• Nenhum resultado encontrado

8 Implementação Física

8.1.3 Criação das Tabelas e Inserção dos Dados

A implementação física do banco de dados seguirá conforme o modelo proposto na modelagem conceitual (modelo OMT-G). Assim, as tabelas serão criadas por meio de scripts gerados pela aplicação OMT-G Designer com adaptações pontuais de escrita dos scripts com a finalidade de facilitar e implementar algumas necessidades referentes ao modelo OMT-G. Assim, o povoamento das tabelas foi realizado com base nas informações que foram previamente ajustadas na etapa de inserção das informações na base de dados por meio de comandos insert (inserção de informações) e update (atualização de informações já inseridas na tabela).

Tendo em vista que a base de dados do SICAR é oriunda dos cadastros ambientais rurais que foram preenchidos pelos proprietários dos imóveis ou por pessoas delegadas, as informações inseridas na tabela geoespacial Area_Imovel, nas tabelas que compreendem as especializações da superclasse Servidao_Administrativa_Total, nas tabelas que compreendem as especializações da superclasse

Feicoes_Ambientais_Protegidas, nas tabelas que compreendem as especializações da

Criação de uma base de backup contendo os

dados do SICAR

Avaliação geométrica dos dados - Avaliação de erros topológicos

Criação de tabela temporária contendo a localização

espacial dos erros topológicos

Ajuste da base por meio da funçãoPostGIS ST_MakeValid (geom)

Verificação manual para avaliar se houve perda de informações geoespaciais após processo de validação

da geometria.

Correção manual dos erros topológicos apresentados nas geometrias que foram apagadas após a aplicação da função ST_MakeValid .

Verificação e validação do atributo referente ao

código de inscrição único dos imóveis.

Eliminação dos imóveis duplicados, bem como das demais informaçoes associadas à duplicação.

Eliminação das informações que estão em

desconformidade/ fora da área de interesse.

Inserção dos dados de

input no banco

Postgre/PostGIS para alimentar as tabelas previstas no modelo

superclasse Area_Uso_Restrito, nas tabelas que compreendem as especializações da superclasse Reserva_Legal e, por fim, nas tabelas, Area_Pousio, Vegetacao_Nativa,

Area_Consolidada, RL_Averbada_Outro_Imovel e

Entorno_Reservatorio_Energia_Abastecimento são consideradas como informações

de input do sistema. Logo, a inserção das informações nestas tabelas será realizada utilizando-se das informações oriundas do SICAR. Porém, a carga dos dados não foi realizada diretamente no banco de dados. Nestes casos de input de informações diretas no banco, foram desenvolvidos scripts SQL para inserção das informações contemplando as regras que foram compreendidas por meio de análises e compreensão do sistema SICAR e por meio de análise e compreensão dos dados iniciais inseridos no banco de dados e visualizados no software QGIS e que estão presentes no modelo OMT-G e nos Scripts SQL criados para a inserção dos dados.

Em resumo, as regras observadas são relacionadas as distâncias entre as feições inseridas e a localização da propriedade rural, os relacionamentos das feições em relação às feições referentes às massas de água e às áreas de servidão administrativa.

Importante esclarecer que a inserção dos dados geométricos referentes às tabelas

Entorno_Reservatorio_Energia_Abastecimento, APP_Reservatorio_Artificial, APP_Borda_Chapada, Nascente_Olho_Dagua, APP_Nascente_Olho_Dagua, APP_Reservatorio_Nao_Desapropriado, APP_RL_Energia_Cota e APP_Nascente_Olho_Dagua_Art61A foi realizada utilizando-se dos dados disponibilizados pelo SICAR e inseridos na base de dados utilizada neste trabalho tendo em vista que:

• Os dados geométricos (coordenadas geográficas – tipo ponto) de localização das nascentes não foram disponibilizados pelo SICAR. Logo, tendo em vista que a extração de centroide dos dados referente à apps de nascentes por meio das funções ST_Centroid (geometry) ou ST_PointOnSurface (geometry) disponibilizadas no PostGIS não retornariam a localização (coordenadas geográficas) exata das nascentes, tendo em vista que esses dados foram submetidos a processamentos com a finalidade de aplicar as regras ambientais contidas nas legislações específicas aplicadas ao CAR, a tabela

Nascente_Olho_Dagua foi criada e seu script desenvolvido, porém não houve

carga de informações alfanuméricas e geométricas nesta tabela.

APP_Nascente_Olho_Dagua, APP_Nascente_Olho_Dagua_Art61A com os

dados disponibilizados pelo SICAR, tendo em vista a impossibilidade de aplicação das regras estipuladas pelo código florestal (buffer em metros sobre a localização da nascente) para estes dados geoespaciais.

• Os dados geométricos e informações alfanuméricas referentes às tabelas denominadas Entorno_Reservatorio_Energia_Abastecimento e

APP_Reservatorio_Artificial também foram inseridos utilizando-se dos dados

do SICAR, pois a informação referente à largura definida como faixa de app pelo órgão ambiental no ato do licenciamento ambiental foi inserida pelo cadastrante ao realizar o cadastramento da feição no módulo de cadastro do CAR. Como o valor de largura (em metros) inserido pelo cadastrante não foi fornecido pelo SICAR e tendo em vista a impossibilidade de determinar o valor da largura aplicado por meio de funções disponibilizadas pelo PostGIS, as tabelas supramencionadas foram alimentadas com as informações inseridas na base de dados utilizada neste trabalho.

Por fim, acrescenta-se que os scripts de SQL desenvolvidos para a carga das informações das tabelas descritas neste tópico levaram em consideração as regras de relacionamentos contempladas no modelo OMT-G sem que houvesse perda ou modificações dos dados.

8.1.3.1 Geração e Inserção de Dados na tabela Area_Liquida_Imovel.

No modelo do banco de dados, a feição Area_Liquida_Imovel está presente no diagrama de classes referente à área do imóvel e a inserção de dados alfanuméricos e geométricos é realizado por meio da aplicação das regras de relacionamentos espaciais exemplificadas no modelo OMT-G. Assim, os dados contidos nesta tabela são resultante dos relacionamentos entre as especializações da superclasse

Servidao_Administrativa_Total, entre a classe

Entorno_Reservatorio_Energia_Abastecimento e entre a classe Area_Imovel já

inserida na base de dados. Com o intuito de criar e inserir informações tabulares e geométricas na tabela Area_Liquida_Imovel, procedemos com a subtração das áreas que compreendem as feições Area_Utilidade_Publica, Area_Infraestrutura_Publica,

Reservatorio_Energia_Abastecimento (feições que compreendem as especializações

Area_Imovel por meio dos relacionamentos via chave primaria e chave estrangeira

referente ao código de inscrição do imóvel representado pelo radical aim_cod_pk.

8.1.3.2 Geração e Inserção de Dados na tabela Sede_Imovel

A tabela Sede_Imovel é povoada por meio da aplicação da função ST_PointOnSurface (geometry) sobre os dados geométricos da tabela Area_Imovel. As informações alfanuméricas são decorrentes da aplicação dos relacionamentos pela chave primaria e chave estrangeira referentes ao código de inscrição do imóvel representado pelo radical aim_cod_pk.

8.1.4 Geração das Informações conforme Legislações Ambientais Federais e

Documentos relacionados