• Nenhum resultado encontrado

2.1 Sucesso de projetos de desenvolvimento de software

2.1.3 Critérios de desempenho de projetos

A compreensão do sucesso requer a definição de critérios de desempenho de projetos. Segundo Cooke-Davies (2002, p. 1, tradução nossa), critérios de sucesso são “medidas através

das quais o sucesso ou falha de um projeto ou negócio serão julgados”. Neste texto, o termo indicador será utilizado como sinônimo para critério.

A literatura inicial da gestão de projetos apontava para um triângulo, formado por tempo, custo e especificações, como indicadores de sucesso. Segundo Moraes (2004), pesquisadores notaram que vários stakeholders não percebiam como fracassados projetos que não atingiam suas metas originais de tais indicadores, o que indicava que deveria haver algo mais além desses três critérios. Pinto e Slevin (1988) apresentam os mesmos indicadores internos, acrescidos de outros três externos para definirem sucesso de um projeto: uso (utilização do projeto de acordo com sua proposta original), satisfação (satisfação com o processo de desenvolvimento) e eficácia (benefícios diretos aos usuários). Estes estão associados aos clientes e sofrem sua influência direta.

Para Dvir et al. (1998), o sucesso também possui duas dimensões: atendimento às metas de projeto e benefícios ao consumidor. No Quadro 1, podem ser visualizadas as dimensões, além dos critérios utilizados para mensurar o sucesso.

Dimensão Medidas de Sucesso

Atendimento às metas do projeto Especificações funcionais Especificações técnicas Metas de cronograma Metas de orçamento Benefícios ao consumidor

Atendimento das metas de aquisição Atendimento dos requisitos operacionais Entrada do produto em operação

Alcance do consumidor final em tempo hábil Uso prolongado do produto

Aumento no nível operacional do usuário, ocasionado pelo produto Satisfação do usuário com o produto

Quadro 1 (2) – Critérios e dimensões de sucesso Fonte: Dvir et al. (1998, tradução nossa)

Baccarini (1999), que propõe um framework lógico para definir sucesso, assume dimensões semelhantes ao sucesso do projeto, variando apenas nos seus componentes, conforme pode ser visualizado no Quadro 2:

Dimensão Componentes principais

Sucesso da gestão do projeto

Atendimento aos objetivos de tempo, custo e qualidade. Qualidade dos processos de gestão de projetos.

Satisfação das necessidades dos stakeholders dos projetos Sucesso do produto

Atendimento aos objetivos organizacionais estratégicos do proprietário do projeto

Satisfação das necessidades dos usuários

Satisfação das necessidades dos stakeholders relacionadas ao produto.

Quadro 2 (2) – Componentes do sucesso Fonte: Baccarini (1999, tradução nossa)

O autor afirma que projetos cuja gestão foi bem sucedida podem gerar produtos que consistem em falhas e vice-versa, embora o sucesso na gestão possa influenciar no sucesso do produto.

Shenhar et al. (2001) não fazem distinção entre o sucesso de projetos e de produtos, caracterizando o sucesso como um construto multidimensional, a partir de um estudo qualitativo e quantitativo. As quatro dimensões identificadas foram: eficiência do projeto, impacto no consumidor, sucesso organizacional e empresarial direto e preparação para o futuro, que podem ser medidos conforme o Quadro 3.

Dimensão Medidas

Eficiência do projeto Atendimento às metas de cronograma Atendimento às metas de orçamento

Impacto no consumidor

Atendimento ao desempenho funcional Atendimento às especificações técnicas Preenchimento das necessidades do cliente Resolução de um problema do cliente Uso do produto pelo cliente

Satisfação do cliente Sucesso empresarial Sucesso comercial

Obtenção de um alto market share Preparação para o futuro

Criação de um novo mercado

Criação de uma nova linha de produtos Desenvolvimento de uma nova tecnologia

Quadro 3 (2) – Dimensões de sucesso e suas medidas Fonte: Shenhar et al. (2001, tradução nossa)

A importância dessas dimensões varia de acordo com o horizonte de tempo, como pode ser visto na Figura 6. A eficiência do projeto é de grande importância em curto prazo, mas sua relevância tende a se reduzir na medida em que se pensa em médio ou longo prazo. Da mesma forma, o impacto no consumidor é relevante em curto e médio prazo, mas tem seu valor reduzido à medida que se amplia o horizonte de análise.

Figura 6 (2) – Importância relativa das dimensões de sucesso ao longo do tempo Fonte: Shenhar et al. (2001, tradução nossa)

Im po rt ân ci a R el at iv a Curto prazo Médio prazo Longo prazo Futuro 1 Eficiência do Projeto 2 Impacto no Consumidor 3 Sucesso Empresarial 4 Preparação para o Futuro Tempo

Além dessa variação em função do horizonte de tempo, a importância das dimensões também varia de acordo com a incerteza tecnológica do projeto, como é ilustrado na Figura 7. Enquanto em projetos de baixa tecnologia a eficiência do projeto é crítica, em projetos de altíssima tecnologia seu valor é reduzido, uma vez que a preocupação é a liderança tecnológica, como forma de gerar novas competências e obter vantagem competitiva.

Figura 7 (2) – Importância relativa das dimensões de sucesso de acordo com a incerteza tecnológica

Fonte: Shenhar et al. (2001, tradução nossa)

Segundo Munns e Bjeirmi (1996), o conceito de sucesso utilizado por eles tem, naturalmente, uma orientação em direção a objetivos maiores e de longo prazo, onde metas relevantes são retorno do investimento, lucratividade, competição e habilidade mercadológica. Apesar disso, o sucesso pode ser avaliado de três formas distintas: implementação, valores percebidos e satisfação do cliente. A primeira está associada aos estágios 2, 3 e 4 do modelo da Figura 5 e refere-se às técnicas de gestão de projetos e sua implementação. A segunda consiste na visão dos usuários que irão interagir com o sistema na etapa 5 do mesmo modelo, enquanto a terceira forma de avaliação do sucesso pode ser realizada após a etapa 6, quando o

Im po rt ân ci a R el at iv a

Baixa Média Alta Altíssima

1 Eficiência do Projeto 2 Impacto no Consumidor 3 Sucesso Empresarial 4 Preparação para o Futuro Incerteza Tecnológica

projeto foi concluído e pode ser realizada uma avaliação da satisfação com relação aos objetivos iniciais.