• Nenhum resultado encontrado

DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE CREDENCIAMEN- CREDENCIAMEN-TO

Secretaria de Estado da Saúde

ENVELOPE 1 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

12. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE CREDENCIAMEN- CREDENCIAMEN-TO

em decorrência do presente credenciamento, não oferecerão ônus para o paciente em hipótese alguma;

Os atendimentos serão realizados de modo humanizado, de acordo com a Política Nacional de Humanização do SUS;

As prescrições de medicamentos observarão a Política Nacional de Medicamentos (RENAME e Genéricos), excetuadas as situações ressalvadas em protocolos apro-vados pela ANVISA ou pela Comissão de Farmacoterapêutica do ESTABELECI-MENTO HOSPITALAR;

Deverão ser utilizados hemocomponentes e hemoderivados, prioritariamente, da Rede Estadual de Sangue – HEMOAL, conforme determinado na portaria MS/GM nº 1.737, de 19.08.2004, apenas nas unidades que não possuírem banco de sangue; Os protocolos técnicos de atendimentos adotados terão como referência os estabe-lecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Gestor Estadual e Municipal.

OBRIGAÇÕES DO CREDENCIANTE

9.1. Coordenar e monitorar as ações pertinentes ao desenvolvimento das ativida-des executados pela empresa CREDENCIADA;

Definir mecanismos de gerenciamento e controle das atividades desenvolvidas pela CREDENCIADA, assim como avaliar a execução mensal das atividades em anda-mento, a serem desenvolvidas relativas aos serviços contratados;

Acompanhar e fiscalizar a execução do contrato, através de um servidor especial-mente designado, que anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com o mesmo;

Pagar a importância correspondente ao serviço no prazo contratado;

Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pela CREDENCIADA;

Fornecer todos os recursos necessários e adequados para o bom andamento dos serviços, tais como conectividade/comunicação, hardware, software, além do am-biente físico adequado para o trabalho da equipe.

RESPONSABILIDADES ASSISTENCIAIS DA CONTRATANTE Estabelecimento de fluxos assistenciais;

Criação de mecanismos de referência e contra referência dos pacientes; Integração das Redes Estaduais e Regionais de Atenção a Saúde em: A rede de referência hospitalar em atendimento eletivo para cirurgia geral; As unidades de atendimento pré-hospitalar;

A Central de Regulação;

As demais unidades assistenciais - ambulatoriais e hospitalares - disponíveis no estado;

Acompanhar e garantir a realização de todos os procedimentos hospitalares e ambulatoriais;

Monitorar o cumprimento de metas quantitativas.

OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES COMUNS ÀS PAR-TES

Constituem obrigações comuns às partes:

Confidencialidade: guardar, por si, sócios e seus prepostos, por prazo indeterminado, sigilo absoluto sobre informações disponibilizadas sobre a condição de confidencialidade, informações essas que podem ser técnicas, comerciais e financeiras, adquiridas em razão da implementação do presente Contrato, sob pena de sujeitarem-se às penalidades civis e criminais cabíveis;

Manter o respeito ético e transparente no relacionamento entre elas e exigir de seus empregados, prepostos e contratados os melhores padrões de relacionamento, comportamento e postura;

Em decorrência da presente contratação, sob qualquer hipótese ou em qualquer situação, não se presumirá a eventual existência, ou se estabelecerá a presunção de qualquer vínculo societário e/ ou empregatício, ou obrigações de caráter trabalhista e previdenciário entre as partes, por si, seus contratados, prepostos e/ou empregados, e não serão fiadoras das obrigações e encargos trabalhistas e sociais uma da outra, cabendo a cada sociedade a exclusividade e responsabilidade por tais obrigações, inclusive nas esferas civil e penal;

As partes não poderão ceder ou transferir total ou parcialmente este Contrato para terceiros, sem a prévia e expressa autorização escrita da outra parte. Não será considerada cessão ou transferência a ocorrência de atos de reorganização societária envolvendo empresas ligadas e/ou do mesmo grupo econômico da CREDENCIADA, e que impliquem na sucessão universal de direitos e obrigações da CREDENCIADA;

As partes deverão fazer com que sua equipe mantenha com os funcionários, pacientes e demais profissionais atuantes para cumprimento do objeto deste contrato, um bom relacionamento, de modo a não causar quaisquer espécies de distúrbios que possam interferir na execução de suas atividades.

