• Nenhum resultado encontrado

23.1 As exigências de habilitação jurídica e de regularidade fiscal e trabalhista são as usuais para a generalidade dos objetos, conforme disciplinado no edital.

23.2 Os critérios de qualificação econômica a serem atendidos pelo fornecedor estão previstos no edital.

23.3 Os critérios de qualificação técnica a serem atendidos pelo fornecedor serão:

23.3.1 Comprovação de aptidão para a prestação dos serviços em características, quantidades e prazos compatíveis com o objeto desta licitação, ou com o item pertinente, por período não inferior a três anos, mediante a apresentação de atestado(s) fornecido(s) por pessoas jurídicas de direito público ou privado.

23.3.1.1 Os atestados deverão referir-se a serviços prestados no âmbito de sua atividade econômica principal ou secundária especificadas no contrato social vigente;

23.3.1.2 Somente serão aceitos atestados expedidos após a conclusão do contrato ou se decorrido, pelo menos, um ano do início de sua execução, exceto se firmado para ser executado em prazo inferior, conforme item 10.8 do Anexo VII-A da IN SEGES/MP n. 5, de 2017.

23.3.1.3 Para a comprovação da experiência mínima de 3 (três) anos, será aceito o somatório de atestados de períodos diferentes, não havendo obrigatoriedade de os três anos serem ininterruptos, conforme item 10.7.1 do Anexo VII-A da IN SEGES/MP n. 5/2017.

23.3.1.4 Poderá ser admitida, para fins de comprovação de quantitativo mínimo do serviço, a apresentação de diferentes atestados de serviços executados de forma concomitante, pois essa situação se equivale, para fins de comprovação de

____________________________________________________________________

capacidade técnico-operacional, a uma única contratação, nos termos do item 10.9 do Anexo VII-A da IN SEGES/MP n. 5/2017.

23.3.1.5 O licitante disponibilizará todas as informações necessárias à comprovação da legitimidade dos atestados apresentados, apresentando, dentre outros documentos, cópia do contrato que deu suporte à contratação, endereço atual da contratante e local em que foram prestados os serviços, consoante o disposto no item 10.10 do Anexo VII-A da IN SEGES/MP n. 5/2017.

23.3.2 Na contratação de serviços continuados com mais de 40 (quarenta) postos, o licitante deverá comprovar que tenha executado contrato com um mínimo de 50% (cinquenta por cento) do número de postos de trabalho a serem contratados.

23.3.3 Para a comprovação do número mínimo de postos exigido, será aceito o somatório de atestados que comprovem que o licitante gerencia ou gerenciou serviços de terceirização compatíveis com o objeto licitado por período não inferior a 3 (três) anos, nos termos do item 10.7 do Anexo VII-A da IN SEGES/MP n. 5/2017.

23.3.4 Declaração de que instalará escritório na cidade de Ouro Preto, ou em um raio

máximo de até 200 km da cidade de Ouro Preto a ser comprovado no prazo máximo de 60 (sessenta) dias contado a partir da vigência do contrato, em cumprimento ao disposto no item 10.6, ‘a’, do anexo VII da IN SEGES/MP nº 05/2017. Caso a licitante já disponha de matriz, filial ou escritório no local definido deverá declarar a instalação/manutenção do escritório.

23.3.5 As empresas, cadastradas ou não no SICAF, deverão apresentar atestado de vistoria assinado pelo servidor responsável, quando o licitante optar por fazer a vistoria. O presente instrumento não exige a vistoria por parte do licitante.

23.3.5.1 O atestado de vistoria poderá ser substituído por declaração emitida pelo licitante em que conste, alternativamente, que conhece as condições locais para execução do objeto, ou que tem pleno conhecimento das condições e peculiaridades inerentes à natureza do trabalho, assumindo total responsabilidade por este fato e que não utilizará deste para quaisquer questionamentos futuros que ensejem desavenças técnicas ou financeiras com a contratante.

23.4 O critério de aceitabilidade de preços será o valor global de até R$ 6.859.460,73 (seis milhões, oitocentos e cinquenta e nove mil, quatrocentos e sessenta reais e setenta e três centavos )

23.5 O critério de julgamento da proposta é o menor preço global.

23.6 As regras de desempate entre propostas são as discriminadas no edital.

24 ESTIMATIVA DE PREÇOS E PREÇOS REFERENCIAIS.

24.1 O custo estimado da contratação é o previsto no valor global máximo.

24.2 Tal valor foi obtido a partir de duas metodologias amparadas pelo art. 2º da IN da SLTI nº 05/2014 e anexo V, item 2.9 da IN SEGES 05/2017.

24.2.1 A primeira foi estabelecida de acordo com Valores limites Mínimos e Máximos divulgados pela SEGES- MP através do Estudo sobre a Composição dos Custos dos Valores Limites Serviços de Limpeza e Conservação. Esta metodologia se justifica, pois a UFOP está obrigada a seguir os parâmetros de preços de referência estabelecidos nos valores limites mínimos e máximos para contratação de serviços de limpeza. Ressalte que os valores foram adaptados as diferentes produtividades das áreas previstas na IN 05/2017 e não estabelecidos pelo estudo da SEGES.

24.2.2 A segunda, e mais importante, utilizada neste termo de referência, foi estabelecida de acordo com o preenchimento da planilha de formação de custos e preços com os custos, observados os custos dos itens referentes ao serviço. Esta metodologia se justifica, pois a UFOP realiza a verificação dos principais custos para execução dos serviços a serem contratados atendendo as suas necessidades especificas como: identificação de todos os custos de mão de obra atrelados a convenção coletiva de

trabalho vigente aplicada a localidade de prestação dos serviços, verificação dos custos de vale transporte aplicado a cada município, verificação do Imposto Sobre Serviços aplicado a cada município. Diante do exposto, a verificação dos preços referencia por meio preenchimento da planilha de formação de custos e preços reflete melhor a realidade do órgão, consequentemente é melhor do que as pesquisas no painel de preços ou em licitações públicas similares, que não são adaptadas às características da localidade do órgão. Ainda verifica se que as licitações disponíveis no painel de preços, podem apresentar diferenças significativas, a exemplo se uma licitação adotar a referência a Convenção coletiva de Trabalho do Ano de 2018 e outra do Ano de 2019 impossibilitará qualquer tipo de comparação entre elas. Justifica se ainda a adoção dos preços por meio do preenchimento da planilha de formação de custos e preços dado que a UFOP está obrigada a seguir os parâmetros de preços de referência, o que é o caso dos valores limites mínimos e máximos estabelecidos para contratação de serviços de limpeza.

25 DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

25.1 A dotação orçamentária da contratação é:

ND: 33.90.39 Programa: 2080 Ação: 20RK Ptres: 108547 Fonte de Recursos: 8100 26 APÊNDICES

Apêndice I – Instrumento de Medição de Resultado

Apêndice II – Memória de cálculo do preenchimento da planilha de formação de custos e preços

Apêndice III – Planilha de formação de custos e preços para obtenção dos preços de referencia

Ouro Preto, 26 de Abril de 2019.

Proposto por: _______________________________________

Profª. Drª. Rita de Cássia de Oliveira Pró-Reitora de Administração

De acordo. ______________________________________

Profª. Drª. Cláudia Marliére Reitora da UFOP