• Nenhum resultado encontrado

Da avaliação do rendimento escolardas características da avaliação

No documento PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2019 (páginas 32-34)

8 Composição Curricular

9. Sistema de Avaliação do processo ensino-aprendizagem da Avaliação

9.1. Da avaliação do rendimento escolardas características da avaliação

A avaliação é um processo contínuo e cumulativo que envolve o educando, o docente, a escola e os responsáveis, com o fim de diagnosticar, analisar, e se necessário repensar o processo de ensino-aprendizagem frente aos objetivos previstos.

A verificação do rendimento escolar, para fins de promoção, compreenderá a avaliação do aproveitamento do educando, bem como a apuração da assiduidade.

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental será concebida em suas dimensões: formativa, diagnóstica, contínua e processual. Em uma concepção de avaliação formativa, compreende-se a criança como parte importante do processo e objetiva-se que a mesma tome consciência de suas aprendizagens ao longo do ano letivo.

Tal avaliação ocorrerá em todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem e visarão o pleno desenvolvimento das ações educativas das crianças. Desta forma, com o propósito de atingir a proposta do Plano de Ensino, a avaliação contribuirá para direcionar o trabalho educativo, as práticas da professora e a identificação das necessidades de aprendizagens do grupo e de cada criança individualmente.

Considerando preliminarmente os critérios de avaliação do trimestre, estruturados em seus objetivos no Plano de Ensino, utilizar-se-ão instrumentos e medidas de avaliação que atendam a dinâmica mediadora e que privilegiem o processo, e não apenas o produto, nas várias manifestações das crianças em situação de aprendizagem, tais como: participação oral (debates), registros escritos grupais e individuais (atividades individuais, textos, relatos, trabalhos, projetos), capacidade de interação com seus pares e implicação nas diferentes atividades propostas. Momentos de autoavaliação também poderão ser contemplados, assim

33 como a análise das próprias produções para que a criança possa, aos poucos, tomar consciência do seu trabalho e do seu percurso de aprendizagem.

Nesse sentido, nos anos iniciais o registro de avaliação contemplará três elementos. O primeiro apresentará uma síntese do trabalho realizado pelas áreas, nomeado de “perfil da turma”. O segundo explicitará indicadores descritivos que contemplam a relação do aluno com cada indicador de avaliação por área. Os parâmetros de tais indicadores serão: Realiza Sozinho (RS); Realiza com Ajuda (RA); Realiza com Muita Ajuda (RMA); Ainda Não Realiza (ANR). O terceiro referirá a um breve texto que poderão abordar o detalhamento dos indicadores, os aspectos observados no processo de aprendizagem do aluno, como também sugestões ou encaminhamentos para a formação do aluno.

A avaliação dos alunos com necessidades especiais analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor. O professor deve criar estratégias, tais como: ampliação do tempo para provas, trabalhos, adaptação dos materiais didáticos pedagógico, libras, material adaptado em Braille, tecnologia assistiva informática como prática cotidiana, entre outros.

O sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem será trimestral, para oensino fundamental e ensino médio, devendo o docente realizar no mínimo, três avaliações ao longo de cada trimestre. A avaliação do processo ensino-aprendizagem poderá seguir outra periodicidade quando se tratar de projetos.

O rendimento escolar será avaliado pelo aproveitamento do educando, através de técnicas e instrumentos de avaliação diversos, tais como: observação diária do docente, trabalhos de pesquisa individual ou coletiva, testes, provas orais ou escritas, resoluções de exercícios, planejamento, execução e apresentação de experiências ou projetos, relatórios, trabalhos práticos, outras técnicas e/ou instrumentos que o docente julgar conveniente, sempre utilizados como meio de verificação que levem o educando ao hábito de pesquisa, à reflexão, à iniciativa e à criatividade.

Os critérios e instrumentos de avaliação deverão ser explicitados aos alunos previamente. Todo resultado de avaliação deverá ser mostrado aos educandos e as respectivas correções esclarecidas pelo docente, logo após a sua realização, para que os mesmos conheçam o seu desempenho.

O sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem adotado pela escola deverá ser explicado aos educandos e responsáveis, quando do ingresso na mesma.

34 Trimestralmente, as médias serão registradas por cada docente no sistema CAPL

Web, cujo link de acesso é encontrado na página do CA, de acordo com prazos estipulados

no Calendário Escolar e divulgados e divulgados, ao longo do ano, pela direção escolar. A média trimestral deverá ser obtida por meio da média das avaliações de diferentes atividades realizadas no decorrer do processo ensino-aprendizagem e poderá ser expressa em notas de zero a dez ou em parecer descritivo. Estas serão registradas com a fração de décimos, quando for o caso, sem arredondamento, tanto para as avaliações de cada trimestre quanto para asReavaliações Trimestrais. Este registro poderá ser expresso de forma diversa, quando se tratar de projetos.

No fim de cada trimestre será oferecido uma Reavaliação para todos os alunos que desejam melhorar seu desempenho individual. Neste caso, a média trimestral será recalculada da seguinte forma:

4x (nota trimestre) + 6 x (nota reavaliação)= nota do trimestre 10

Da mesma forma, o professor pode utilizar-se dos mais variados instrumentos de avaliação, cabendo ao docente registrar a nota da reavaliação no sistema CAPL Web onde é obtido a média do trimestre. No caso deste resultado ser inferior à média obtida antes da reavaliação esta será preservada, ou seja, prejuízos são desconsiderados O objetivo das reavaliações é melhorar o desempenho dos alunos.

Para ser aprovado, o estudante deverá obter média final igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero). Além disso, deverá ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas conforme os termos da Lei 9.394/96.

A fórmula para determinar a média para a aprovação é:

(𝑛𝑜𝑡𝑎 1𝑜𝑇𝑟𝑖) + (𝑁𝑜𝑡𝑎 2𝑜 𝑇𝑟𝑖) + (2𝑥 𝑁𝑜𝑡𝑎 3𝑜 𝑇𝑟𝑖) 4

No documento PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2019 (páginas 32-34)

Documentos relacionados