• Nenhum resultado encontrado

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

No documento Relatório Final de Estágio (páginas 31-36)

DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO LETRAS ESPANHOL EaD

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

L2 (espanhol) terão alguns temas já propostos pelo professor tais como: “medio

ambiente, un día con mi hermana (o), como fue mi clase de español, un día con mi ídolo, etc. O assunto que cada aluno vai trabalhar será por sorteio.

Ao final da aplicação do projeto espera-se que os alunos passem a valorizar mais o uso do dicionário no seu processo de aprendizagem, bem como a buscar as informações de forma mais eficiente fazendo desta ferramenta uma aliada que sirva de subsídio importante para seus estudos diários.

Os alunos serão avaliados constantemente pelas atividades propostas, participação nas aulas e trabalhos em grupo.

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ATIVIDADE

MARÇO ABRIL MAIO

Sema na 1 Sema na 2 Sema na 3 Sema na 4 Semana 2 Compilação dos instrumentos para

intervenção

x

Preparação da intervenção x x

Aplicação da intervenção no pólo x

Discussão dos resultados e revisão das estratégias

x Aplicação da intervenção na

escola/campo de estágio

9 e11

Analise e tabulação dos resultados 4 a 8

Interpretação dos resultados 4 a 8

Redação do Projeto 11 a 15

Entrega e apresentação do projeto 15

6.2. Relatório de Resultados

O projeto de intervenção foi aplicado em sala de aula nos diasnove e onze de maio de 2011, no Colégio Estadual Carlos Gomes, turma do CELEM P2 da professora Fabiane Vidor da Silva. A aula teve início às 19h com término as 20h30. Luis ministrou a 1ª aula, das 19h às 19h45 e Maira ministrou a aula seguinte, da 19h45 às 20h30. A turma conta hoje com 13 alunos que têm entre 14 e 20 anos e um aluno com 36 anos. Porém, neste dia havia somente 11 alunos. Conforme o plano de aula, o assunto foi o uso do dicionário. Podemos considerar que obtivemos bons resultados na aplicação do projeto. As aulas foram bastante interativas e comunicativas, onde pudemos desenvolver a tarefa planejada.

As explicações iniciais feitas por Luis tiveram boa receptividade e compreensão por parte dos alunos. O plano de aula para essa etapa foi sobre o uso do dicionário, onde os alunos tiveram explicação sobre seus tipos, suas composições e utilidades. O exercício foi resolvido com interação entre alunos e professor. Na aula seguinte, Maira deu continuidade à tarefa de trabalho com o dicionário, porém nesta etapa os alunos deveriam fazer a tarefa sozinhos, após a explicação da professora.

Segundo Gil e D'Ely, (2011),

“[...] a tarefa permite que o aprendiz da língua estrangeira (L2) utilize em suas práticas de interações no cotidiano o seu aprendizado em aula ao passo que o exercício é apenas uma atividade mecânica sem fins de aplicabilidade. [...] as tarefas devem ser metodicamente preparadas e cada passo da tarefa é importante servindo de subsídio para o passo seguinte e é necessário que os aprendizes participem ativamente de todas as etapas”.

Neste projeto aplicamos uma tarefa, pois a cada etapa da aula o grau da atividade de dificuldade era aumentado. Na etapa seguinte, aula da Clarice, após explicação, os alunos tiveram de confeccionar um texto utilizando o dicionário como guia. Nesta etapa tudo ocorreu bem, pois as experiências anteriores (de observação) nos ajudaram muito para que essa primeira experiência como professores estagiários ocorresse dentro do esperado. Os contatos e conversas anteriores com a professora colaboradora, Fabiane, também foi item decisivo para que tudo saísse conforme planejado. A colaboração e participação dos alunos contaram muito para o bom andamento das aulas, e que os resultados fossem bons e tivéssemos as avaliações dos próprios alunos como: “excelente, aula bastante interativa; excelente, me ajudou a entender melhor o dicionário; excelente, porque teve o intensivo a usar o dicionário e os significados de cada palavra; excelente, porque nos ajudou a estimular a criatividade e a se concentrar mais”. Percebemos, pela avaliação dos alunos que a aceitação da aula sobre o uso do dicionário foi boa.

6.3. Relatório de Observação

6.3.1. Observações da aluna Clarice Ana Bertuol

Após termos estudado, neste semestre, sobre o uso do dicionário passamos a observar melhor as aulas em relação a esse assunto. Assim, observei que durante o período de Estágio de Observação I, a professora não fez uso do dicionário em sala de aula. Em estágio II apenas uma vez os alunos usaram o dicionário para consulta, e esta se resumia para tradução de palavras desconhecidas. Este fato chamou a minha atenção e de meus colegas. Luis já havia manifestado o interesse em montarmos o projeto de intervenção sobre este assunto. Dessa forma conversamos com a professora colaboradora, Fabiane e

expusemos nossa idéia a ela. Fabiane achou a sugestão interessante e imediatamente conversamos com ela sobre os objetivos a serem trabalhados. Dessa forma começamos a elaborar o projeto de intervenção que se encontra anexado a este relatório.

