• Nenhum resultado encontrado

Décimo passo – Gerar oportunidades de produção mais limpa

5. Avaliação

5.7. Décimo passo – Gerar oportunidades de produção mais limpa

Gerar um conjunto abrangente de oportunidades de produção mais limpa.

Uma vez conhecidas as fontes e causas dos resíduos e emissões, a Avaliação de Produção Mais Limpa entra na fase criativa. Tendo a mão o fluxograma do processo e o balanço de material, você pode escolher a unidade de operação, material, correntes de resíduos e emissões que quer submeter mais urgentemente a mudanças de produção mais limpa.

5.7.2.

Fontes de informação usadas para gerar oportunidades

A equipe do projeto deve agora começar a procurar modos possíveis de aumentar a eficiência e reduzir resíduos e emissões e perdas de energia. A descoberta de oportunidades depende do conhecimento e da criatividade dos membros de sua equipe, muitos dos quais vêm de sua educação e experiência de trabalho. Algumas outras fontes de ajuda para descobrir oportunidades de produção mais limpa poderiam ser:

– Pessoa da casa de outras companhias – Associações comerciais

– Universidades, centros de inovação, institutos de pesquisa, ONGs, etc. – Fornecedores de equipamentos

– Consultores

– Centros de informação tais como UNEP, UNIDO, etc. – Literatura técnica e bases de dados eletrônicas.

5.7.3.

Estruturar a geração de oportunidades

Para a geração de oportunidades de produção mais limpa, muitas vezes é útil dividir o processo em suas principais características, como mostra a Figura 7, abaixo.

Figura 07 – Elementos do processo para oportunidades de produção mais limpa 5.7.3.1. MUDANÇA EM MATÉRIAS-PRIMAS

As mudanças em matérias-primas realizam produção mais limpa pela redução ou eliminação dos materiais perigosos que entram no processo de produção. Também podem ser feitas mudanças nos materiais de entrada para evitar a geração de resíduos perigosos no processo de produção. As mudanças do material de entrada incluem:

− Purificação do material; − Substituição do material.

5.7.3.2. MUDANÇA TECNOLÓGICA

As mudanças tecnológicas são orientadas para as modificações do processo e do equipamento para reduzir resíduos e emissões, preliminarmente num ambiente de produção. As mudanças tecnológicas podem variar desde mudanças menores, que podem ser

PROCESSO

Mudança

Tecnológica Boas Práticasoperacionais

Mudanças no produto

Reuso e reciclagem no local Mudança em

implementadas em questão de dias com baixo custo, até a substituição de processos que envolvem grandes custos. Estas incluem:

− Mudanças no processo de produção;

− Modificação do equipamento, layout ou tubulação; − Uso de automação;

− Mudanças nas condições do processo, tais como taxas de fluxo, temperaturas, pressões e tempos de residência.

5.7.3.3. BOAS PRÁTICAS OPERACIONAIS

As boas práticas operacionais, também denominadas boas práticas de manutenção da casa, implicam medidas de procedimento, administrativas ou institucionais que uma companhia pode usar para minimizar os resíduos e emissões. Muitas dessas medidas são usadas na indústria tão abundantemente quanto as melhorias na eficiência e boas práticas de gerenciamento. Boas práticas operacionais podem freqüentemente ser implementadas a baixo custo.

Estas práticas podem ser implementadas em todas as áreas, incluindo operações de produção, manutenção e de armazenagem de matérias-primas e dos produtos. Boas práticas operacionais incluem:

− Práticas de gerenciamento e de pessoal; − Manuseio de material e práticas de inventário; − Treinamento de empregados;

− Prevenção de perdas; − Separação de resíduos;

− Práticas de contabilização de custos; − Programação da produção.

5.7.3.4. MUDANÇAS NO PRODUTO

As mudanças no produto são realizadas pelo fabricante de um produto com a intenção de reduzir os resíduos e emissões decorrentes do uso do mesmo. Elas incluem:

− Mudanças nos padrões de qualidade; − Mudanças na composição do produto; − Durabilidade do produto;

− Substituição do produto;

As mudanças no produto podem levar a mudanças no design ou na composição. O novo produto pode, assim ser construído para ser menos prejudicial ao meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida: desde a extração da matéria-prima até a disposição final.

5.7.3.5. REUSO E RECICLAGEM NO LOCAL

A reciclagem ou o reuso envolvem o retorno de um material residual ou para o processo que o originou, como um substituto para um material de entrada ou para outro processo como material de entrada.

5.7.4.

Gerar oportunidades durante uma sessão de explosão de idéias

Após assegurar-se de que todos os membros da equipe estejam familiarizados com os processos e as unidades de operação, e após estarem reunidas as informações sobre as possíveis oportunidades de produção mais limpa, pode ser realizada uma sessão de explosão de idéias, durante a qual são desenvolvidas idéias para produção mais limpa.

Para que uma sessão de explosão de idéias seja eficiente é de vital importância que:

− Não haja constrangimentos hierárquicos que impeçam qualquer pessoa de compartilhar idéias.

− A sessão seja realizada em ambiente criativo e em horário que as pessoas possam pensar criativamente

− Todas as idéias sejam consideradas uma oportunidade e adicionadas à lista, por mais ridícula que possa soar à primeira vista.

Um facilitador pode assegurar que seja dada oportunidade a todos de compartilhar suas idéias e a sessão tenha como foco os elementos do processo, como mostra a Figura 7: Substituição de matérias-primas, mudança de tecnologia, boas práticas operacionais, mudanças no produto e reuso e reciclagem no local.

Você pode usar flipcharts ou quadros de giz, onde os participantes da sessão possam explicar suas idéias graficamente. As oportunidades geradas durante a sessão podem ser escritas na folha de trabalho que se encontra na frente desta fase. Se uma sessão não resultar em um número satisfatório de idéias, você pode organizar outra em outro local e horário, convidando outras pessoas para participar.

5.8.

Décimo primeiro passo – Seleção de oportunidades