• Nenhum resultado encontrado

Das diretrizes aplicáveis aos resíduos sólidos

4. ANÁLISE DOS DADOS PESQUISADOS

4.2 Das diretrizes aplicáveis aos resíduos sólidos

Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: Em primeiro devemos ter a consciência da não geração, após procurar a redução, em seguida devemos dar atenção a reutilização, com isso facilita todo o processo de reciclagem, por ultimo devemos dar uma atenção especial para o tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Todo esse processo deveria ser de conhecimento de toda a sociedade para que ela se sentisse responsável não só pelo consumo e sim com todo o ciclo de produção de um produto e não só pelo consumo sem conhecer o resultado de sua ação como consumidor.

Todo esse processo que envolve a questão do lixo tem um caminho detalhado que será apresentado a seguir.

1ª Redução

A redução de produção de resíduos na fonte geradora é estratégia preventiva e pode ser realizada somente com uma política específica executada por meio de instrumentos regulatórios, econômicos e sociais, sendo que a maneira mais efetiva de atingir esse objetivo é evitar a sua geração. A produção “per capita” anual de resíduos sólidos municipais vem aumentando constantemente em virtude, entre outros, dos resíduos de embalagens. Desta forma é possível concluir que a política deve ser dirigida, principalmente, para as embalagens, tanto para a redução das mesmas, como para a utilização de embalagens menos impactantes ao meio ambiente.

A grande solução para os resíduos sólidos é aquela que prevê a máxima redução da quantidade de resíduos na fonte geradora. Quando os resíduos não podem ser evitados, deverão ser reciclados por reutilização ou recuperação, de tal modo que seja o mínimo possível o que tenha como destino final os aterros sanitários.

2ª Reutilização

A reutilização é um método de gerenciamento de resíduos, baseado no emprego direto de um produto com a mesma finalidade para a qual foi originalmente concebido: um exemplo típico é a reutilização das garrafas de vidro. Reutilização é um método de controle útil na minimização da produção de resíduos, mantendo os bens envolvidos com as suas características e funções originais.

3ª Reciclagem

A reciclagem é um método de gerenciamento de resíduos baseado no reaproveitamento do material, considerando as suas características e composição, visando o mesmo ou um diferente uso para o qual foi originalmente concebido.Um exemplo típico é a reciclagem de garrafas plásticas para produzir outras garrafas plásticas ou outros produtos.

A reciclagem se diferencia da reutilização porque, neste caso, não há a reutilização direta do produto propriamente dito, mas do material de que é feito. Em conseqüência, reciclagem é um método de reaproveitamento no qual é necessário levar-se em conta uma provável perda de valor, mesmo que sensível, do produto original. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora, tendo em vista o tempo de decomposição natural de alguns materiais como o plástico (até 450 anos), o vidro por tempo indeterminado, metais (100 a 450 anos), o alumínio ( de 200 a 500 anos),papel ( até 6 meses),chicletes e filtro de cigarro( até 5 anos) nylon(30 anos) pneus e loucas (por tempo indeterminado)desta forma se faz necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.

O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras e a mais simples é separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco). Esta é uma ação simples e de grande valor,os catadores de lixo, o meio ambiente e as futuras gerações agradecem.

Uma maneira de pratica para saber separar os diferentes tipo de lixos é através das cores das embalagens e seus produtos para reciclagem, conforme é descrito e apresentado a seguir, como também pode ser visualizado pela figura 12.

Papel/Papelão: Azul Madeira: Preta Plástico: Vermelha Vidro: Verde Metal: Amarelo Resíduos/Perigosos: Laranja Resíduos/Orgânicos: Marrom Resíduos/Não/recicláveis: Cinza Resíduos/Radioativos: Roxo Resíduos/Ambulatoriais: branco

Figura12- Modelos de coletores de lixo e suas devidas corres;

Fonte:http://br.monografias.com/trabalhos917/residuos-solidos-curitiba/residuos-solidos curitiba2.shtml.

Com essa definição das cores é possível identificar os materiais e seu processo de reciclagem feito no início do processo, se for feito de maneira correta também o recolhimento será mais bem aproveitado e o processo gerado pela população do mundo, porém sabemos que é difícil que isso aconteça porque na realidade da maioria dos municípios, principalmente do Brasil isso não acontece por vários motivos, um deles é o custo de todo o processo, a falta de consciências

da população e o descaso de muitos administradores públicos que não dão a devida atenção para o problema. “Reciclar é necessário, entre os países que mais reciclam estão os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha e a Holanda” (VEJA, 2010).

