• Nenhum resultado encontrado

DA COLETA DE DADOS

No documento ANA GRAYCE FREITAS DE SOUSA (páginas 70-75)

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

3.4 DA COLETA DE DADOS

A coleta de dados desta pesquisa ocorreu no mês de novembro de 2013, quando o Conselho de Ética da Pesquisa nos deu parecer favorável à realização do nosso estudo.

O corpus de análise deste trabalho foi coletado através de uma entrevista, gravada em áudio e realizada com um aluno de cada vez. Nela, os participantes responderam, incialmente, a questionamentos sobre o reconhecimento do gênero dicionário e o seu uso em sala de aula. Depois dessa primeira parte, os alunos leram em voz alta, pelo menos dois verbetes, um de cada dicionário, e, em seguida, responderam a perguntas sobre as informações expressas pelo verbete ilustrado e pela interação entre os dois modos semióticos que o compõe.

Na entrevista, após a explicação de como ela seria realizada, apresentamos os dois dicionários (DIP e FB) para o aluno. Em seguida, eles eram abertos nas páginas em que os verbetes selecionados estavam. Após fazer as perguntas iniciais, pedimos ao participante que escolhesse um dos livros abertos a sua frente para começar a leitura.

Após a escolha da obra pelo aluno, solicitamos-lhe que procurasse uma palavra- entrada pré-selecionada por nós e lesse em voz alta as informações contidas no verbete. Assim, o aluno poderia escolher a sequência de leitura dos dicionários e procurar autonomamente a palavra requisitada na página aberta. Optamos por esta metodologia porque consideramos que se ditássemos a ordem de leitura dos dicionários, estaríamos interferindo nas percepções de leitura do aluno.

Quando a leitura terminava, fazíamos algumas perguntas relativas à imagem do verbete lido pelo informante. Posteriormente, apresentamos o outro dicionário ao participante e lhe solicitamos que pesquisasse a mesma palavra lida anteriormente e lesse também em voz alta os dados sobre ela.

É interessante destacar que cada aluno leu, pelo menos, quatro verbetes, dois de cada dicionário. No entanto, os alunos não leram os mesmos verbetes, pois eles foram distribuídos em pares ao longo das entrevista. No quadro abaixo está a distribuição de verbetes para os participantes da pesquisa.

Fonte: Elaborada pela autora

As perguntas, listadas abaixo, foram feitas às crianças durante a entrevista. É importante salientar que estes questionamentos são o ponto de partida para a conversa que tivemos com os alunos, mas, em alguns momentos, tivemos que estabelecer um diálogo um pouco diferente do planejado para que os participantes compreendessem melhor o que estávamos perguntando. Algumas vezes, tivemos também que tentar entender o que o aluno estava querendo dizer, pois alguns pareciam tímidos ou receosos de dizer algo “errado”. Quando isso acontecia, tínhamos que deixar a conversa um pouco mais informal e estabelecer um diálogo que o deixasse mais a vontade para falar suas percepções.

A seguir, os questionamentos que fizeram parte da nossa entrevista: 1. Você já leu algum dicionário antes? Qual? Onde?

2. Você sabe usar o dicionário?

3. Em caso de resposta positiva para a segunda pergunta: Como é que usa o dicionário?

4. Tem algo mais sobre [palavra pesquisada]? 5. Tem imagem?

6. Como é essa imagem?

7. Qual dos dois significados que você leu tem relação com a imagem que está aqui? (quando o verbete apresentava mais de uma acepção)

Verbete Número de alunos

Continente 9 alunos (A1, A3, A6, A10, A13, A18, A20, A26, A30) Deserto 9 alunos (A1, A3, A6, A10,

A13, A14, A18, A20, A31) Eixo 10 alunos (A1, A3, A7,

A15, A19, A21, A24, A25, A26, A27)

Fêmur 9 alunos (A2, A4, A7, A14, A16, A19, A21, A24, A25) Microscópio 5 alunos (A5, A8, A11,

A15, A23, A28)

Músculo 7 alunos (A2, A4, A5, A8, A11, A16, A23)

Ovário 5 alunos (A9, A12, A17, A22, A29)

Útero 4 alunos (A9, A12, A17, A22)

8. Qual dos dois verbetes você achou mais fácil de ler? Por quê?

9. Qual dos dois verbetes você acha que dá para entender melhor? Por quê? Se você tivesse que usar um dos verbetes/textos para me explicar o que seria

[palavra pesquisada],qual você usaria?

10. Você conseguiu entender o que significa [palavra lida]? 11. Você poderia me explicar o que é [palavra lida]? 12. Você já tinha visto esse objeto antes? Onde?

13. Qual das imagens você acha que se parece mais com o real? Por quê?

14. Você acha que essa imagem que você escolheu ajuda a entender o texto? Por quê?

15. O que você mudaria na imagem não escolhida para que ela ficasse mais parecida com o que está escrito sobre a [palavra pesquisada]?

As três primeiras perguntas foram respondidas antes da leitura dos dicionários. São questionamentos sobre o reconhecimento do gênero e o seu uso em sala de aula ou em outro contexto. A presença dessas questões na pesquisa deve-se ao fato de que, ao estudar dicionários na perspectiva da Lexicografia Pedagógica (PONTES, 2009), torna-se extremamente relevante investigar qual é o letramento lexicográfico que o consulente possui, porque isso influenciará na leitura e na compreensão dos verbetes. Isso acontece porque o dicionário é considerado como um texto de difícil leitura e, raramente, é esclarecido para o aluno como deve usá-lo.

As perguntas 4, 5 e 6 foram feitas logo após a leitura de cada verbete. Elas têm o objetivo de levar o aluno a refletir sobre os significados expressos pelas imagens. Pensamos nesse questionamento porque, muitas vezes, o aluno é motivado a ler apenas as palavras, deixando, à medida que avança no letramento verbal, o visual em segundo plano. Assim como num anúncio publicitário, em que o texto se constrói a partir da interação entre texto verbal e imagem, entendemos que a ilustração faz parte do verbete e contribui para a compreensão deste.

A questão 7 foi pensada para verbetes com mais de uma acepção, o que é frequente no nosso estudo. Ela leva o participante a pensar sobre a qual dos significados a imagem está ligada.

As questões 8, 9, 10 e 11 são relativas à comparação e à compreensão dos verbetes lidos. Elas são de extrema importância para este trabalho porque, a partir delas, podemos testar nossa hipótese de pesquisa. A escolha e a explicação dadas pelo aluno as

perguntas acima podem nos levar a entender melhor como ele relaciona imagem e texto na leitura de verbetes e se a modalidade e a coerência intersemiótica influenciam nesse processo.

Os questionamentos 12 e 13 dizem respeito à modalidade, ou seja, como o aluno percebe a aproximação ou o distanciamento das ilustrações com a realidade. Dessa forma, também são coerentes com nossa hipótese de pesquisa.

Por fim, as perguntas 14 e 15 têm como objetivo entender como o participante relaciona imagem e texto no seu processo de leitura. Entendemos que, se ele compreendeu essa relação, será capaz de dar uma opinião sobre a imagem que não escolheu e sugerir mudanças para que ela seja coerente com o texto verbal lido.

Após a coleta dos dados, transcrevemos todas as entrevistas e as analisamos, levando em consideração as teorias estudadas ao longo da pesquisa. Destacamos ainda que todas as entrevistas transcritas estão disponíveis nos anexos desta dissertação.

No documento ANA GRAYCE FREITAS DE SOUSA (páginas 70-75)

Documentos relacionados