DO MONITORAMENTO, FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMEN-TO

Deverão ser realizadas reuniões periódicas para discussão da operacionalização dos serviços com responsável designado pela Secretaria de Estado da Saúde; Os indicadores de performance deverão ser definidos em comum acordo entre Contratada e Contratante e esses indicadores, quando necessário, serão revisados e discrepâncias serão corrigidas e sanadas.

A Contratada deverá fornecer relatórios periódicos que facilitem e orientem as ações de controle e regulação da Contratante, tais como: estatística de procedimen-tos por médico solicitante, estatística de tempo de permanência hospitalar, relató-rios financeiros para controle e fiscalização.

Realizar pesquisas de satisfação com os usuários nas unidades hospitalar e ambula-torial, iniciando-se após a implementação completa dos serviços, sob supervisão da Secretaria e pesquisas adicionais serão realizadas mediante solicitação da SESAU. Nos termos do art. 67 da Lei Federal nº. 8.666/93 será designado como GESTOR do contrato pela SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE, técnico designado pe-las Superintendências SUAS/SURAUD.

Em atenção à mesma disposição legal, a SESAU designa para acompanhar e fisca-lizar a execução do contrato, na qualidade de FISCAL.

12. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE CREDENCIAMEN-TO

Até 03 (três) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qual-quer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o Edital do Credenciamento.

12.1.1 Qualquer pedido de esclarecimento, em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital ou impugnação deverão ser encaminhados ao Presidente da comissão Especial de Credenciamento por protocolo da Secretaria, no endereço da sede, endereçado à Comissão Especial de Credenciamento da Secretaria de Estado de Saúde – SESAU, situada na Avenida da Paz, 978 - Jaraguá, Maceió - AL, 57022-050, de 2ª à 6ª feira no horário de 09hs às 14hs, com a devida identificação, informando o número do processo.

Caberá a Comissão, auxiliada pela Área Técnica SOLICITANTE, decidir sobre a impugnação/esclarecimento até o dia anterior a data de abertura da sessão de credenciamento.

A impugnação feita tempestivamente pela pessoa jurídica interessada não a impe-dirá de participar do processo de julgamento de qualificação técnica até o trânsito em julgado da decisão a ela pertinente.

Acolhida à impugnação contra o ato convocatório será definida e publicada nova data, caso haja necessidade, para a realização do certame.

Os pedidos de esclarecimentos serão respondidos diretamente no site: http://www. saude.al.gov.br, no campo “LICITAÇÃO”, no link correspondente a este Edital. A Comissão poderá, a seu exclusivo critério, a qualquer momento, solicitar a pes-soa jurídica interessada por escrito, informações adicionais sobre a proposta co-mercial e as documentações apresentadas.

O não atendimento da solicitação no prazo estabelecido poderá, a critério da Co-missão, implicar na desclassificação da pessoa jurídica.

DOS RECURSOS

Será de 05 (cinco) dias úteis o prazo para a interposição dos recursos observando-se o disposto no art. 109 da Lei 8.666/93, das interessadas que não foram credencia-das, contados da publicação do resultado Publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas. Ultrapassado este prazo, fica caracterizada falta de manifestação, decain-do o direito de recurso.

Os memoriais de recurso administrativo deverão ser enviados para o endereço constante no item 11.1.1 deste edital.

Os recursos interpostos e as respectivas contra razões serão deliberados pela Auto-ridade competente, após apreciação pela Comissão Permanente de Licitação.

DO CONTRATO

Publicado o resultado e relação das empresas habilitadas ao credenciamento e decorridos 05 (cinco) dias sem interposição de recurso, o credenciamento será remetido ao Secretário de Estado de Saúde para conhecimento, prosseguindo em seus trâmites legais até final conclusão, quando então as adjudicatárias do presente credenciamento serão convocadas a assinarem as minutas do contrato de Credenciamento.

Para a assinatura da minuta do contrato de Credenciamento as empresas deverão fazer-se representar por:

Sócio que tenha poderes de administração, apresentando o contrato social ou ato de sua investidura, além da comunicação expressa da empresa na qual menciona qual o sócio autorizará o credenciamento;

Ou por procurador com poderes específicos, devendo o instrumento de procuração ter firma reconhecia, devendo obrigatoriamente apresentar os dados constantes des-te Termo de Credenciamento.

