• Nenhum resultado encontrado

POLÓNIA

8. Ser um Empregador de Referência

8.4. Da Atracção à Retenção

O crescimento do Grupo, a par de uma maior diversificação dos negócios, justificou a redefinição e harmonização dos processos relativos à atracção e identificação de talento, nomeadamente ao nível do recrutamento externo e mobilidade interna, cuja implementação se iniciará em 2015.

A área de recrutamento do Grupo reforçou a sua posição na rede social profissional Linkedin que, em 2014, ultrapassou os 20 mil seguidores, reflectindo a importância das novas tecnologias no desenvolvimento de oportunidades de carreira e na captação dos melhores candidatos. Esta plataforma é, em todas as geografias, uma ferramenta crítica para a atracção de colaboradores e para a divulgação de Jerónimo Martins como empregador de referência.

A mobilidade interna constitui, ainda, um importante factor de desenvolvimento do talento dos colaboradores, em face das necessidades operacionais do Grupo e propiciando desafios profissionais únicos e estimulantes. Reflectindo a dinâmica dos negócios do Grupo, contaram-se 38.595 colaboradores em situação de mobilidade interna, ou seja, pessoas que alteraram a sua função, local de trabalho ou integraram uma nova empresa dentro do Grupo. Registaram-se 8.185 promoções ao nível de lojas, Centros de Distribuição e headoffices. No final de 2014, o Grupo contava com 30 colaboradores em situação de expatriação.

No conjunto dos seus programas de recrutamento e outras iniciativas, o Grupo posicionou-se de forma clara no sentido da promoção do emprego jovem, tendo ainda aderido  à  iniciativa  “Aliance  for  Youth”  promovida  pela  Nestlé,  em  conjunto  com  outros   empregadores.

Management Trainees Programme e Estágios

A internacionalização do Grupo proporciona oportunidades de carreira aos colaboradores, permitindo responder aos desafios futuros e assegurando uma vantagem competitiva.

O Management Trainees Programme, com mais de 25 anos de existência, é um programa destinado a jovens licenciados que possibilita um desenvolvimento de carreira estruturado, numa combinação única entre um programa de formação customizado às necessidades do negócio e uma experiência de formação on-the-job. Em 2014, e pela primeira vez, este programa foi implementado simultaneamente nas três geografias com os mesmos critérios e metodologia, uniformizando-se, assim, a aplicação daquele que é o mais importante programa estratégico de atracção de talento do Grupo, o qual contou com a participação de 45 trainees.

De salientar, ainda, a realização do Summer Internship Programme uma edição-piloto em Portugal, através do qual 18 jovens beneficiaram de um estágio durante os meses de Julho e Agosto. Este programa, já existente na Biedronka e Hebe, contou com a participação de 92 estagiários.

Ainda no âmbito do Employer Branding, realizaram-se vários eventos em universidades e workshops, com o objectivo de reforçar o posicionamento das insígnias de Jerónimo Martins no mercado de trabalho das geografias onde opera.

Responsabilidade Corporativa na Criação de Valor Ser Um Empregador de Referência

239

Desenvolvimento e Remuneração

Um dos principais desafios da área de Management Development consiste na redefinição e implementação de um modelo global de desenvolvimento dos managers do Grupo, com vista à identificação e mapeamento do talento interno e à criação de programas de desenvolvimento alinhados com o perfil individual – motivações e competências – e com as necessidades do negócio a curto, médio e longo prazo. Para concretizar este desafio, em 2014, foram alinhadas as práticas em vigor, com vista à consolidação de um modelo de desenvolvimento único e global.

No que se refere à remuneração, a promoção de políticas e práticas salariais equilibradas, justas e competitivas no âmbito da Política de Compensação Global, permitem ao Grupo posicionar-se como um empregador de referência. Neste sentido, mantém uma política de salário mínimo competitiva, acima do salário mínimo nacional.

Ao nível da compensação e benefícios, foram revistos diversos prémios internos e implementados outros com o objectivo de garantir a necessária competitividade para atrair e reter o nosso talento.

