• Nenhum resultado encontrado

3 O COLÉGIO AMERICANO BATISTA NO ESPÍRITO SANTO: TENSÕES ENTRE LAICIDADE E RELIGIOSIDADE E ENTRE PÚBLICO E PRIVADO

4.3 CURSOS: CURRICULARES E EXTRACURRICULARES

Apesar de a documentação disponível só tratar de alguns anos do recorte histórico desse estudo, a identificação dos cursos ofertados pelo Colégio Americano Batista de Vitória nos fornece pistas importantes.

Como foi analisado, o ensino de inglês se tornou atrativo para as pessoas das classes abastadas, o que garantiu aos Renos recursos financeiros para dar continuidade aos seus projetos. Também foi ofertado o ensino noturno.

Para o ano de 1909, o Colégio Americano Batista de Vitória disponibilizava dois cursos: Jardim de Infância e Curso Primário Elementar. Ambos gratuitos. O Jardim de Infância

[...] almejará dar os princípios de instrucção manual, moral e intellectual compatíveis com a idade dos educandos. Receberá alumnos de 4, 5 e 6 annos e terá o programma de ensino systematicamente americano, cujos resultados são positivos e garantidos [...] as aulas serão dadas de 11 horas da manhã as 3 da tarde, em todos os dias úteis, excepto aos sabbados (Estado do Espírito Santo, 12-01-1909)

Quanto ao Curso Primário Elementar:

[...] comprehende leitura, calligraphia, orthographia; exercício de linguagem e de redacção. Arithimetica, ensinada por cálculos práticos e illustrados e sempre adaptados aos usos da vida. Geographia e história, ensino concreto por vultos e lugares. Noções concretas das sciencias physico naturaes, por lições de cousas. Educação physica. A instrucção moral e o desenvolvimento das qualidades pessoaes, do amor pátrio terão lugar preeminente.

Os educandos terão aula de inglez pratico conforme o tempo e a força de que o professorado pode dispor (Estado do Espírito Santo, 12-01-1909)

O prospecto de 1926 informava que o Colégio Americano Batista de Vitória possuía “cursos completos desde o Jardim de Infância até o Ginasial”. Entretanto, para o ano de 1926, apenas apresentou os professores para os cursos Propedêutico e Ginasial. O primeiro, com aulas de português, caligrafia, geografia, aritmética, leitura, história natural, história pátria e inglês. Já o curso Ginasial teria aulas de latim, álgebra, português, história, inglês, “métodos”, filosofia, ciências e pedagogia.

Em 1928, o Colégio Americano Batista de Vitória informava que ofereceria diversos cursos para “[...] melhor servir às variadas circunstancias das Exmas. Famílias [...]” (COLLEGIO AMERICANO DA MISSÃO BAPTISTA VICTORIENSE, 1928, p. 7), com a observação de que os mesmos seriam ofertados se houvesse número suficiente de matrículas. Eram, assim, os cursos: do magistério e ministério cristão; curso oficial do governo; curso de 9 anos ─ e também de 1 ano ─ para obreiros cristãos; e curso para caderneta de reservista. O curso do magistério e ministério cristão,

[...] que é também propedêutico para entrada no Collegio Baptista do Rio. Os que completam este curso receberão o diploma da escola e poderão entrar no quarto anno do Collegio Baptista. É o curso básico e predilecto do Collegio, isso porque offerece ao alumno um preparo liberal em português, francês, inglêz, arithmetica, algebra e geometria; psychologia, éthica e sciencias, preparando-o assim para enfrentar os problemas da vida onde quer que seja collocado (COLLEGIO AMERICANO DA MISSÃO BAPTISTA VICTORIENSE, 1928, p. 7).

O curso oficial do governo destinava-se aos “[...] exames de admissão e os primeiros annos seriados” (COLLEGIO AMERICANO DA MISSÃO BAPTISTA VICTORIENSE, 1928, p. 7).

O curso de nove anos para obreiros cristãos seguia o mesmo currículo do curso do magistério, substituindo o francês, a álgebra e a geometria “[...] por matérias mais adequadas e necessárias aos que não podem continuar seus estudos no Collegio Baptista. Completando este curso, o alumno receberá o diploma do Collegio” (COLLEGIO AMERICANO DA MISSÃO BAPTISTA VICTORIENSE, 1928, p. 7).

O curso de um ano para obreiros cristãos [...] Servirá especialmente para moços e moças das Igrejas que queiram dar apenas um anno em estudar português, musica, evangelismo, os Manuaes, a Bíblia e Historia [...] (COLLEGIO AMERICANO DA MISSÃO BAPTISTA VICTORIENSE.1928, p. 7-8).

O curso para caderneta de reservista, com duração de um ano, destinava-se aos rapazes entre 17 e 20 anos de idade e sua finalidade era a de “[...] fornecer a caderneta, approveitando o alumno o restante do tempo em estudar e não vadiar, vivendo além disso, numa atmosphera mais sadia [...]”(COLLEGIO AMERICANO DA MISSÃO BAPTISTA VICTORIENSE, 1928, p. 8). Os alunos desse curso receberiam instrução militar e outras aulas, que ocupariam todo o seu tempo, e deveriam obedecer ao regimento da escola como qualquer outro aluno. As vantagens desse curso, de acordo com o prospecto, eram:

I. Cada moço brasileiro deve ter sua caderneta de reservista. Ha muitos empregos que elle não pode obter sem esta caderneta.

II. Cada moço brasileiro está sujeito ao sorteio. Quantas vezes isto vem quando mais se precisa delle em casa. Tendo caderneta, está isento da chamada.

III. Um anno no Exército, tirando caderneta, não é cousa muito a desejar, se podemos acreditar nas notícias que dali vêm. Certamente não é um lugar ideal para nossos moços crentes.

IV. Este curso deve ser organizado de maneira que o tempo não exigido nos estudos para acquisição de cadernetas e nos exercícios militares será usado em estudos e aulas, aproveitando-se todo o tempo [...] (COLLEGIO AMERICANO DA MISSÃO BAPTISTA VICTORIENSE, 1928, p. 9-10).

Havia, ainda, a “escola de música”, na qual os alunos poderiam ter “algum preparo em musica enquanto cursam as demais aulas”. Entretanto, a permissão para cursar essas aulas dependeria do bom aproveitamento do aluno nas disciplinas regulares.

No documento de 1929, somente são apresentados os docentes para o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Ano Primários. É possível que tenha sido produzido outro

prospecto com informações mais detalhadas como o de 1928. Entretanto, só existe esse informativo (1929) entre os documentos arquivados pelo Colégio e disponibilizados para esta pesquisa.

O prospecto de 1931, assim como o do ano de 1928, informa a oferta dos cursos Magistério e Ministério Cristão; Curso Oficial do Governo; Curso de Obreiros Cristãos; Curso de um ano para Obreiros Cristãos; Curso para Caderneta de Reservista. Além de cursos manuais com “[...] professora competente para ensinar bordados, pinturas e taes trabalhos artísticos, apreciados pelas famílias que desejam ter as filhas prendadas” (COLLEGIO AMERICANO BAPTISTA, 1931, p. 7).

A identificação desses cursos permite observar o perfil do ensino do Colégio Americano Batista de Vitória, que mesclava cursos de interesse da sociedade com cursos de interesse da Missão Batista.