O Processo de credenciamento deverá ser avaliado pela Equipe Técnica da SES, devendo emitir Relatório acerca da prestação dos serviços.

Será descredenciada, a qualquer tempo, a empresa que não mantiver, durante o curso do contrato, as mesmas condições que possibilitaram o seu credenciamento, bem como a que rejeitar qualquer paciente, sem apresentar as razões objetivas que justifiquem a sua conduta, ou, ainda, aquela cujo contrato venha a ser rescindido, pelos motivos previstos no contrato.

DOS PRAZOS

CONTRATUAL: O prazo contratual terá vigência de 12 (doze) meses, contados da data de publicação do extrato do contrato no Diário Oficial do Estado, a partir de quando as obrigações assumidas pelas partes serão exigíveis;

O prazo contratual poderá ser prorrogado, na forma da Lei, em períodos sucessivos até o limite de 60 meses.

DE EXECUÇÃO: Será concedido à Contratada o prazo máximo, de até 30 (trinta) dias, para início da execução dos serviços, a partir da publicação do extrato no Diá-rio Oficial do Estado, podendo ser antecipado ou postergado se assim for entendido e definido pelo gestor da Secretaria, tendo como principal objetivo o atendimento de sua necessidade.

DO DESCREDENCIAMENTO

No decorrer do processo de credenciamento, a Administração poderá rescindir o contrato oriundo deste credenciamento, caso seja constatada qualquer irregulari-dade na observância e cumprimento das normas fixadas no Plano de Trabalho e na legislação pertinente ou no interesse da Credenciada, sem prejuízo do contraditório e da ampla defesa.

A Credenciada que desejar solicitar o descredenciamento deverá fazê-lo mediante aviso escrito.

Se, durante a vigência deste Credenciamento, houver desistência de alguma em-presa credenciada, as demais emem-presas credenciadas deverão arcar com a cota de fornecimento da empresa desistente, a qual será dividida com as demais em per-centuais iguais.

Caso seja constatada qualquer irregularidade na observância e cumprimento das normas fixadas neste Edital e no contrato de Credenciamento, a mesma será auto-maticamente excluída do rol das Credenciadas.

As Credenciadas serão descredenciadas, a qualquer tempo, se não mantiver, duran-te o curso do contrato de Credenciamento, as mesmas condições que possibilitaram o seu credenciamento, bem como se rejeitar qualquer pedido, sem apresentar as razões objetivas que justifiquem a sua conduta, ou ainda, se o contrato de Creden-ciamento vir a ser rescindido pela CREDENCIANTE pelos motivos previstos no contrato.

SANÇÕES/INADIMPLEMENTO

O descumprimento injustificado das obrigações assumidas nos termos deste edital sujeita ao credenciados a multas, consoante o caput e §§ do art. 86 da Lei N°. 8.666/93 e alterações posteriores, incidentes sobre o valor da Nota de Empenho, na forma seguinte:

Quanto à obrigação de assinar o contrato no prazo estabelecido: Atraso até 5 (cinco) dias, multa de 2% (dois por cento);

A partir do 6° (sexto) até o limite do 10° (décimo) dia, multa de 4% (quatro por cento), caracterizando-se a inexecução total da obrigação a partir do 11° (décimo primeiro) dia de atraso.

Quanto às obrigações de solução de quaisquer problemas com os itens adquiridos, e, quanto à aceitação de acréscimos e supressões no valor total da adjudicação: Atraso até 2 (dois) dias, multa de 2% (dois por cento);

A partir do 3° (terceiro) até o limite do 5 ° (quinto) dia, multa de 4% (quatro por cento), caracterizando-se a inexecução total da obrigação a partir do 6° (sexto) dia de atraso.

Sem prejuízo das sanções cominadas no art. 87, I, III e IV, da Lei 8.666/93, pela inexecução total ou parcial do objeto adjudicado, a Administração poderá, garanti-da a prévia e ampla defesa, aplicará aos credenciado (s) habilitado (s) multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor adjudicado.