Em 2014, o Grupo atribuiu aproximadamente 53,2 milhões de euros de prémios aos seus colaboradores.

Formação

Reforçando a estrutura corporativa de Recursos Humanos, 2014 ficou marcado pela criação da área de Global Learning, visando a definição do modelo global de formação e desenvolvimento dos colaboradores, antecipando as necessidades e desafios dos diferentes negócios e garantindo ao Grupo vantagens competitivas nos mercados onde exerce actividade. Esta área contou com a colaboração da Escola de Formação Jerónimo Martins, em Portugal, e da Biedronka Management Academy e Distribution Center Academy, na Polónia.

Tendo como prioridade estratégica o desenvolvimento dos líderes da organização, deu-se continuidade aos programas de formação de executivos em parceria com as melhores instituições de ensino do mundo tais como a Stanford University, a Kellogg School of Management, a IMD Business School, a INSEAD Business School, a Católica Lisbon, a Nova School of Business and Economics, a Kozminski University ou a Warsaw School of Economics.

Em 2014, destaca-se a procura por formatos inovadores de formação onde se inclui, entre  outros,  o  programa  “Share  Talks”,  visando  a  dinamização  de  sessões  informais   de reflexão sobre temas importantes para o negócio.

Também a Escola de Formação Jerónimo Martins manteve o investimento no desenvolvimento das competências de gestão e liderança das suas equipas, nomeadamente, através da implementação dos seguintes programas:

Programa   “Pensar   e   Intervir   como   um   Treinador   – Gestão de Pessoas e Equipas”,  no  âmbito  do  qual participaram 487 Colaboradores;

Programas   “PAGL   – Programa Avançado de   Gestão   de   Loja”   e   “PGGL   – Programa  Geral  de  Gestão  de  Loja”  dirigidos  a  um  total  de  77  colaboradores. Considerada uma área de formação estratégica, a formação de Perecíveis possui uma equipa composta por 35 formadores permanentes, os quais formaram mais de 5.100

240

colaboradores, registando um volume de 78.413 horas de formação nas diferentes Companhias.

O   Pingo   Doce   deu   continuidade   ao   projecto   “Serviço   5   Estrelas”   com   vista   ao   desenvolvimento e implementação de uma cultura de qualidade no atendimento e serviço ao cliente, no âmbito do qual foram formados 1.924 colaboradores.

Na Polónia, a Biedronka Management Academy dinamizou acções de formação com vista ao desenvolvimento de competências de gestão que abrangeram cerca de 1.910 gerentes e sub-gerentes de loja.

Na Polónia, seleccionaram-se 65 Lojas de Formação (Training Stores) dotadas dos recursos necessários para o acolhimento e desenvolvimento de projectos de formação que receberam, em 2014, 541 formandos.

O Grupo estabeleceu um conjunto de parcerias com organizações e instituições de ensino em Portugal, destinadas a possibilitar a frequência de formações em contexto real de trabalho, favorável a uma melhor inserção dos participantes no mercado de trabalho. Foi estabelecida a colaboração com a Casa Pia de Lisboa, Aldeias SOS, Rumo Cooperativa de Solidariedade Social, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, entre outras entidades, que deram origem a mais de 600 estágios e formação em contexto real de trabalho.

Em Portugal, deu-se continuidade à parceria com a Universidade de Aveiro, através da tutoria na licenciatura em Gestão Comercial, na qual participam 88 estudantes. No âmbito desta parceria, desenvolveu-se  um  “Open  Day”,  através  do  qual  os  estudantes   puderam experienciar um dia de trabalho com o seu tutor, e assim conhecer com maior profundidade o Grupo.

Na Colômbia, em colaboração com o SENA – Servicio Nacional de Aprendizaje, possibilitou-se a formação em contexto de trabalho a 30 estudantes.

Em 2015, procurará alargar-se a rede de parcerias nas três geografias.

Indicadores de Formação 2014 2013 ∆2014/2013

N.º Total de Acções 45.942 50.841 -10% Volume de Formação * 2.876.837 1.977.579 +45%

* Volume de Formação = nº de horas realizadas X nº de participantes em formação

Documentos relacionados