• Nenhum resultado encontrado

Criando seu próprio pacote de instalação dos agentes

No documento NxSkinBR Documentation (páginas 79-84)

7. Personalización o mejoras de NxFilter y sus clientes

7.7. Criando seu próprio pacote de instalação dos agentes

Já o NxLogon, que é uma aplicação simples sem instalador você só precisa substituir vários arquivos do arquivo zip original e fazer seu próprio arquivo zip. Você pode alterar o nome dele também, mas quando fizer essa alteração é indicado mudar também o conteúdo dos arquivos batch mas isso será visto a frente.

Contudo esse processo é um pouco diferente para o NxClient, NxUpdate e NxMapper uma vez que estes requerem que sejam feitos instaladores para Windows e Mac OS.

7.7.1 Criando sua própria instalação Windows

Para fazer os instaladores do Windows foi utilizado o Inno Setup1 . Quando NxClient, NxUpdate e NxMapper é

instalando, eles criam seus próprios diretórios dentro de “C:/Program Files (x86)” e registrado como um serviço Windows.

Por exemplo, quando é executado o instalador NxClient todos os arquivos necessários são copiados para “C:/Program Files (x86)/nxclient” e então é executado “bin/instsvc.bat” para registrá-lo como serviço Windows e então é executado o arquivo “bin/setup.bat” ao término do processo de instalação para rodar seu programa de configuração.

Nota:

Se você se tornar nosso parceiro comercial podemos disponibilizar nosso script Inno Setup.

Os arquivos zip usados para criar nossos pacotes de instaladores estão em um pacote antigo na nossa página de download.

Quanto o sistema é removido, é executado o batch “bin/unstsvc.bat” para remover o registro do serviço do Windows.

7.7.2 Criando seu instalador para o Mac OS

É usado o programaPackages2para construir nosso instalador Mac OS. Quando o instalador é executado ele criará

seus diretórios em “/Library” e o arquivo “conf/plist.default” é copiado para dentro de “/Library/LaunchDaemons” com um novo nome como “org.nxfilter.nxclient.plist” para ser executado como um daemon. E então ele roda o script “setup-mac.sh” localizado no diretório de instalação para iniciar o programa de configuraçãoi.

1http://www.jrsoftware.org 2http://s.sudre.free.fr

Para remover o programa você precisa rodar o script “uninstall-mac.sh”, que está dentro do diretório de instalação.

Nota:

Podemos disponibilizar nosso script do Packages se for nosso parceiro comercial.

Os arquivos zip usados para criar nossos pacotes de instaladores estão em um pacote antigo na nossa página de download.

7.7.3 Mudando o nome da aplicação

Quando você personalizar nossos agentes, uma das coisas que pode desejar é mudar os nomes dos nossos agentes. Altere o arquivo “conf/appname”, localizado no diretório de instalação. Quando o nome é alterado, ele aparecerá no programa de instalação dos nossos agentes.

Replacing icon file and default setup value Substituindo/Alterando ícones ——————————

Para usar seu próprio ícone, o arquivo é “”nxd.ico”” localizado no diretório de instalação e é um arquivo que contém ícones com as dimensões 16x16, 32x32 e 48x48. No momento só é usado para o Instalador Windows e programa de configuração.

Nota: A versão do NxClient e NxUpdate baseado em Java precisa que seja adicionado mais um ícone cujo nome seria “nxd16.png”. É um arquivo PNG de 16x16 para a GUI de configuração.

Também é possível mudar os valores padrão na conexão com o servidor. Você pode modificar os valores padrão de “Server IP” e “Login Token” do programa de configuração alterando o arquivo “conf/cfg.default”.

O arquivo “conf/cfg.default” será copiado por cima do arquivo “conf/cfg.properties” quando você executa o programa de configuração pela primeira vez ou durante o processo de instalação.

7.7.4 Escrevendo seu programa de configuração

É possível construir seu próprio pacote, para fazê-lo e incluir seu programa de configuração. Em nossos pro- gramas de configuração existem alguns controles e botões. Para controle, nós lemos os paramêtros no arquivo “conf/cfg.properties”.

E quando você clicar nos botões que são “SAVE”, “TEST”, “START”, “STOP” as ações são feitas relendo/alterando o arquivo de configuração.

O botão “SAVE” grava os valores definidos na tela em “conf/cfg.properties”.

Os botões “START” e “STOP”, se forem usados no Windows chamam os comandos “net start” e “net stop” considerando que o agente foi instalado como serviço. Já no Mac OS, é executado o programa “/bin/launchstl” com o arquivo Plist gravado no diretório “/Library/LaunchDaemons”.

Então - reafirmando - ao fazer seu programa de configuração para o NxClient no Windows, quando for clicando em “START” e “STOP” você precisa executar os comandos,

net start NxClient

net stop NxClient

Quando for no Mac OS,

NxSkinBR Documentation, Versión 0.2

/bin/launchctl load -w /Library/LaunchDaemons/org.nxfilter.nxclient.plist

/bin/launchctl unload -w /Library/LaunchDaemons/org.nxfilter.nxclient.plist

O botão “TEST” executa o batch “bin/test.bat” ou o script “bin/test.sh”. Antes de executar seu próprio script de testes você precisa gravar primeiro os valores de configuração.