Se a adjudicatária recusar-se a retirar a nota de empenho, não executar os serviços injustificadamente ou se não apresentar situação regular no ato da assinatura do mesmo, garantida prévia e ampla defesa, sujeitar-se-á às seguintes penalidades: Multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor adjudicado;

Suspensão temporária de participar de licitações e impedimento de contratar com a Secretaria de Estado de Saúde, por prazo de até 5 (cinco) anos e,

Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública. O (s) credenciado (s), adjudicatária ou CREDENCIADA que deixar de executar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejará o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, garantida prévia e ampla defesa, ficará impedida de licitar e contratar com o Estado pelo prazo de até 05 (cinco) anos e, sem prejuízo da ação penal correspondente na forma da lei. A multa, eventualmente imposta à adjudicatária, será automaticamente descontada da fatura a que fizer jus, acrescida de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês. Caso a CREDENCIADA não tenha nenhum valor a receber desta Secretaria de Estado de Saúde, ser-lhe-á concedido o prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados de sua intimação, para efetuar o pagamento da multa. Após esse prazo, não sendo efetuado o pagamento, seus dados serão encaminhados ao Órgão competente para que seja inscrita na dívida ativa do Estado, podendo, ainda a Administração proce-der à cobrança judicial da/ multa.

As multas previstas nesta seção não eximem a adjudicatária da reparação dos even-tuais danos, perdas ou prejuízos que seu ato punível venha causar à Administração. Se a CREDENCIADA não proceder ao recolhimento da multa no prazo de 5 (cin-co) dias úteis, contados da intimação por parte da SESAU, o respectivo valor será descontado dos créditos que esta possuir com esta Secretaria, e, se estes não forem suficientes, o valor que sobejar será encaminhado para inscrição em Dívida Ativa e execução pela Procuradoria-Geral do Estado.

Do ato que aplicar penalidade caberá recurso, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da ciência da intimação, podendo a administração reconsiderar sua decisão ou nesse prazo encaminhá-la devidamente informada para a apreciação e decisão superior, dentro do mesmo prazo.

DA VISITA TÉCNICA

Para o correto dimensionamento e elaboração da proposta, o credenciado poderá realizar vistoria nas instalações do local de execução dos serviços, acompanhado por servidor designado pela Secretaria de Estado da Saúde – SESAU, para esse fim, de segunda à sexta-feira, das 08 horas às 17 horas, devendo o agendamento ser efetuado previamente pelo telefone XXXX- XXXX.

A visita técnica tem como objetivo assegurar que o credenciado possui capacidade técnica para a execução dos serviços;

O prazo para vistoria será a partir da data de sua publicação até 02 (dois) dias úteis antes da data designada para a realização da disputa.

Para a vistoria, o licitante ou o seu representante, deverá estar devidamente iden-tificado.

DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Apresentar à superintendência SURAUD/SESAU, mensalmente, relatório conten-do toconten-dos os procedimentos realizaconten-dos, relatório consolidaconten-do da produção contrata-da em comparação com a produção realizacontrata-da, relatório consolicontrata-dado do alcance contrata-das metas de qualidade (indicadores), bem como toda a documentação exigida.

Apresentar á SURAUD/SESAU, mensalmente, a nota fiscal dos serviços presta-dos, os comprovantes de pagamento de salários em que constem os pagamentos aos profissionais, os registros de frequência (ponto) dos profissionais, apólices de seguro contra acidentes, acidentes de trabalho e comprovantes de quitação de suas obrigações trabalhistas e previdenciárias relativas aos empregados que prestam ou prestaram serviços no âmbito do Contrato de Gestão.

Arquivar vias originais dos relatórios previstos, após analisadas e aprovadas pela SESAU, na sede da unidade, que deverá mantê-las em arquivo até o fim do Prazo do Contrato.

DO LOCAL DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

A entidade que vier a ser credenciada/contratada deverá obrigatoriamente pres-tar serviços em nível ambulatorial em unidade móvel conforme cronograma de atendimento determinado pela Secretaria de Estado da Saúde e para os serviços hospitalares poderá fazer parcerias com estabelecimentos de saúde á rede comple-mentar para realização dos procedimentos cirúrgicos nos municípios indicado pela contratada e para os atendimentos eletivos.

DO REGIME DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS, PREÇO, FORMA DE PAGA-MENTO

Fica estabelecido o regime de execução indireta, sob forma de empreitada por pre-ço unitário.

