; Pierozzi Jr., I.1 1Embrapa Informática Agropecuária, 2Embrapa Monitoramento por Satélite

RESUMO - Propomos uma metodologia semi-automatizada de estruturação e indução de

conhecimento a partir da informação técnico-científi ca do domínio de recursos hídricos, que envolve desde a coleta de informações até a visualização de resultados de buscas, passando por extração de padrões, inferências e ontologias.

Palavras-chave: gestão do conhecimento, mineração de textos, ontologias, recursos hídricos.

CRÍTICA: TECHNICAL AND SCIENTIFIC INFORMATION COMPILING AND RETRIEVING PLUS AGILE KNOWLEDGE INDUCTION IN

THE AGROHIDRO NETWORK

ABSTRACT - We propose a semi automated methodology which aims to structure and

induce knowledge from technical and scientifi c information focusing water resources. This methodology encompasses the steps from data collection to result visualization, through pattern extraction, inferences and ontologies.

K eywords: knowledge management, ontology, text mining, water resources.

INTRODUÇÃO

Produzir conhecimentos e tecnologias para uso no domínio agropecuário, por meio da execução de atividades de pesquisa, constitui um dos principais desafi os da Embrapa. Para organizar e disponibilizar sua produção técnico-científi ca, a Embrapa já conta com uma boa infraestrutura que envolve principalmente os produtos derivados da iniciativa Ainfo (EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA, 2012).

No entanto, em uma rede de PD&I, é necessária a disponibilização de um ferramental de análise das informações específi cas ao domínio, que facilite não apenas a identifi cação da bibliografi a relacionada aos temas de interesse como também o

cruzamento de informações de diversas fontes. As avaliações estatísticas, extração de padrões de dados e geração de modelos de inferência permitem antecipar ações, evitar retrabalhos, auxiliar a identifi cação e avaliação de tecnologias existentes e avaliar a execução e os resultados de pesquisa, assistindo, portanto, a gestão de conhecimento no domínio específi co da rede. A proposta deste projeto é oferecer soluções que contribuam para o processo de gestão do conhecimento em recursos hídricos, especialmente no Brasil. Mais especifi camente, visa à estruturação e indução de conhecimento, por meio de mineração de dados textuais e construção de representações do conhecimento, buscando maior qualidade nos processos de recuperação, análise, visualização e utilização das informações relativas a recursos hídricos.

M ATERIAL E MÉTODOS

Para o desenvolvimento de uma metodologia semi-automática de estruturação e indução de conhecimento, pretende- se desenvolver as etapas mostradas na Figura 1 e descritas a seguir, de modo a atingir as necessidades da rede AgroHidro, mediante as validações e os feedbacks dos especialistas:

Figura 1. Metodologia do Crítica.

Coleta de dados: serão defi nidos e coletados os documentos e informações da Embrapa ou de seus parceiros. Esses

dados passarão por um processo de padronização e serão armazenados em uma base (metadados e textos completos). O corpus resultante, tratado por ferramentas linguísticas, alimentarão as análises de dados.

Extração de candidatos a termos: serão extraídos candidatos a termos, ou seja, palavras ou composições de palavras

que possuem um peso estatisticamente signifi cativo na coleção de textos, mas que, porém, podem não corresponder a termos do domínio. Serão testadas e evoluídas algumas ferramentas de forma a melhor se adaptarem à terminologia de recursos hídricos.

Extração de padrões: nessa fase, serão obtidos metadados faltantes, em especial, de cobertura temporal e espacial,

palavras-chaves e tópicos dos documentos. Também serão desenvolvidos classifi cadores de documentos e extratores de relações causa-consequência. Além disso, serão utilizadas ferramentas de business intelligence para a obtenção de estatísticas descritivas.

Construção de uma ontologia de recursos hídricos: pretende-se alinhar, evoluir e adaptar ontologias já existentes

para o tema de recursos hídricos à terminologia brasileira.

Gestão terminológica: a partir da lista de candidatos a termos e das relações ontológicas criadas, serão desenvolvidos

mecanismos para a criação e manutenção da terminologia, de fi chas terminológicas e de um glossário de recursos

hídricos.

Mecanismos de busca e visualização: será disponibilizado um mecanismo de busca de informação fácil de usar,

efi ciente e que traga resultados adequados ao perfi l do usuário e contexto de uso. Diferentes formas de visualização dos resultados de busca e análise de informações também serão oferecidos.

Esta proposta associa-se diretamente a outros três importantes produtos e projetos de pesquisa desenvolvidos na Embrapa: AINFO, Agropedia Brasilis e TIENA. O Ainfo é o sistema para automação de bibliotecas, armazenamento e recuperação de informações técnico-científi cas da Embrapa. Além de ser o núcleo de outros produtos, seu módulo de consulta será utilizado como base para os mecanismos de busca, assim como a sua ferramenta de extração de tópicos e palavras-chaves será adaptada para o domínio da Rede AgroHidro. Agropedia Brasilis é o ambiente tecnológico para trabalho colaborativo virtual e gestão do conhecimento para PD&I na Embrapa, que hospeda a rede AgroHidro. Informações referentes ao contexto de uso e perfi s de usuários serão utilizadas para a personalização das buscas e visualizações. Finalmente, do TIENA, no qual estão sendo desenvolvidas tecnologias inovadoras em mineração de textos visando extrair informação e padrões em notícias agrícolas, serão reutilizadas e evoluídas as tecnologias de extração de padrões geoespaciais e temporais em textos.

RESULTADOS

As ferramentas de software serão disponibilizadas no site da rede AgroHidro. Estão previstos treinamentos de uso e fornecidos manuais online, com o objetivo de: viabilizar análises de dados e observação de tendências tecnológicas; contribuir para o processo de screening tecnológico; evoluir a terminologia e a ontologia do domínio; e permitir buscas inteligentes de informação e visualizações adequadas, que considerem os vários perfi s de usuário.

CONCLUSÃO

Com os produtos desenvolvidos espera-se: promover a disseminação do conhecimento entre os setores envolvidos; servir de referência às novas pesquisas, dado que se fornecerá uma análise sistematizada do que existe e de lacunas; auxiliar a manutenção da rede de pesquisa, permitindo avaliar seus resultados frente outras iniciativas; e, especialmente, ajudar na tomada de decisões referente à questão da gestão dos recursos hídricos. Além disso, a metodologia gerada com este trabalho poderá ser estendida a redes de pesquisa que tratem de qualquer outro tema.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA. Ainfo. Disponível em: <http://www.ainfo.cnptia.embrapa.br>. Acesso em 13 set. 2012.

DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO ATRAVÉS DA