• Nenhum resultado encontrado

Cursos a Distância em Parceria com a UFRRJ e UFF

No documento Download/Open (páginas 64-69)

4. ESTUDO DE CASO: CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL – CEP

4.5 Bases Legais

4.5.5 Cursos a Distância em Parceria com a UFRRJ e UFF

Os cursos são credenciados por meio dos seguintes instrumentos legais:

• Portaria nº 4.056 – Ministério de Educação e Cultura (MEC), de 23 de dezembro de 2003, resolve:

Art 1º Credenciar, pelo prazo de 5 (cinco) anos, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, mantida pelo Ministério da Educação, para a oferta de programas e cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu. Especialização em Gestão Estratégia de RH, em Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia e Orientação Educacional, todos na modalidade a distância.

a. Coordenação Pedagógica Objetivos

• Articular o pensamento pedagógico às abordagens teórico-metodológicas que propiciam a compreensão da prática educativa no cotidiano escolar.

• Analisar o cotidiano escolar à luz das concepções: escola como espaço de adaptação social e escola como espaço de luta pela transformação social.

• Aprofundar a discussão sobre a escola inserida num projeto educativo que objetiva a ação transformadora.

• Compreender a necessidade permanente do processo de planejamento escolar nos desdobramentos político-pedagógicos do currículo, da estrutura organizacional e da gestão escolar.

• Analisar o projeto político-pedagógico como instrumento que dá indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.

• Entender o trabalho da coordenação pedagógica como mediação de interesses da escola e dos sujeitos envolvidos na práxis educativa.

b. Gestão Estratégia de Recursos Humanos Objetivos

• Identificar como a globalização está influenciando a GERH para obtenção de vantagem competitiva sustentável por intermédio das pessoas.

• Avaliara as implicações para a seleção de pessoas na integração do Planejamento Estratégico de RH com o Planejamento Estratégico da Organização.

• Proporcionar aos profissionais e estudantes do ramo uma visão estratégia do processo de gestão de pessoa em entidades públicas e privadas com ênfase na estratégia de parceria e de mobilização envolvendo tais entidades com as organizações atuantes no terceiro setor.

• Identificar as fontes do poder e sua influência nas relações interpessoais da organização.

• Avaliar o papel da ética na gestão de RH. c. Psicopedagogia e Orientação Educacional Objetivos

• Reconhecer a formação histórica do campo de interseção teórico e prático da psicopedagogia e da educação.

• Identificar e analisar as perspectivas de interação entre a psicologia e a educação.

• Situar e analisar o campo de construção teórica e atuação profissional na psicopedagogia.

• Relacionar psicopedagogia a teoria e prática docente.

• Analisar as dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer durante o processo educativo.

4.5.5.2 UFF (Universidade Federal Fluminense)

A UFF pode operar com EaD, amparado nos seguintes instrumentos legais: • Parecer CNE/CES nº 183/2004, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

• Portaria nº 2.562 – Ministério de Educação e Cultura (MEC), de 24 de agosto de 2004, resolve:

Art. 1º Credenciar, pelo prazo de 5 (cinco) anos, a Universidade Federal Fluminense para a oferta de programas e cursos de pós-graduação lato sensu a distância, nas áreas de sua competência acadêmica.

a. Sistemas Modernos de Telecomunicações Objetivos

• Conceituar os Sistemas de Telecomunicações, abordando os aspectos envolvidos com o projeto, implantação e manutenção, com ênfase na qualidade e modernidade.

• Apresentar a evolução das Telecomunicações e fornecer base matemática para a compreensão dos sistemas atuais, terrestres e espaciais, com ênfase nos sistemas digitais.

• Definir as Redes de Comunicações em geral e abordar as técnicas e ferramentas utilizadas para desenvolvimento, implantação, operação e manutenção.

Público-alvo

• Engenheiros de Telecomunicações, Eletrônica, Eletricidade e Computação, profissionais de Informática e de carreiras afins que buscam trabalhar no projeto, implantação, operação e manutenção de Redes e de Sistemas de Telecomunicações.

• Administradores e gerentes da área de Telecomunicações.

• Profissionais de outras áreas que tenham base matemática para compreender os procedimentos utilizados em Telecomunicações e que desejam trabalhar na área.

b. Instrumentação para o Ensino de Matemática Objetivos

• Apresentar a Matemática de um ponto de vista motivador, lúdico, dentro de uma perspectiva histórica de construção.

• Relatar o papel da Matemática na construção do método científico e sua influência no desenvolvimento da Física, Biologia, Economia etc.

• Instrumentalizar o professor para o ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio.

Público-alvo

• Professores de Matemática dos ensinos fundamental e médio que buscam aprimoramento profissional.

• Graduados em Matemática e áreas afins. c. Criptografia e Segurança em Redes Objetivos

• Apresentar fundamentos teóricos e práticos da criptografia e segurança computacional, desde a implantação à manutenção de sistemas seguros.

• Oferecer base matemática para compreensão de sistemas criptográficos atuais, com ênfase nos de chave pública.

• Fornecer fundamentação em redes de computadores e mostrar as técnicas e ferramentas atuais usadas em sua proteção.

Público-alvo

• Usuários e administradores de sistemas que necessitam analisar e implementar soluções na área de segurança de dados.

