• Nenhum resultado encontrado

Cuidados de longa duração

As pessoas que não podem prover às suas necessidades ou recorrer a outro meio para assegurar a sua satisfação têm direito a assistência prestada pela comissão social. A legislação nacional consagra o direito de todas as pessoas a um nível de vida razoável. O modo como este direito é garantido na prática pode variar devido às condições locais.

Todos os residentes têm direito a cuidados de longa duração; estes cuidados não estão sujeitos a condição de recursos, a condições de idade ou ao cumprimento de prazos de garantia.

Algumas prestações por cuidados de longa duração foram já descritas na secção sobre prestações por invalidez, nomeadamente o subsídio de assistência, a assistência pessoal e o subsídio por deficiência.

Cobertura

Enquanto o beneficiário necessitar de qualquer tipo de assistência para manter um nível de vida razoável, tem direito a esse apoio, seja qual for o seu grau de dependência.

Os cuidados de longa duração estão integrados num sistema de cuidados mais vasto. Se uma pessoa necessitar de cuidados médicos que não exijam hospitalização, pode, nos termos da lei, receber esses cuidados na sua própria casa. A assistência também pode assumir a forma de cuidados domiciliários. Os cuidados residenciais ou em estabelecimentos especiais destinam-se essencialmente às pessoas que necessitam de acesso direto e permanente a assistência, tais como pessoas que sofrem da doença de Alzheimer, de outras doenças graves ou de ansiedade e solidão. O município não pode recusar a prestação de assistência a estas pessoas na sua própria casa. Os cônjuges e filhos não estão legalmente obrigados a cuidar dos seus familiares idosos.

As taxas moderadoras são baixas, existindo um limite máximo nacional para as despesas incorridas. O limite máximo para as despesas com cuidados a idosos é de 1 760 coroas suecas (202 euros) por mês. As despesas com cuidados médicos não podem ultrapassar 1 100 coroas suecas (126 euros) por ano e com medicamentos 2 200 coroas suecas (252 euros) por ano. As pessoas têm o direito de reservar uma quantia razoável para a renda e, pelo menos, 4 967 coroas suecas (570 euros) por mês para as despesas básicas do dia-a-dia antes de o município poder cobrar uma taxa pelos cuidados prestados aos idosos.

Acesso a cuidados de longa duração

O requerimento deve ser apresentado ao município, que é responsável pelas decisões, pelo financiamento e pela prestação dos serviços. Para a prestação dos serviços, os municípios dispõem de várias opções. Os serviços podem ser prestados por funcionários municipais, por uma organização comum a vários municípios ou por

prestadores de cuidados privados contratados pelo município, incluindo organizações sem fins lucrativos. Deste modo, o beneficiário tem liberdade de escolha.

Uma vez que a prestação de cuidados aos idosos é uma responsabilidade atribuída por lei, os municípios são também responsáveis por assegurar a prestação de serviços.

Anexo : Informações de contacto das instituições e

endereços úteis na Internet

Poderão ser obtidas informações mais detalhadas sobre as condições de atribuição e as prestações de segurança social na Suécia junto dos organismos seguintes responsáveis pela gestão do sistema de proteção social.

Para questões de segurança social que respeitem a mais do que um país da UE, poderá procurar uma instituição de contacto no diretório de instituições gerido pela Comissão Europeia, disponível em: http://ec.europa.eu/social-security-directory. Os pedidos de informações relativos à incidência nas prestações dos períodos de seguro cumpridos em dois ou mais Estados-Membros devem ser dirigidos a:

Seguros sociais, exceto o seguro de desemprego

A Agência Sueca da Segurança Social (Försäkringskassan) pode fornecer-lhe informações mais detalhadas sobre a segurança social.

Försäkringskassan

(Agência Sueca da Segurança Social) SE-103 51 Stockholm

Tel: ++46 771 524 524 Fax : ++46 8 411 27 89

http://www.forsakringskassan.se

Para questões relativas às pensões por velhice e sobrevivência:

Pensionsmyndigheten

(Agência de Pensões Sueca) Box 38190

SE-100 64 Stockholm Tel: ++46 771 776 776

http://www.pensionsmyndigheten.se

Seguro de desemprego

Para as questões relativas ao seguro de desemprego, deve dirigir-se à sua caixa de desemprego, ao Serviço Público de Emprego ou à Inspeção do Seguro de Desemprego (Inspektionen for arbetslôshetsfôrsakringen - IAF).

O IAF deve assegurar-se de que as caixas de desemprego aplicam as regras dos subsídios de maneira adequada, de modo a que o tratamento dos dossiês das pessoas à procura de emprego seja realizado com toda a segurança jurídica, e verificar se os serviços de emprego desempenham a sua missão corretamente, de modo a que os requerentes de emprego que se encontrem em situações similares sejam tratados da mesma forma no conjunto do país.

Inspektionen för Arbetslöshetsförsäkringen, IAF

(Inspeção do Seguro de Desemprego) Box 210SE-641 22 Katrineholm Telefone: ++46 150 48 70 00 Fax : ++46 150 48 70 02 http://www.iaf.se

Subsídio de estudos

Para as questões relativas ao subsídio de estudos pago aos estudantes com idades entre os 16 e os 20 anos, deve dirigir-se aos serviços locais do Conselho Sueco de Apoio aos Estudos.

A Conselho Sueco de Apoio aos Estudos (CSN) é a autoridade central responsável pelo sistema de apoio aos estudos:

Centrala studiestödsnämnden

(Centro Sueco de Apoio aos Estudos) SE-85182 Sundsvall

Tel: ++771 276 000 Fax : ++46 60 18 61 93 http://www.csn.se

Serviços sociais e cuidados de saúde

O Conselho Nacional da Saúde e da Previdência Social (Socialstyrelsen) é uma entidade pública sob a tutela do Ministério da Saúde com um conjunto muito amplo de atividades e várias funções diferentes nos domínios dos serviços sociais, da saúde e serviços médicos, da higiene ambiental, da prevenção de doenças transmissíveis e da epidemiologia.

Socialstyrelsen

(Conselho Nacional da Saúde e da Previdência Social) SE-106 30 Stockholm

Tel: +46 75 247 30 00 Fax: +46 75 247 32 52 http://www.socialstyrelsen.se

Documentos relacionados