• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE MESTRADO ERASMUS MUNDUS – CONDIÇÕES CONTRATUAIS

No documento ERASMUS MUNDUS (páginas 34-36)

“Convenção-Quadro de Parceria”

Se a proposta do Curso de Mestrado Erasmus Mundus for seleccionada, a Agência celebrará uma Convenção-Quadro de Parceria com a duração de cinco anos com a instituição coordenadora. Esta Convenção-Quadro de Parceria será celebrada por um período de cinco anos, sob condição do prosseguimento das actividades da Acção 1 A depois de 2013. Tal significa que, durante aquele período, os consórcios de Cursos de Mestrado Erasmus Mundus seleccionados comprometem-se a manter a sua

42

Relativamente aos Cursos de Mestrado Erasmus Mundus recém-seleccionados, o primeiro Acordo de Subvenção Específico será celebrado durante o segundo trimestre do ano seguinte à sua selecção pela Agência.

35

composição, bem como o conteúdo do curso na forma aprovada (sem prejuízo, naturalmente, de actualizações e adaptações que se tornem necessárias).

As alterações à composição do consórcio – incluindo, por exemplo, a inclusão de parceiros de pleno direito de países terceiros num Curso de Mestrado Erasmus Mundus existente – ou modificações substanciais do conteúdo/estrutura do curso (o que exclui a actualização periódica do conteúdo de cursos individuais) terão de ser previamente submetidas à aprovação formal da Agência no âmbito de um procedimento de alteração. Caso sejam aprovadas, essas alterações entrarão em vigor na edição seguinte do curso.

“Acordos de Subvenção Específicos”

No âmbito da Convenção-Quadro de Parceria, serão anualmente celebrados Acordos de Subvenção Específicos relativos a cada uma das cinco edições do curso de mestrado. O Acordo de Subvenção Específico regulará o contributo financeiro para os custos de gestão interna do consórcio (um montante global de 30 000 euros), bem como as bolsas de estudo Erasmus Mundus individuais atribuídas a estudantes e académicos em cada edição do curso de mestrado.

A implementação do curso de mestrado será regularmente analisada com base nos relatórios sobre os acordos de subvenção específicos apresentados pela instituição coordenadora em nome do consórcio do Curso de Mestrado Erasmus Mundus. A decisão de renovar ou não renovar os acordos específicos dependerá do curso ter sido ou não ministrado de acordo com a proposta e com as regras do Programa Erasmus Mundus, dos bolseiros Erasmus Mundus terem ou não frequentado o curso e de terem ou não sido mantidos padrões de qualidade elevados.

Em casos de flagrante incumprimento dos padrões de qualidade elevados, a Agência poderá recusar a renovação da subvenção e da designação do curso de mestrado, ou até mesmo solicitar o reembolso dos montantes que já foram pagos. A Estrutura Nacional competente e, possivelmente, os bolseiros do Curso de Mestrado Erasmus Mundus em causa, poderão ser consultados nesta matéria.

Pagamento da subvenção

A subvenção Erasmus Mundus, que abrange o contributo para os custos de gestão do Curso de Mestrado Erasmus Mundus e as bolsas para estudantes e académicos, será paga ao consórcio em duas prestações de pré-financiamento, destinadas a facultar um adiantamento ao beneficiário:

– O primeiro pré-financiamento, correspondente a 80% da subvenção para os Cursos de Mestrado Erasmus Mundus de um ano ou 70% para cursos mais longos, será pago após a assinatura do Acordo de Subvenção Específico anual por ambas as partes. Este pagamento será efectuado no prazo de 45 dias a contar da data em que a última das duas partes (ou seja, a Agência) assinar o acordo e tiverem sido prestadas todas as garantias necessárias;

– O segundo pré-financiamento, correspondente à parte remanescente da subvenção, será pago após a Agência ter recebido um pedido formal de pagamento apresentado pelo beneficiário, confirmando que, pelo menos, 70% do primeiro pré-financiamento foi já utilizado.

“Acordo de Consórcio relativo ao Curso de Mestrado Erasmus Mundus”

A fim de assegurar o compromisso institucional das instituições de ensino superior participantes para com o Curso de Mestrado Erasmus Mundus, as entidades competentes das instituições envolvidas terão de assinar um Acordo relativo ao Curso de Mestrado Erasmus Mundus. Este acordo terá de regular, com a maior precisão possível, todos os aspectos académicos, administrativos e financeiros relacionados com a execução, gestão, acompanhamento e avaliação das actividades do Curso de Mestrado Erasmus Mundus, incluindo a gestão de bolsas de estudo individuais.

Relativamente aos Curso de Mestrado Erasmus Mundus recém-seleccionados, terá de ser enviada uma cópia do referido acordo à Agência antes da celebração do primeiro Acordo de Subvenção Específico.

36

“Acordo de Estudante”

O consórcio tem o dever de assegurar a participação activa de todos os estudantes nas actividades do Curso de Mestrado Erasmus Mundus. A fim de garantir a adequada transparência das regras de participação no Curso de Mestrado Erasmus Mundus, os consórcios deverão definir claramente os direitos e as obrigações dos estudantes no âmbito do seu Curso de Mestrado Erasmus Mundus num Acordo de Estudante, que será assinado por ambas as partes no início do curso. Este acordo deverá definir, com a maior precisão possível, os direitos e obrigações de ambas as partes e abranger questões como, por exemplo:

o os custos de participação cobrados ao estudante, o que cobrem e (se for o caso) o que não cobrem; o as datas-chave do calendário do curso de mestrado, juntamente com os períodos de avaliação;

o a natureza dos exames/testes e o sistema de classificação utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes;

o as obrigações dos estudantes no que respeita à frequência do curso/actividades e desempenho académico, bem como as consequências do incumprimento destas obrigações.

Um bolseiro Erasmus Mundus que decida retirar a sua candidatura antes ou durante o seu período de estudos ou que seja excluído do curso de mestrado por ausência (ou insuficiência) de resultados deverá, depois de devidamente informado/advertido, perder o direito à bolsa.

Terá de ser enviada uma cópia deste acordo à Agência antes da celebração do primeiro Acordo de Subvenção Específico.

Encontram-se disponíveis modelos da Convenção-Quadro de Parceria e dos Acordos de Subvenção Específicos, bem como os respectivos anexos, no espaço reservado aos beneficiários no website do Erasmus Mundus Erasmus Mundus (consultar:

http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus/beneficiaries/beneficiaries_action_1_en.php).

A página do website relativa às “boas práticas” também fornece exemplos de Acordos relativos ao Curso de Mestrado Erasmus Mundus e de Acordos de Estudante e enuncia os requisitos mínimos necessários para estes documentos:

http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus/tools/good_practices_en.php

No documento ERASMUS MUNDUS (páginas 34-36)