• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – ESTADO DA ARTE

2.8 Criar uma marca

Quando pretende-se criar uma marca, não basta apenas montar uma empresa, ter funcionários e executar seus serviços até obter o produto ou serviço final, uma marca abrange muito mais. A marca é a representação de uma imagem positiva para o consumidor, ela é agregada de valor. Segundo Cesca (2006), na perspectiva do consumidor, ela tem capacidade de diferenciar (uma marca da outra), oferecer garantias (segurança e confiança ao consumidor), acrescentar valor (valor ao produto e à experiência de compra) e personalizar (o consumidor expressa suas preferências).

Esse valor é idealizado antes do lançamento da marca no mercado, dentro do planeamento da marca nas perspectivas da empresa, que têm por objetivo definir os rumos e passos da organização para adquirir bons resultados de comunicação e venda para seu público- alvo. Nesse planeamento é analisado o segmento de mercado, e partir de então, estudadas suas necessidades, para assim desenvolver a marca e sua identidade.

O consumidor compra a marca, ou seja, seus valores e atributos, mais do que somente um serviço ou produto, de acordo com Pinho (1996). O diferencial das marcas implica na escolha do consumidor entre uma ou outra opção, na qual ele irá se identificar e fidelizar com a marca que lhe trouxer maiores benefícios. Para desenvolver esse diferencial é preciso que a marca tenha uma identidade e estilo próprios, segundo Schimitt & Simonson (2002), projetados para suprir os desejos e necessidades de seu público-alvo. Como afirma Vásquez (2007), a marca transmite sensações ao consumidor ou representa algo que, por termos de imagem, proporciona a ele algo que o inspira e que ele ainda não possui.

Para criar uma marca, é preciso estudar ao máximo o público que se pretende alcançar e o quê se deseja passar a esse público, pois como afirma Dionísio et. al (2000) a marca é uma vantagem concorrencial. É preciso ter cuidado com o comum, mostrando com facilidade qual o diferencial da nova marca, afinal, concorrer com marcas tradicionais pode ser muito arriscado. Como afirma Schimitt & Simonson (2002), a base das escolhas do consumidor

_____________________________________________________________________________ 18

atual se resume na inserção da marca dentro de seu cotidiano e estilo de vida, de maneira que a marca passe a estimular o consumidor de acordo influências que o norteiam. Através do conhecimento do consumidor é possível criar estratégias que o alcançarão, pois será mais fácil entrar em contato com seu cotidiano e comunicar um novo produto quando entende-se os tipos de valores e necessidades ele possui.

O modo como as marcas são vistas e inseridas no contexto das pessoas difere umas das outras, fato cujo torna-se essencial para a diferenciação no mercado e escolha de compra do consumidor. De acordo com Schimitt & Simonson (2002) o uso da estética, quando cria uma ligação positiva com o mercado, pode ser um forte meio de diferenciação utilizado pelas marcas.

“Marcas proporcionam uma imagem. Asseguram qualidade. Oferecem soluções definitivas. Marcas ultrapassam os elementos específicos do produto (tais como atributos e benefícios utilitários que proporcionam) para considerar o produto como um todo”. (Schmitt, 2002, p.31). Dessa forma, compreende-se que o valor da marca para as pessoas vai além, influencia sua escolha de compra, e desse modo, para a criação de uma marca, vários fatores devem ser estudados a fim de alcançar o valor futuramente identificado pelos consumidores.

As marcas podem, facilmente, oferecer ao mercado, produtos de qualidade e/ou funcionalidade semelhantes entre si, como afirma Pinho (1996) devido a grande demanda de marcas que vendem os mesmos produtos e serviços, o que revela a necessidade de cada marca, ter um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis para diferenciá-la das demais. Também, as propagandas em televisão, rádio, revistas, outdoors, internet e outros, estão a alcance de todos de maneira simples, portanto, é preciso saber escolher os canais de distribuição que obterão melhor êxito com seu consumidor e realizar a propaganda da maneira mais criativa ao desperte interesse de compra.

Diante das informações sobre o que se deseja passar ao cliente e as informações sobre o próprio cliente, é possível criar ideias que relacionarão o nome da marca com seu estilo e objetivo, produtos ou serviços oferecidos e posterior reconhecimento dela.

O mercado encontra-se com inúmeras inovações apresentadas por novas e antigas marcas de sucesso, o que por vezes dificulta o lançamento de uma nova marca no mercado econômico. Para lançá-la, portanto, deve-se ter em conta o poder do diferencial, e buscar a forma mais inusitada e criativa de chegar ao consumidor com um novo produto ou serviço, que despertará o interesse e acrescentará algum valor em sua vida.

_____________________________________________________________________________ 19

O diferencial vai consistir no quê, segundo a visão dos consumidores, a marca irá refletir e que tipo de informação, mensagem e sentimento ela fornecerá. Sendo assim, a identidade e o estilo da marca são ideais para desenvolver seu diferencial. Diante de tanta concorrência e tantos produtos equivalentes entre si em funcionalidade e qualidade, uma marca nova, obrigatoriamente, deve ter identidade própria, de maneira que irá despertar a atenção dos consumidores, e irá influenciar na escolha de compra.

Segundo Aaker (2012) é essencial para o sucesso da marca ter a capacidade de inovar, e essa inovação pode ser avaliada em várias dimensões, desde a obtenção de suporte para sua implantação, a aceitação no mercado, combinação entre o incremental e o inovador e a utilização da inovação como oferta no mercado.

Sendo assim, não necessariamente, uma organização deve ter um produto inovador, nunca visto antes, Lima (2013), define que a inovação se refere a uma ideia que gere lucro.

Ela pode também inovar no seu fabrico com apelo a sustentabilidade, por exemplo, reduzindo as agressões contra o meio-ambiente, pode inovar no seu meio de vendas, como por exemplo, alguns marcas têm utilizado das mídias sociais Instragam e WhatsApp, sendo eles dois aplicativos para Iphone e celulares com sistema Android, nos quais o primeiro serve para publicar fotos com legendas, onde é possível comentar, perguntar tamanhos, cores, preço e formas de pagamento e o segundo funciona como bate-papo online através do número de contato de telemóvel, onde pode ser enviados textos, fotos, vídeos, áudios, e assim, criar um contato direto com o consumidor e fornecer-lhe informações que precise.

Dessa forma, criar uma marca significada mais do que lançar seus produtos de venda no mercado. Para que esse lançamento venha a ser bem visto por novos consumidores, é preciso que a marca prontifique-se em oferecer a eles um produto que por algum motivo será inovador, e para além do produto em si, ela precisa vender seus conceitos, os quais agregarão valor a marca e ao consumidor. Esses conceitos são criados a partir do que a marca oferece para os consumidores, por isso, é preciso que a marca desenvolva critérios com base no conhecimento sobre seu segmento que tenham o intuito de oferecer a eles melhorias de vida, como por exemplo, destacarem-se perante a sociedade ou sentirem-se mais belos.

_____________________________________________________________________________ 20

Documentos relacionados