• Nenhum resultado encontrado

3.3 Detalhamento dos critérios de avaliação

3.3.5 Critério Pessoas

No critério Pessoas são avaliados os aspectos de gestão de cinco itens, que são: Estruturação do Trabalho, Seleção e Registro de Voluntários, Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento, e Qualidade de Vida. O Quadro 22, subdividido

para cada item componente, apresenta em detalhes as avaliações referentes ao critério.

O item Estruturação do Trabalho é detalhado no Quadro 22a, que demonstra os níveis de prática referentes aos aspectos de gestão avaliados.

CRITÉRIO PESSOAS

Item: Estruturação do Trabalho

Níveis de práticas e respectivas pontuações

0 25 50 75 100

Aspecto de Gestão:

Definição e disseminação das responsabilidades das funções

Não há uma definição de responsabilidades para as funções da organização. As responsabilidades de poucas funções da organização são definidas e disseminadas. As responsabilidades das principais funções da organização são definidas e disseminadas.

As responsabilidades da maior parte das funções da organização são definidas e disseminadas. As responsabilidades de todas as funções da organização são definidas e disseminadas. Aspecto de Gestão:

Consideração das especificidades dos diferentes tipos de colaboradores (funcionários, voluntários freqüentes ou eventuais) na distribuição dos trabalhos

A distribuição dos trabalhos não considera as especificidades dos diferentes tipos de colaboradores (funcionários, voluntários freqüentes ou eventuais). A distribuição dos trabalhos considera poucas vezes as especificidades dos diferentes tipos de colaboradores (funcionários, voluntários freqüentes ou eventuais). A distribuição dos trabalhos considera com média freqüência as especificidades dos diferentes tipos de colaboradores (funcionários, voluntários freqüentes ou eventuais). A distribuição dos trabalhos considera muitas vezes as especificidades dos diferentes tipos de colaboradores (funcionários, voluntários freqüentes ou eventuais). A distribuição dos trabalhos considera, numa prática contínua, as especificidades dos diferentes tipos de colaboradores

(funcionários, voluntários freqüentes ou eventuais). Quadro 22a: Níveis de práticas para o critério Pessoas – Estruturação do Trabalho

O item Estruturação do Trabalho avalia o grau de definição e disseminação das responsabilidades relativas às funções da organização, e a freqüência com que são consideradas as especificidades dos diferentes tipos de colaboradores na distribuição dos trabalhos, levando-se em conta neste aspecto o uso intensivo de trabalho voluntário nas organizações do Terceiro Setor, conforme fundamentação no item 2.1.

O item Seleção e Registro de Voluntários é detalhado no Quadro 22b, que demonstra os níveis de prática referentes aos aspectos de gestão avaliados.

CRITÉRIO PESSOAS

Item: Seleção e Registro de Voluntários

Níveis de práticas e respectivas pontuações

0 25 50 75 100

Aspecto de Gestão:

Consideração de requisitos de desempenho na seleção de colaboradores voluntários

Os colaboradores voluntários são selecionados sem levar em consideração os requisitos de desempenho necessários. Poucas vezes os colaboradores voluntários são selecionados considerando-se os requisitos de desempenho necessários para as funções.

Com média freqüência os colaboradores voluntários são selecionados considerando-se os requisitos de desempenho necessários para as funções. Muitas vezes os colaboradores voluntários são selecionados considerando-se os requisitos de desempenho necessários para as funções. De maneira contínua, os colaboradores voluntários são selecionados considerando-se os requisitos de desempenho necessários para as funções. Aspecto de Gestão:

Registro de colaboradores voluntários

Não é realizado o registro formal de colaboradores voluntários conforme os requisitos legais. Poucos dos colaboradores voluntários são registrados formalmente na organização, respeitando-se os requisitos legais, através de Termo de Adesão.

Parte dos colaboradores voluntários é registrada formalmente na organização, respeitando-se os requisitos legais, através de Termo de Adesão.

A maior parte dos colaboradores voluntários é registrada formalmente na organização, respeitando-se os requisitos legais, através de Termo de Adesão. Todos os colaboradores voluntários são registrados formalmente na organização, respeitando-se os requisitos legais, através de Termo de Adesão.

Quadro 22b: Níveis de práticas para o critério Pessoas – Seleção e Registro de Voluntários

O item Seleção e Registro de Voluntários avalia a freqüência com que ocorre a seleção de colaboradores voluntários levando-se em conta os requisitos de desempenho necessários para as funções que serão desempenhadas, e a existência de registro formal destes colaboradores, respeitando-se os requisitos legais.

