• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

CRACHÁ E PASTA COMPLETA

163 APÊNDICE H – CARTA CONVITE

164 APÊNDICE I – LISTA DE FREQUÊNCIA (PARTICIPANTES)

165 APÊNDICE J – PLACA IDENTIFICADORA DO CURSO

166 APÊNDICE K – PROGRAMAÇÃO COMPLETA PESCURSO

167 APÊNDICE L – RELAXAMENTOS DAS OFICINAS

Relaxamento oficina 1 – elemento terra

Este momento é para relaxarmos. Neste curso vamos trabalhar com as emoções, com o conhecimento da gente com a gente mesmo, então assim é um momento para a gente tentar se esforçar em deixar os plantões ou a rotina. É o momento de vocês fecharem os olhos. Vou pedir para vocês respirarem fundo, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Vou pedir para vocês fazerem isso de maneira tranquila. Que todo o ar saia, que toda a preocupação saia. Todo ar que sai , sai com aquilo que eu não quero que esteja aqui neste momento.

Eu inspiro tranquilamente e expiro devagar. Eu vou começar a deixar os meus ombros soltos, mexendo-os para trás, sentindo-os. Sentindo o peso dos meus ombros. Inspiro e expiro. Eu vou deixando meus braços pesados, soltando minhas mãos, deixando meus dedos livres.

Inspiro e expiro.

Vou sentindo minha musculatura abdominal. Vou relaxando. Estou relaxando e ficando mais pesado. Começo a pensar num sol nascendo num campo verde. Eu inspiro uma brisa suave tocar meus poros, o inspiro até chegarem aos meus alvéolos e esse ar me limpa... me revigora.

Meu corpo está relaxado e eu caminho tranquilamente sobre este campo. Há flores, há muita calma neste campo.

Eu sinto meus pés relaxarem, sinto meus pés caminhando vagarosamente, sem pressa. Meu corpo está relaxado.

Eu estico meus braços para frente, e solto meus braços lentamente.

Eu inspiro fundo e expiro fundo, e faremos três inspirações e expirações para finalizarmos. Uma [pausa], duas [pausa], três [pausa].

Bem vindos de volta! Podem se sentar.

Relaxamento oficina 2- elemento ar

Feche os olhos e respire profundamente por 3 vezes.

Você vai preparar o seu corpo para uma viagem pela imaginação. Neste momento, se aproxima de você uma grande bolha transparente. Seu corpo é sugado pela bolha. Respire.

168 Preste atenção aos movimentos da bolha. A bolha ti leva a vários lugares das vivências emocionais.

Comece a se movimentar pelos lugares das vivências emocionais. Ande pelos lugares das vivências emocionais. Procure percorrer inclusive os lugares que você não conhece. Como você está se sentindo nos lugares das vivências emocionais? Como são estes lugares? De repente, você tenta pegar na bolha, não consegue.

A bolha fura e você cai num lugar escuro. Você olha ao redor e percebe que está numa sala rodeada de imagens de vivências emocionais.

Respire fundo e abra os olhos.

Relaxamento oficina 3 – elemento fogo

Respire fundo por 3 vezes.

Imagine estar caminhado por um lugar muito claro, olhe para os lados e veja a claridade lhe rodear.

Olhe para cima e para baixo e perceba que está envolto a uma profunda claridade branca. Você caminha por essa claridade. Você percebe que está pisando em um chão macio. A cada passo você afunda um pouco os seus pés.

Você percebe então que o chão é feito de uma grossa camada de neve fofa. A cada passada você percebe a maciez e a leveza da neve.

Ao perceber que está caminhando sobre a neve fofa, você começa a sentir frio em seus pés, esse frio vai tomando seu corpo e você percebe está sentindo muito frio, você se encolhe de frio.

Logo, em sua caminha você avista uma pequena cabana. Você caminha em direção a ela. Então entra na cabana e observa que ela está vazia. Olha para frente e avista uma lareira acesa.

Você se aproxima dela e começa a sentir seu corpo aquecer, aproxima suas mãos do fogo e começa a prestar atenção nos movimentos das chamas.

Você se concentra nesses movimentos que parecem uma dança. Neste momento, você começa a mover seu corpo de acordo com a dança das chamas que lhe aquecem. Sinta seu corpo dançar.

Movimente seus braços, suas pernas, movimente seu pescoço e solte sua cabeça... Relaxe. Sinta-se totalmente aquecido e confortado.

169 Esta sensação lhe prepara para enfrentar situações difíceis. Você se sente forte, empoderado e ativo, pronto para atuar. Ser o ator de sua própria cena. Desta maneira, você encontra-se preparado para atividade de hoje.

Pode abrir os olhos.

Relaxamento oficina 4 – elemento água

Vamos fechar os olhos e respirar fundo por 3 vezes, inspirando pelo nariz e soltando pela boca.

Vamos ouvir o barulho da água.

Vamos aos poucos nos permitindo ouvir o barulho da água, imaginar esta água que está caindo.

Veja em sua imaginação que a água está caindo do céu para o chão.

Você vai em direção à água. Deixa que ela ti molhe. Que lave e leve embora suas preocupações, seus problemas, seus pesares.

Você sente cada pingo de água cair em sua pele.

Você está completamente molhado com a água que cai numa temperatura muito agradável.

Você se sente confortável com a água em seu corpo. Seu conforto aumenta cada vez mais, e você vai relaxando e se molhando.

Após estar todo(a) molhado(a) seu corpo começa a se movimentar sutilmente. Seus dedos das mãos começam a se mexer, seus pulsos começam a rodar calmamente, seus braços começam a se mexer junto com os ombros....

Você começa a perceber que está virando água. Você cai (faça o movimento de cair ou se agache).

Você vira uma poça dágua, e percebe que pode ir aonde quiser. Pode se movimentar para onde quiser. Mexa suas pernas, para frente ou para trás, coloque seus braços a explorar espaços, mexa seu pescoço e explore o espaço, que você enquanto água, pode preencher, mexa seu corpo como se estivesse se movimentando como água. Mexa seus quadris, se movimente sutilmente como a água mansa que preenche todos os espaços.

Você está explorando o lugar em que se encontra e está preenchendo todo o lugar que está aberto. No entanto, de repente você encontra uma barreira fechada. Ela está em sua frente.

Tente senti-la, tente passar por ela. Procure um caminho para preencher. Gesticule. Busque.

170 Você tenta, tenta, mas... Não encontra saída para desaguar. Percebe neste momento, que a água não consegue entrar em locais que possuem barreiras fechadas. Você então para. Respire fundo. Assim como a água o conhecimento também preenche espaços vazios. No entanto, o conhecimento só se espalha em lugares que não possuem barreiras fechadas que o impeçam de se espalhar e preencher estes espaços. Portanto, permita que o conhecimento se espalha em você e preenche mais seus espaços feito água.

171 APÊNDICE M – CRONOGRAMA DA PESQUISA

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

Documentos relacionados