• Nenhum resultado encontrado

Sujeição das mercadorias a um regime aduaneiro

D ISPOSIÇÕES APLICÁVEIS A TODAS AS DECLARAÇÕES ADUANEIRAS

Artigo 146111.º

Pessoa que apresenta uma declaração aduaneira

1. Sem prejuízo do n.º 1 do artigo 144110.º, n.º 1, uma declaração aduaneira pode ser ⌦ apresentada ⌫ efetuada por qualquer pessoa que possa ⌦ fornecer ⌫ apresentar ou exibir todos os documentos necessários à aplicação das disposições que regem o regime aduaneiro para o qual as mercadorias são declaradas. Essa pessoa deve igualmente poder apresentar ou mandar apresentar as mercadorias à ⌦ alfândega ⌫ estância aduaneira competente.

No entanto, caso da aceitação de uma declaração aduaneira resultem obrigações especiais para determinada pessoa, essa declaração deve ser feita por essa pessoa ou pelo seu representante. 2. O declarante deve estar estabelecido no território aduaneiro da ⌦ União ⌫

Comunidade.

3. Todavia, a A condição de estabelecimento ⌦ naquele território aduaneiro ⌫ na Comunidade não é exigida aos declarantes que:

(a)- aApresentem uma declaração ⌦ aduaneira ⌫ de trânsito ou de importação temporária;,

450/2008

(b)- dDeclarem mercadorias a título ocasional, desde que as autoridades aduaneiras o considerem justificado.

3. As medidas que tenham por objecto alterar elementos não essenciais do presente regulamento, completando-o, e que estabeleçam os casos e as condições de dispensa das obrigações a que se refere o n.º 2, devem ser aprovadas pelo procedimento de regulamentação com controlo a que se refere o n.º 4 do artigo 184.º

texto renovado

4. O requisito de estabelecimento no território aduaneiro da União pode ser dispensado para casos diferentes dos mencionados no n.º 3.

Artigo 147.º

Apresentação de uma declaração aduaneira antes da apresentação das mercadorias A declaração aduaneira pode ser feita antes da apresentação prevista das mercadorias à alfândega. Se as mercadorias não forem apresentadas no prazo de 30 dias após a entrega da declaração aduaneira, considera-se que a mesma não foi entregue.

450/2008 (adaptado) Artigo 148112.º

Aceitação de uma declaração aduaneira

1. As declarações ⌦ aduaneiras ⌫ que respeitem as condições estabelecidas no presente capítulo ⌦ devem ser ⌫ são imediatamente aceites pelas autoridades aduaneiras, desde que as mercadorias a que se referem tenham sido apresentadas à alfândega ou que, a contento das autoridades aduaneiras, estejam disponíveis para controlos aduaneiros.

450/2008

Caso a declaração revista a forma de uma inscrição nos registos do declarante e de acesso a esses dados pelas autoridades aduaneiras, considera-se que a declaração é aceite no momento em que as mercadorias são inscritas nesses registos. Sem prejuízo das obrigações legais do declarante ou da execução de controlos em matéria de segurança e protecção, as autoridades aduaneiras podem dispensar a obrigação de apresentação ou disponibilização das mercadorias para efeitos de controlo aduaneiro.

2. Sem prejuízo do n.º 2 do artigo 110.º ou do segundo parágrafo do n.º 1 do presente artigo, caso a declaração aduaneira seja apresentada numa estância aduaneira distinta da estância onde as mercadorias são apresentadas, essa declaração deve ser aceite quando esta última estância confirmar a disponibilidade dessas mercadorias para efeitos de controlos aduaneiros.

450/2008

2.3. A data de aceitação da declaração aduaneira pelas autoridades aduaneiras é, salvo disposição em contrário, a data a utilizar para a aplicação das disposições que regem o regime aduaneiro para o qual as mercadorias são declaradas, bem como para todas as outras formalidades de importação ou de exportação.

4. A Comissão aprova, pelo procedimento de regulamentação a que se refere o n.º 2 do artigo 184.º, medidas que estabeleçam regras pormenorizadas de execução do presente artigo.

450/2008 (adaptado) Artigo 149113.º

Alteração de uma declaração aduaneira

1. ⌦ Mediante pedido, ⌫ Oo declarante é ⌦ deve ser ⌫ autorizado, a seu pedido, a alterar um ou vários elementos da declaração ⌦ aduaneira ⌫ após aceitação desta última pela alfândega. A alteração não pode ter por efeito fazer incidir a declaração ⌦ aduaneira ⌫ sobre mercadorias distintas daquelas que inicialmente abrangia. 2. Tal alteração não pode ser autorizada se o respetivo pedido tiver sido formulado

depois de as autoridades aduaneiras:

450/2008

(a) Terem informado o declarante da sua intenção de proceder à verificação das mercadorias; ou

450/2008 (adaptado)

(b) Terem verificado a inexatidão dos elementos ⌦ contidos na declaração aduaneira ⌫ em causa; ou

450/2008 (c) Terem autorizado a saída das mercadorias.

3. As medidas que tenham por objecto alterar elementos não essenciais do presente regulamento, completando-o, e que estabeleçam derrogações da alínea c) do n.º 2 do presente artigo, devem ser aprovadas pelo procedimento de regulamentação com controlo a que se refere o n.º 4 do artigo 184.º

texto renovado

3. Mediante pedido, dentro de um prazo específico, a alteração da declaração aduaneira pode ser deferida após a autorização de saída de mercadorias.

450/2008 (adaptado) Artigo 150114.º

Anulação de uma declaração aduaneira

1. As autoridades aduaneiras ⌦ devem ⌫ anularm, a ⌦ mediante ⌫ pedido do declarante, uma declaração ⌦ aduaneira ⌫ que já tenha sido aceite:

450/2008

(a) Caso estejam convencidas de que as mercadorias serão imediatamente sujeitas a outro regime aduaneiro;

(b) Caso estejam convencidas de que, em consequência de circunstâncias especiais, já não se justifica a sujeição das mercadorias ao regime aduaneiro para o qual foram declaradas.

450/2008 (adaptado) texto renovado

Não obstante, caso as autoridades aduaneiras tenham informado o declarante da intenção de procederem à verificação das mercadorias, o pedido de anulação da declaração ⌦ aduaneira ⌫ não pode ser aceite antes da realização dessa verificação.

2. Salvo disposição em contrário,  Aa declaração ⌦ aduaneira ⌫ não pode ser anulada após a autorização de saída das mercadorias.

450/2008

As medidas que tenham por objecto alterar elementos não essenciais do presente regulamento, completando-o, e que estabeleçam derrogações do primeiro parágrafo do presente número, devem ser aprovadas pelo procedimento de regulamentação com controlo a que se refere o n.º 4 do artigo 184.º

texto renovado Artigo 151.º

Delegação de poderes

A Comissão deve ter poderes para adotar atos delegados, em conformidade com o artigo 243.º, que especifiquem:

(a) Os casos em que é dispensado o requisito de o declarante estar estabelecido no território aduaneiro da União, em conformidade com o disposto no artigo 146.º, n.º 4; (b) A aceitação da declaração aduaneira a que se refere o artigo 148.º;

(c) As regras aplicáveis ao procedimento de alteração da declaração aduaneira após a autorização de saída das mercadorias, tal como referido no artigo 149.º, n.º 2, alínea c);

(d) As regras aplicáveis à anulação da declaração aduaneira após a autorização de saída das mercadorias, tal como referido no artigo 150.º, n.º 2.

450/2008 (adaptado)

S

ECÇÃO

5