Neste aspecto específico, ressalta-se que, segundo Szazi (2000), o trabalho voluntário, caracterizado nos termos da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, deve ser formalizado através de um Termo de Adesão entre a entidade e o voluntário, onde sejam especificadas as tarefas e condições do trabalho voluntário.

O item Avaliação de Desempenho é detalhado no Quadro 22c, que demonstra os níveis de prática referentes aos aspectos de gestão avaliados.

CRITÉRIO PESSOAS

Item: Avaliação de Desempenho

Níveis de práticas e respectivas pontuações

0 25 50 75 100

Aspecto de Gestão:

Avaliação de desempenho dos colaboradores

Não é realizada avaliação de desempenho de colaboradores.

A organização poucas vezes realiza avaliação de desempenho dos colaboradores.

A organização com média freqüência realiza avaliação de

desempenho dos colaboradores.

A organização muitas vezes realiza avaliação de desempenho dos colaboradores. A organização realiza continuamente a avaliação de desempenho dos colaboradores. Aspecto de Gestão:

Proporção de colaboradores avaliados

Nenhum. Poucos dos colaboradores.

Somente os principais colaboradores.

A maior parte dos colaboradores.

Todos os colaboradores.

Quadro 22c: Níveis de práticas para o critério Pessoas – Avaliação de Desempenho

Este item, conforme quadro anterior, considera a freqüência com que são avaliados os colaboradores, no que diz respeito ao desempenho nas atividades da organização, bem como a proporção de colaboradores que é avaliada.

O item Desenvolvimento é detalhado no Quadro 22d, que apresenta os níveis de prática para os aspectos de gestão avaliados.

CRITÉRIO PESSOAS

Item: Desenvolvimento

Níveis de práticas e respectivas pontuações

0 25 50 75 100

Aspecto de Gestão:

Incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores

A organização não tem a prática de incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

A organização por poucas vezes incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

A organização com média freqüência incentiva o

desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

A organização muitas vezes incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

A organização continuamente incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

Aspecto de Gestão:

Níveis de disseminação do incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional

Nenhum. Para a direção e alguns diretores, usualmente os mais próximos.

Para os diretores. Para os diretores e colaboradores que atuam na coordenação dos trabalhos.

Para todos os colaboradores.

Quadro 22d: Níveis de práticas para o critério Pessoas – Desenvolvimento

Quanto ao item Desenvolvimento, são considerados a freqüência de incentivo, por parte da organização, para o desenvolvimento pessoal e profissional dos

colaboradores, e os níveis de colaboradores dentre os quais esse incentivo é disseminado.

O item Qualidade de vida é detalhado no Quadro 22e, que demonstra os níveis de prática referentes aos aspectos de gestão avaliados.

CRITÉRIO PESSOAS

Item: Qualidade de Vida

Níveis de práticas e respectivas pontuações

0 25 50 75 100

Aspecto de Gestão:

Preocupação com a qualidade de vida no trabalho

A organização não apresenta preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores, não sendo identificados cuidados e/ou orientações relacionadas à saúde, segurança e ergonomia, satisfação e bem-estar no local de trabalho. A organização poucas vezes demonstra preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores, efetuando cuidados e orientações relacionados à saúde, segurança e ergonomia, satisfação e bem-estar no local de trabalho. A organização com média freqüência demonstra preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores, efetuando cuidados e orientações relacionados à saúde, segurança e ergonomia, satisfação e bem-estar no local de trabalho. A organização muitas vezes demonstra preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores, efetuando cuidados e orientações relacionados à saúde, segurança e ergonomia, satisfação e bem-estar no local de trabalho. A organização continuamente demonstra preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores, efetuando cuidados e orientações relacionados à saúde, segurança e ergonomia, satisfação e bem-estar no local de trabalho. Aspecto de Gestão:

Níveis de disseminação da preocupação com a qualidade de vida no trabalho

Nenhum. Entre direção e alguns diretores, usualmente os mais próximos.

Para os diretores. Para os diretores e colaboradores envolvidos na coordenação dos trabalhos.

A todos os colaboradores.

Quadro 22e: Níveis de práticas para o critério Pessoas – Qualidade de Vida

O item Qualidade de Vida considera a freqüência com que a organização demonstra preocupação com a qualidade de vida no trabalho, considerando-se cuidados e orientações relacionados à saúde, segurança e ergonomia, satisfação e bem-estar no local de trabalho, e dentre quais níveis de colaboradores ocorre a disseminação desta preocupação.