• Nenhum resultado encontrado

4. ASPECTOS METODOLÓGICOS E CRITÉRIOS TÉCNICOS NA DEFINIÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS

4.4. Critérios para definição de roteiro turístico

Recentemente, sistemas de informação geográfica têm vindo a ganhar interesse pelo turismo para ajudar os viajantes no planeamento da viagem (Loh, et. al., 2003).

O planeamento da viagem consiste de um certo número de fases tais como: escolher o destino, selecionar atrações turísticas, escolher o alojamento, restauração, recursos paisagísticos, decidir rotas, etc.

O planeamento da viagem é um problema de decisão multicritério que trata da avaliação de um conjunto de alternativas em termos de um conjunto de critérios de decisão. Neste trabalho é usado o processo de normalização para ponderar e uniformizar os recursos turísticos, paisagísticos e rede viária (distancia-tempo) e o processo hierárquico analítico (AHP).

4.4.1. Uniformização ou normalização de resultados

A Normalização é a atividade destinada a estabelecer, face a problemas reais ou potenciais, disposições para a utilização comum e repetida, tendo em vista a obtenção do grau ótimo de ordem. Para isso deve-se seguir uma regra de ouro que é a de não misturar assuntos ma mesma tabela.

Com o objetivo de evitar problemas provocados por falha no projeto de base de dados, bem como eliminar a “ mistura de assuntos” e as correspondentes repetições desnecessárias de dados foi necessário uniformizar os resultados obtidos neste trabalho A normalização de dados é uma série de passos que se segue no projeto de uma base de dados que permite um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados de uma base de dados relacional. Esses passos reduzem a redundância de dados e as hipóteses dos dados se tornarem inconsistentes.

Este critério foi importante na conceção de roteiros pois a diversidade de entidades requereu uma uniformização dos resultados obtidos.

Foi considerada uma escala de 0 a 10 para normalizar as diferentes entidades que foram consideradas.

João Jorge Barbosa Tão 32 Na entidade de rede viária (distância/tempo) foi necessário minimizar o resultado com a finalidade de otimizar a rota com menor duração.

As normalizações serão feitas segundo o seguinte método. A equação [4] para normalizar o tempo utilizada é:

[4]

Em que:

Tempo Ponderado – é um valor normalizado entre 0 e 10, onde 10 apresenta um valor ao qual o tempo

de duração entre uma aldeia e outra é mais curto e 0 é o valor mais longe.

Tempo Máximo – é o tempo em minutos da rota com maior duração Tempo Mínima – é o tempo em minutos da rota com menor duração.

Tempo Real – é o tempo em minutos reais que uma aldeia apresenta em relação à outra.

As restantes entidades de recurso foram maximizadas com o intuito de criar rotas valorizadas em termos turísticos e paisagísticos, segundo a equação:

Equação n.º 4 - Entidades de Recurso Ponderadas

Em que:

Entidade de Recurso Ponderada – é um valor normalizado entre 0 e 10, onde 10 apresenta um valor

mais elevado de entidade na rota e 0 apresenta um valor mínimo de entidades existentes na rota.

Entidade Recurso Máxima – é o valor máximo de entidades existente em todas as rotas Entidade Recurso Mínima – é o valor mínimo de entidades existente na rota

Entidade Recurso Real – é o número de entidades existentes na rota.

4.4.2. Análise multicritério (AHP)

A sua origem data de 1971, quando o Dr. Thomas L. Saaty trabalhava no Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Foi desenvolvido em 1972, num estudo para o NSF sobre o racionamento de energia para indústrias (durante o mesmo ano Dr. Saaty também criou a escala que relaciona as opiniões aos números).

João Jorge Barbosa Tão 33 O AHP é uma metodologia muito utilizada e recebe vasta atenção académica e prática com inúmeras publicações (Saaty e Vargas, 2006), baseada em pesos distribuídos a múltiplos níveis.

Um problema de decisão do tipo multicritério, geralmente envolve a escolha de um número finito de alternativas baseadas num conjunto de critérios selecionados. Os problemas complexos da tomada de decisão são comuns numa infinidade de áreas, e desde os tempos remotos o homem tenta resolvê-los, apoiando-se em raciocínios dedutivos, a fim de guiar e validar as suas escolhas.

Quando o tomador de decisão já identificou as alternativas e os cursos de ação, os passos que se seguem no método são resumidos a seguir:

i. Organizar a hierarquia da decisão: A hierarquia ou árvore de decisão terá no seu topo o objetivo geral. Logo abaixo, os atributos (ou critérios) associados com o problema a ser decidido.

ii Realizar comparações par a par dos atributos e das alternativas. Isso é utilizado para determinar a importância relativa dos atributos e também comparar quão preferível uma opção se destaca das demais. Em cada nível da árvore, compara-se a importância de todos os atributos uns com os outros, do mesmo nível.

iii. As comparações serão transformadas em pesos (valores normalizados) e é preciso averiguar a consistência (razão da consistência) das comparações do tomador de decisão.

iv. Utilizar os valores normalizados (pesos recebidos nas comparações) para obter pontos para as diferentes opiniões e tomar a decisão provisória.

v. Realizar uma análise de sensibilidade

A Escala Fundamental, própria ao método AHP para a comparação binária, determina quantas vezes ‘mais dominante’ um elemento é em relação ao outro, em relação a um mesmo critério.

João Jorge Barbosa Tão 34 Como mecânica, a metodologia utiliza o menor elemento julgado como unidade. Os demais elementos terão um número atribuído em relação a este primeiro. Os números são determinados em termos de equivalência. Os números absolutos são transformados numa forma relativa.

Esta escala funciona similarmente à proporção, contudo sem ter uma unidade própria ou um zero absoluto (SAATY, 2005).

Tabela n.º 3 - Escala Fundamental de Números Absolutos (1980) de Saaty

Ponderação Valor Normativo Descrição

1 Igual Importância As duas atividades contribuem igualmente para o objetivo

3 Importância pequena de uma sobre a outra

A experiência e o juízo favorecem uma atividade em relação à outra.

5 Importância grande ou essencial A experiência ou juízo favorece fortemente uma atividade em relação à outra

7 Importância muito grande ou demonstrada

Uma atividade é muito fortemente favorecida em relação à outra. Pode ser demonstrada na prática. 9 Importância absoluta A evidência favorece uma atividade em relação à

outra, com o mais alto grau de segurança. 2,4,6,8 Valores Intermédios Quando se preocupa uma condição de

compromisso entre duas definições Fonte: Gomes, 2004

Depois de todas as tabelas serem preenchidas, o AHP permite que se obtenha um conjunto de pesos, em que são automaticamente normalizados à soma de 1. Esse tipo de conversão pode ser feito por diversos tipos de métodos, mas o AHP utiliza a abordagem matemática baseada em “eigenvector” que permite perceber a consistência das comparações para no final obter os pesos de cada critério. A figura seguinte demonstra a estrutura de decisão hierárquica de três níveis construída.

João Jorge Barbosa Tão 35

Figura n.º 14 – Estrutura de decisão hierárquica

Fonte: Elaboração própria

5. ESTUDO DE CASO: CONCEPÇÃO DE UM ROTEIRO ENTRE

Documentos relacionados