• Nenhum resultado encontrado

Art. 47. São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos:

I - lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos;

II – lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração;

III - queima a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade;

IV - outras formas vedadas pelo poder público.

§ 1o Quando decretada emergência sanitária, a queima de resíduos a céu aberto pode ser realizada, desde que autorizada e acompanhada pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e, quando couber, do Suasa.

§ 2o Assegurada a devida impermeabilização, as bacias de decantação de resíduos ou rejeitos industriais ou de mineração, devidamente licenciadas pelo órgão competente do Sisnama, não são consideradas corpos hídricos para efeitos do disposto no inciso I do caput.

Art. 48. São proibidas, nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos, as seguintes atividades:

I - utilização dos rejeitos dispostos como alimentação; II - catação, observado o disposto no inciso V do art. 17; III - criação de animais domésticos;

IV - fixação de habitações temporárias ou permanentes V - outras atividades vedadas pelo poder público.

Art. 49. É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação.

TÍTULO IV

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E FINAIS

Art. 50. A inexistência do regulamento previsto no § 3o do art. 21 não obsta a atuação, nos termos desta Lei, das cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Art. 51. Sem prejuízo da obrigação de, independentemente da existência de culpa, reparar os danos causados, a ação ou omissão das pessoas físicas ou jurídicas que importe inobservância aos preceitos desta Lei ou de seu regulamento sujeita os infratores às sanções previstas em lei, em especial às fixadas na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que “dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências”, e em seu regulamento.

Art. 52. A observância do disposto no caput do art. 23 e no § 2o do art. 39 desta Lei é considerada obrigação de relevante interesse ambiental para efeitos do art. 68 da Lei nº 9.605, de 1998, sem prejuízo da aplicação de outras sanções cabíveis nas esferas penal e administrativa.

Art. 53. O § 1o do art. 56 da Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, passa a vigorar com a seguinte redação

“ Art. 56. ...

§ 1o Nas mesmas penas incorre quem:

I - abandona os produtos ou substâncias referidos no caput ou os utiliza em desacordo com as normas ambientais ou de segurança;

II - manipula, acondiciona, armazena, coleta, transporta, reutiliza, recicla ou dá destinação final a resíduos perigosos de forma diversa da estabelecida em lei ou regulamento.

...” (NR)

Art. 54. A disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, observado o disposto no § 1o do art. 9o, deverá ser implantada em até 4 (quatro) anos após a data de publicação desta Lei.

Art. 55. O disposto nos arts. 16 e 18entra em vigor 2 (dois) anos após a data de publicação desta Lei.

Art. 56. A logística reversa relativa aos produtos de que tratam os incisos V e VI do caput do art. 33 será implementada progressivamente segundo cronograma estabelecido em regulamento.

Art. 57. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

7 APÊNDICE

APÊNDICE A – Roteiro de Entrevista

1-Você sabe o que é Logística Reversa?

2-Algum fabricante de pneu lhe trouxe alguma informação, ou campanha, ou programa, ou contato sobre o tema, para vocês revendedores passarem para o consumidor final sobre como dar uma destinação correta para os pneus inservíveis?

3-Qual seria na sua opinião uma destinação correta para um pneu inservível? 4-Você tem conhecimento sobre a Reciclanip? Sabe como funciona seu trabalho?

5-Você tem conhecimento de que existe um ponto de coleta na cidade de Juiz de Fora, que coleta esses pneus inservíveis, para dar uma destinação correta a esses?

6-Você acha que existe alguma regulamentação que obriga os fabricantes e os consumidores a dar destino correto a esses pneus?

7-Você sabe que existe a Lei de Resíduos Sólidos que regulamenta a destinação desses produtos?

8-Mesmo existindo uma regulamentação obrigando as fabricantes a dar uma destinação correta a esses produtos, ainda existem milhares de pneus descartados de forma incorreta, porque você considera que isso acontece?

9-Você considera que existe fiscalização por parte dos órgãos públicos para tentar diminuir essa problemática?

10-Você considera há investimento e preocupação por parte das fabricantes para aumentar a conscientização do consumidor final para descartar esses pneus adequadamente?

11-Você considera vantajoso se existisse um programa de desconto, que quando o consumidor fosse trocar um pneu ganhasse um desconto por deixar o pneu inservível na revendedora, e posteriormente a fabricante buscaria esses pneus reconstituindo o valor do desconto?

13-Você considera vantajoso para seu negócio reformar um pneu, aumentando o ciclo de vida do mesmo ou para você seria mais vantajoso o cliente comprar um pneu novo?

14-Que ações na sua opinião deveriam ser feitas por partes das fabricantes para diminuir a problemática existente sobre o descarte incorreto desses pneus?

15-Você considera que seria um diferencial competitivo para uma fabricante oferecer o serviço de volta desses produtos, mesmo não oferecendo nenhuma forma de recompensa para o consumidor final?

16-Você acha que tem aumentado a consciência ecológica dos consumidores nos últimos anos?

17-Que ações na sua opinião deveriam ser feitas por partes do governo para diminuir a problemática existente sobre o descarte incorreto desses pneus?

18-Que ações na sua opinião poderiam ser feitas por partes dos consumidores finais para diminuir a problemática existente sobre o descarte incorreto desses pneus?

Documentos relacionados