Diante disso, sabe-se que a reciclagem traz muitos benefícios, entre eles pode-se citar:

• Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.

• Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população. • Prolonga a vida útil de aterros sanitários.

• Melhora a produção de compostos orgânicos. • Gera empregos para a população não qualificada. • Gera receita com a comercialização dos recicláveis.

Isso estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo com àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens. Além de contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

Uma tonelada de plástico reciclada economiza 130 quilos de petróleo, depois de reciclado, o plástico ainda pode virar carpetes, mangueiras, cordas, sacos, pára-choques etc. (fonte www.apoema.com.br/textos1.htm).

Segundo, Adams (2011), reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores,

consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la, existem diversos tipos de papéis que podem ser reciclados até sete vezes ou mais. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a reciclagem proporciona à sociedade, à economia, e ao meio ambiente.

No Brasil, é importante que as pequenas e médias empresas recicladoras tenham apoio financeiro e tecnológico para melhorar suas tecnologias de reciclagem, pois assim estariam contribuindo na geração de empregos, na diminuição de lixo e na produção de tecnologia limpa.

4ªRecuperação

A recuperação é um método de gerenciamento de resíduos baseado na transformação térmica, química, física ou biológica da matéria-prima utilizada na fabricação do produto, para produzir material ou energia diretamente disponível

para uso. Exemplos típicos são: incineração com recuperação de energia; reciclagem de resíduos plásticos; produção de derivados de petróleo; e compostagem e a digestão anaeróbica, com produção de biogás. Em conseqüência, a recuperação é um método de reaproveitamento no qual é necessário levar-se em conta uma possível perda substancial de valor do produto original.

Algumas constatações merecem destaque por sua importância: as garrafas de refrigerantes (PET) podem ser transformadas em tecido para fazer calça jeans. Diante desta realidade devemos a cada dia dar uma atenção maior para aqueles resíduos que podem e devem ser reaproveitados, pois vivemos em um mundo competitivo não podemos estar desperdiçando nem matéria prima e nem energia por ser um recurso caro e muitas vezes esgotável dependendo da sua fonte.

5ª Eliminação Final

A eliminação final é o último método de gerenciamento de resíduos e deve ser restrita somente ao lixo ou frações do mesmo, que não sejam reutilizáveis, recicláveis ou recuperáveis. A eliminação final pode ser realizada em aterros sanitários ou em incineradores. Destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.

Não podemos admitir que aconteça em pleno século XXI a destinação de montanhas de lixo em aterros sanitários a céu aberto sem nenhuma forma de reciclagem, por sabemos a importância que tem esse processo não só para a sociedade como forma de geração de renda, mas também no impacto que causa ao meio ambiente.

6ª Rejeitos:

São resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada, e por falar em ambientalmente adequada devemos

ter uma atenção especial aonde será colocado esses rejeitos, sabemos que irá ficar acondicionado por um tempo indeterminado neste local, por isso temos que tomar todas as providencias necessárias para reduzir ao Máximo o impacto que poderá causar ao meio ambiente.

Conclui-se, assim, que os aterros são indispensáveis em um sistema de gerenciamento de resíduos, sendo ideal que somente os rejeitos dos processos de triagem, reciclagem, recuperação e incineração com recuperação de energia sejam depositados nos mesmos. Os aterros devem, ainda, ser considerados como elementos novos no planejamento e projeto da paisagem, sendo mais do que meros locais de depósito.

Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estarão comprometidas. Este sim seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria.

Todo o processo de geração de resíduos deve levar em conta uma ordem hierárquica das ações e manejo de resíduos sendo elas:

• 1° Há não geração de um produto se ele não for nec essário.

• 2° Há redução ao máximo se esse produto for gerado r de resíduos. • 3° Há reutilização do produto em outro processo.

• 4° Há reciclagem de todos os produtos resultantes de um processo de coleta.

• 5° O tratamento dado aos produtos que passaram por um processo de reciclagem.

• 6° A destinação final dos rejeitos de forma adequa da.

Documentos relacionados