O valor a ser pago pela prestação dos serviços será de até R$ 12.012.291,25 (Doze milhões doze mil, duzentos e noventa e um reais e vinte e cinco centavos), sendo R$ 3.450.376,50 (Três milhões quatrocentos e cinquenta mil, trezentos e setenta e seis reais e cinquenta centavos) com recurso de Transfe-rência do SUS - Fonte 0120 e R$ 8.561.914,75 (Oito milhões quinhentos e sessenta e um mil, novecentos e catorze reais, e setenta e cinco centavos) com recursos do Tesouro Estadual - Fonte 0100;

O montante que será pago como forma de remuneração aos serviços com recursos de Transferência SUS, terá como referência de preço unitário a Tabela SUS. O prazo para pagamento da prestação de serviço citado no item 2, será de até 15 (QUINZE) dias após a emissão da nota fiscal que se dará até o último dia útil do mês da prestação de serviços.

As propostas financeiras acima do limite financeiro disposto no item anterior serão desclassificadas.

Os preços ofertados deverão incluir todos os custos diretos e indiretos da propo-nente, inclusive encargos sociais, trabalhistas e fiscais que recaiam sobre o objeto deste termo de referência, de modo que nenhuma outra remuneração será devida pela adequada e perfeita prestação do objeto.

Não haverá reajuste de preços, salvo na hipótese de transcurso de mais de12 (doze) meses desde a apresentação da proposta, quando o reajuste será processado na for-ma da legislação federal em vigor.

Para fins de reajuste anual, adotar-se-á a variação acumulada do IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), tomando-se por base o mês da apresentação das propostas, se houver reajuste da tabela de referencia SIA/SUS o reajuste acompanhara a tabela vigente.

As hipóteses excepcionais de revisão de preços serão tratadas de acordo com a legislação vigente e exigirão detida análise econômica para avaliação de eventual desequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

A repactuação deste contrato será permitida, desde que observado o interregno mí-nimo de um ano, a contar da data de assinatura do contrato, ou da última repactua-ção, sendo que o primeiro período de reajustamento será feita adequação ao mês civil, se for o caso.

A repactuação será precedida de demonstração analítica do aumento ou diminuição dos custos, de acordo com a planilha de custos e formação de preços, justificados e comprovados.

Caberá à parte interessada a iniciativa e o encargo dos cálculos e da demonstração analítica do aumento ou da redução dos custos.

Serão desclassificadas as propostas com preço excessivo, consideradas como tais as que excederem ao valor do orçamento estimado e que descumprirem as exigên-cias deste termo de referência.

CRITÉRIOS DE PAGAMENTO

Para fins de cálculo do pagamento a ser recebido pela Contratada, será considerado o Orçamento Total apresentado para realização das atividades relacionadas neste Termo de Referência.

O cálculo do valor mensal a ser efetivamente percebido pela Contratada, denomi-nado Parcela Mensal Efetiva, terá como ponto de partida a Parcela Mensal, cujo valor equivale a 1/12 do valor do Orçamento Total do Contrato conforme produção apresentada e aprovada pela SESAU.

A análise da Produção Assistencial e dos Indicadores de Desempenho relaciona-dos nos quadro abaixo que permitirá calcular o valor da Parcela Mensal Efetiva a

ser paga, considerando as metas quantitativas e qualitativas contratadas, de acordo com os critérios especificados no quadro abaixo:

Atividade Volume Reali-zado Valor Correspondente Produção ambulatorial/Hospitalar - Proporcional à pro-dução FUDAMENTAÇÃO LEGAL

A presente licitação pública reger-se-á, fundamentalmente, pelos seguintes instru-mentos legais:

A Lei nº 8666/93 de 21/06/1993, e alterações posteriores - Lei de Licitação; A Lei nº Lei n° 10.192, de 2001;

Portaria nº 4123 de 28 de dezembro de 2017. DA PUBLICAÇÃO

O edital deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas e Diário Oficial da União, conforme legislação vigente.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

As proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação, assumindo ainda, to-dos os custos de preparação e apresentação de sua proposta, uma vez que a SESAU\ AL não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo.

A prestação de serviços, constante do Termo de Credenciamento, tem caráter cor-porativo, não constituindo, em hipótese alguma, vínculo empregatício de qualquer espécie, entre a CREDENCIADA e a CREDENCIANTE. Assim, todos os encargos sociais, trabalhistas e previdenciários correspondentes aos empregados da CRE-DENCIADA, bem como a responsabilidade pelo recolhimento dos tributos inci-dentes sobre a prestação de serviço, objeto do Credenciamento, serão de inteira responsabilidade da CREDENCIADA.

Os esclarecimentos estarão disponíveis aos interessados no site da SESAU\AL,