Após você executar o script de teste você pode receber algumas mensagens com os seguintes códigos de saída. 0 = Sucesso

-1 = Valores incorretos na configuração -2 = Erro de conexão

-3 = Erro de login

Nota: Para o NxMapper, ao invés de “bin/test.bat” é usado o aplicativo “test.exe”. Para o NxMapper não há code de erro do login já que não existe processo de login.

7.7.5 Personalizando o NxRelay

Não é disponibilizado um instalador ou programa de configuração do NxRelay por não ser um sistema para um usuário comum do Windows. Mas sua estrutura é a mesma do NxFilter. Nos tópicos anteriores é explicado como criar um pacote de instalação, siga o mesmo procedimento.

7.7.6 Limitação

Preparando seu próprio instalador e modificando os nomes dos agentes geralmente atende a maioria das necessidades. Mas há algo que não pode ser mudado. Internamente, no sistema, há uma codificação contendo a assinatura “nxfilter”. É importante mantê-la para que tenhamos uma unica assinatura e possamos diferenciar os sinais recebidos dos agentes. E também não é permitido remove a licença ou qualquer das licenças de terceiro sob pena de caracterizar uma violação na licença base. Você pode ter seu próprio arquivo de licença mas a licença base precisa ser mantida. Sào permitidas muitas caracterizações e alterações, então é inevitável não ter alguma limitação.

CAPÍTULO

8

NxClassifier

8.1 O que é NxClassifier

NxClassifier é o recurso de auto-classificação integrado ao NxFilter para uso com a Jahaslist. Ele faz uma classificação dinâmica em cima dos sites solicitados por seus usuários baseando em expressões regulares e sistema de pontuação. Você pode definir ou modificar as regras de classificação de acordo com sua linguagem.

Nota: Para usar o NxClassifier o pré-requisito é ter a licença Jahaslist.

8.2 O que é uma regra de classificação?

Entendendo como é feita uma regra de classificação. Uma regra de classificação consiste nos seguinte fatores. Keyword : Palavras chave. Na realidade é uma expressão regular.

Target : Se a palavra chave será utilizada na verificação do domain (dominio), title (título do site), description (descrição) e text ( texto ) do site.

Nota: Os dados como título, descrição e texto de um site são obtidos através da página inicial do mesmo que é coletada pelo NxClassifier.

Points : Você pode definir a pontuação para quando as informações baterem de acordo com o nível de importân- cia para a classificação do domínio. A pontuação mínima para ser classificado é 100 e a máxima é 1000. Category : A qual categoria o domínio será associado se as informações baterem.

Nota: Se houver o interesse em criar uma regra de exclusão ( liberar o domínio de uma classificação ) para uma de- terminada categoria, defina com pontos negativos ( - ). Por exemplo, se você associar a palavra chave filme a categoria

“”Entretenimento”” mas você não quer classificar a página de download na mesma categoria, então você pode associar a palavra “”download”” a “”Entretenimento”” com pontos negativos.

8.3 Mesclando as listas de bloqueios da internet

É possível fazer o download e unir as listas públicas existentes na Internet junto com a Jahaslist e a Globlist de maneira automática, toda noite quando é feita a atualização das listas o sistema faz a junção com as URLs registradas em “Classifier > Blocklist”.

Nota: A Globlist é uma fração da Jahaslist.

O formato da lista de bloqueio : O arquivo deve ter os domínios separados por linhas. De um modo mais prático, todas as lista de bloqueio disponibilizadas emhttps://firebog.netfuncionarão.

Classificando por pontos: Podem haver domínios registrados em mais de uma categoria em diversas listas. Você pode fazer uma lista específica e assim mesclá-la definindo qual sua pontuação.

Nota: Quando uma URL de uma lista de bloqueio for excluída, os domínios existentes a partir dela serão removidos. Se você deseja remover uma uma lista sem causar problemas, classifique a pontuação de prioridade com “”-1”” e durante a junção que ocorre toda noite eles serão excluídos.

Mas deixamos claro que não é o objetivo usar na Jahaslist as listas de bloqueio definidas pelo usuário. Pois podem haver diversos falso positivos e domínios inexistentes nessas listas públicas, a Jahaslist contém domínios testados e validados, por esse motivo alguns dominios são removidos de acordo com as seguintes regras.

1. Se o domínio não existir.

2. Se já houver o domínio na Jahaslist. 3. Se ele estiver na lista de 100.000 domínios.

Nota: Ainda sim podem ocorrer de serem adicionados domínios já registrados na Jahaslist, pois o processo de verifi- cação só identifica registros que forem completamente iguais, isso por que um processo de análise mais profundo iria causar impacto no sistema.

No documento NxSkinBR Documentation (páginas 79-84)

Documentos relacionados