• Analistas, engenheiros de sistemas e de software, administradores de redes, auditores de sistemas, administradores de dados, especialistas em transmissão de dados, tecnólogos e profissionais de tecnologia envolvidos com a segurança de redes e sistemas.

• Graduados em Matemática e áreas afins.

4.5.5.3 Prescrições Diversas dos Cursos de Pós-graduação (UFF/UFRRJ) a. Do Curso

Adota a metodologia de ensino a distância e estão estruturados em duas fases. A primeira é a fase de aquisição de conhecimentos, na qual o processo de aprendizagem compreende o estudo de material impresso e indicação de bibliografia selecionada, consultas à tutoria e avaliações da aprendizagem, com duração de 36 semanas. A segunda fase constitui-se na confecção de um trabalho de conclusão de curso, com duração de 16 semanas.

b. Da Grade Curricular

Informa as disciplinas que compõem o curso e as respectivas cargas horárias, no total de 360h.

c. Do Material Didático É composto de:

• Plano de Disciplina (PLADIS) – trata-se de um documento que representa o conteúdo programático das disciplinas, os objetivos que o aluno necessita atingir em cada assunto e a bibliografia.

• Cadernos de Textos – estão estruturados com a visão geral da disciplina, textos, sinopses, exercícios, além de sugestões de filmes, leituras e sites na Internet, de modo a facilitar e diversificar a forma de estudo e o planejamento, para que o aluno obtenha melhor rendimento.

O CEP conta com uma equipe formada por um editor/diagramador eletrônico e duas educadoras para o apoio Técnico-Pedagógico, adequando os cadernos de textos (livro impresso) para o sistema de ensino a distância.

d. Da Tutoria

As atividades de tutoria têm por finalidade auxiliar e estimular o aluno a superar suas dificuldades, esclarecendo dúvidas quanto ao conteúdo das disciplinas, orientando a execução das atividades propostas e a realização do projeto do trabalho final do curso.

O aluno recebe em cada remessa de material, o horário de atendimento da tutoria com os nomes dos tutores, curso a que estão vinculados, bem como os dias da semana e o horário de cada um.

O sistema de tutoria oferece duas formas de atendimento: individual ou em grupo, no CEP (presencial) e por carta, telefone, fax e correio eletrônico (não-presencial).

e. Da Avaliação

A avaliação da aprendizagem é individual, feita ao final do estudo de cada disciplina, de acordo com a data estabelecida no calendário de avaliações.

As provas constam de questões analíticas (dissertativas), realizadas na OM de vinculação do aluno, ou seja, mais próxima da residência ou do trabalho, em data e horário constantes do calendário. Os trabalhos devem ser postados nos correios e enviados para o CEP, digitados ou datilografados até a data constante no referido calendário.

A avaliação é categorizada em menções, a saber: “A” - Excelente, "B” - Muito Bom, “C” - Bom, “D” - Regular e “R” - Insuficiente. Para a aprovação é necessário obter, no mínimo, o conceito D (regular) em cada disciplina e no trabalho final do curso. As menções baseiam-se na Resolução nº 01/2001, do conselho Nacional de Educação, sendo uma das exigências para que o curso tenha validade.

Os conceitos serão enviados pelos correios ou e-mail, a partir de 40 (quarenta) dias após a realização de cada avaliação, bem como estará disponibilizada no Portal de Educação do Exército (www.ensino.eb.br), somente as provas possuem 2ª chamada e em função das características do curso, com alunos em todo o território nacional, torna- se impossível a concessão de vista ou revisão de prova.

f. Da Dependência

Não alcançando o conceito exigido para aprovação, é possível recuperar os estudos em até duas disciplinas no ano seguinte, na ocasião em que elas estiverem sendo oferecidas.

g. Do Trabalho Final de Curso (TFC)

Para obter o certificado e aprovação em cursos de especialização, a norma legal determina a realização de um TFC. Desta forma, somente serão aceitos trabalhos dos alunos que tiverem sido aprovados em todos as disciplinas e tenham efetuado o pagamento das duas parcelas referentes ao investimento da 2ª fase do curso.

O projeto do TFC deverá abordar um dos temas indicados, o prazo será de 60 dias e obter no mínimo o conceito regular – “D” para aprovação no curso.

h. Do Certificado

Os certificados de conclusão de curso serão emitidos pela UFRRJ e UFF. i. Da Secretaria

A secretaria é o elo de ligação entre o aluno e o curso. Existe para prestar esclarecimentos sobre: remessa de material, alteração de endereço, matrícula, pagamento, emissão de documentos, data e local das avaliações, segunda chamada de prova, dependência e outras informações julgadas necessárias. Os meios possíveis são: telefone, fax, carta e e-mail (secretariadealunos@cep.ensino.eb.br).

j. Do Instrumento de Avaliação da Disciplina

Instrumento essencial para a melhoria do processo, ou seja, a partir da análise das respostas, pode-se aperfeiçoar o curso. Junto com o material de cada disciplina, o aluno receberá um Instrumento de Avaliação da Disciplina (Anexo - X) que deverá preencher e enviar ao CEP, com a avaliação (prova ou trabalho).

No documento Download/Open (páginas 64-69)

Documentos relacionados