6.3.2 Observações da aluna Maira Ester Gerhardt Rech

Conforme a colega Clarice mencionou acima, as observações e estudos sobre o uso do dicionário, proposto pelos tutores/professores da UFSC, muito nós interessou e despertou o desejo de levar e aprofundar mais o estudo sobre o uso do dicionário. Dessa forma começamos a amadurecer a idéia e após conversar com a professora Fabiane decidimos então, que nosso projeto de intervenção seria sobre o uso do dicionário.

6.3.3. Observações do Aluno Luis Hernan Gonzalez Morales

O estudo sobre o dicionário, durante o inicio deste semestre, na disciplina de Espanhol VII, foi algo que me chamou a atenção. Dessa forma coloquei minha idéia às colegas de estágio e que seria interessante darmos uma aula sobre isso no colégio onde estagiávamos. E, como as mesmas já relataram acima mostraram interesse sobre o assunto. Depois de mais duas aulas observadas, resolvemos nos reunir e montar um pré projeto (futuro projeto de intervenção) sobre o tema. Em seguida nos reunimos com a professora colaboradora Fabiane, expusemos nossa idéia e como a professora achou interessante montamos nosso projeto de intervenção.

7. *A prática de ensino

A prática de ensino foi um período de muito aprendizado, visto que cada um de nós esteve atuando como docente por doze horas aula. Vivemos momento de euforia, quando a aula saia conforme planejado, e de decepções quando não saia conforme esperávamos e/ou quando os alunos (na sua maioria) faltavam. Aqui, podemos viver a realidade escolar na sua integra. Conviver com os alunos de uma forma mais intensa, conhecê-los mais e entender os motivos e interesses de cada um que ali está.

7.1. *Cronograma de ensino

Aluno Período Mês/Dia Dia/horário Conteúdo

Agosto Setembro Outubro Clarice Ana Bertuol 17, 22, 24, 29 e 31 05 Segundas e quartas Feira. Das 19h às 20h30. Conhecendo outros países que falam o espanhol. Maira Ester Gerhardt Rech 12, 14, 19, 21 26 e 28 Segundas e quartas Feira. Das 19h às 20h30. Conhecimento geográfico da Espanha Luis Hernan Gonzalez Morales 03, 05, 10, 17, 19 e 24 Segundas e quartas Feira. Das 19h às 20h30. Revisão ortográfica. 7.2. * Planos de Aula

7.2.1 – Planos de aulas Clarice Ana Bertuol

Professoras: Drª. Marimar da Silva e Drª. Juliana Cristina Faggion Bergmann Tutora: Sila Marisa de Oliveira

Alunas: Clarice Ana Bertuol Matrícula: 07411055 Maira Ester Gerhardt Rech Matrícula: 07411336 Aluno: Luis Hernan Gonzalez Morales Matrícula: 07411164

Atividade obrigatória 7 - Amplia tu vocabulario. Conociendo los países

Hispanohablantes.

Plano de Aula – Plano 1

Colégio: Colégio Estadual Carlos Gomes Ensino Fundamental e Médio Série: CELEM P2 Faixa etária: entre 14 a 21 anos Data: 15.08.2011.

Disciplina: Espanhol Duração da aula: 1h30 (duas aulas de 45min)

Professora: Clarice Ana Bertuol Matricula 07411055

1. TEMA:

Conhecendo países das Américas que falam o idioma espanhol, e suas culturas.

2. CONTEÚDO:

Fazer uma exposição aos alunos sobre os países que falam o idioma espanhol nas Américas, bem como sua importância para quem estuda esse idioma.

3.OBJETIVOS 3.1 Objetivo geral

Promover a reflexão dos alunos sobre a importância que tem o conhecimento da cultura dos países das Américas que falam o idioma espanhol, bem como refletir sobre seus próprios conhecimentos em relação ao assunto.

3.1.1Objetivos específicos da aula

Ao final da aula os alunos deverão ser capazes de identificar os países que tem o espanhol como idioma oficial, conhecer mais sobre a cultura desses países, bem como a importância que tem de conhecer suas culturas para nós brasileiros que estudamos o idioma espanhol como L2.

4. METODOLOGIA

- Partir do conhecimento que os alunos já possuem sobre o assunto instigando-os para que exponham suas idéias. A partir disso, adicionar conhecimento e comentar sobre a importância que tem o espanhol no mundo, bem como os países das Américas que tem o espanhol como idioma oficial;

- Para incentivar os alunos serão utilizadas músicas (somente tocadas) típicas destes países (tias como tango-Argentina, cueca-Chile, Bamboblie-Peru, etc.) para que os mesmos digam de que países som os ritmos tocados;

- Explicar algumas características destes países, bem como sua importância no contexto das Américas e também para nós estudantes de espanhol como L2;

- Instigar os alunos a refletir sobre o porquê da importância do conhecimento e relacionamento do Brasil com estes países.

No documento Relatório Final de Estágio (páginas 31-36)

Documentos relacionados