• Nenhum resultado encontrado

Art 66 - Recompensas constituem reconhecimentos dos bons serviços prestados por Policiais Militares.

Art 67 - Além de outras em Leis e Regulamentos especiais, são recompensas Policiais Militares:

I - o elogio;

II - as dispensas do serviço;

III - a dispensa da revista do recolher e do pernoite, nos centros de formação, para alunos de cursos de formação.

Obs: As dispensas da revista do recolher e do pernoite, previstas no RDPM não são consideradas como punições disciplinares, mas sim, recompensas, que, poderão não ocorrer, caso o PM não preencha os requisitos previstos neste artigo, ou seja, não haja motivo para reconhecimento de bons serviços prestados por Policiais Militares.

Os Regimentos internos da APM e CFAP, prevêem como punições as seguintes situações:

Regimento Interno do CFAP-RICFAP (Adit ao BPM 090, de 210513) DO REGIME DISCIPLINAR - DAS SANÇÕES DISCIPLINARES Art 95 - São sanções especiais a que se refere o parágrafo anterior: I - Revista do recolher;

II - Pernoite obrigatório.

§1º - Na Revista do Recolher o aluno terá que comparecer à caserna, às 2100h (vinte e uma horas) para conferência, a ser realizada pelo Oficial de Dia, sendo liberado após a revista da tropa.

Elaboração: CAP PM RR RG 38698 SÉRGIO CARNEIRO DE SANTA ANNA

§2º - No Pernoite obrigatório, o aluno responderá à revista do recolher, prevista no parágrafo anterior, porém, pernoitando no Quartel após a mesma. Art 96 - A revista do recolher e o pernoite serão aplicados quando as faltas disciplinares dos alunos do CFSd forem consideradas de natureza levíssimas. Art 97 - Não se excederá a 04 (quatro) o número de revistas do recolher ou pernoites a que o aluno poderá ser submetido.

Art 98 - Se a falta disciplinar do aluno do CFSd exigir sanção maior que o número máximo previsto no Art anterior para a revista do recolher ou para o pernoite, deverão ser observadas as sanções previstas no RDPM.

Regimento Interno da Academia de Polícia Militar (RIAPM) – Adt BPM 106, de 140612

Do Regime Disciplinar do Corpo Discente

Art 172 - Todos Alunos Oficiais PM estarão sujeitos às penas previstas no Regulamento Disciplinar da PMERJ (RDPMERJ). Os Alunos Oficiais PM e Oficiais alunos, além destas penas, estarão sujeitos ainda às punições previstas no Regime Disciplinar Especial, do qual constarão as seguintes punições: I - Advertência e orientação (Advo)

II - Licenciamento Sustado;

III - Responder a Revista do Recolher; IV - Pernoite obrigatório.

Art 173 - A pena de Licenciamento Sustado (LS) será aplicada ao Aluno Oficial PM ou ao Oficial. Aluno que cometer falta leve, típica de Aluno e não prevista no RDPMERJ e será cumprida nos dias de licenciamento do Corpo de Alunos, competindo ao Comandante , ao SubComandante e ao Comandante do Corpo de Alunos a sua aplicação.

Art 174 - De acordo com a natureza da falta e para efeito de cumprimento de punição, o licenciamento sustado terá os seguintes códigos e duração abaixo mencionada: I - LS 1: 24 horas; II- LS 2: 48 horas; III - LS 3: 72 horas; IV - LS 4: 96 horas. V - LS 5: 120 horas. VI - LS 6: 144 horas.

Elaboração: CAP PM RR RG 38698 SÉRGIO CARNEIRO DE SANTA ANNA VII - LS 7: 168 horas.

VIII - LS 8: 192 horas. IX - LS 9: 216 horas. X - LS 10: 240 horas.

Parágrafo Único - A enumeração da natureza das faltas disciplinares, para efeito de LS, constará das Normas Gerais de Ação do Corpo de Alunos.

Art 175 - O Pernoite obrigatório e a Revista do Recolher e a Advertência e Orientação serão aplicados ao Aluno Oficial PM ou ao Oficial aluno que incidir em faltas leves.

Art 68 - O elogio pode ser individual ou coletivo.

§1º - O elogio individual, que coloca em relevo as qualidades morais e profissionais, somente poderá ser formulado a Policiais Militares que se hajam destacado do resto da coletividade no desempenho de ato de serviço ou ação meritória. Os aspectos principais que devem ser abordados são os referentes ao caráter, coragem, desprendimento e inteligência, às condutas civil e Policial Militar, à competência como Instrutor, Comandante ou Administrador, a capacidade física.

§2º - Só serão registrados nos assentamentos dos Policiais Militares os elogios individuais obtidos no desempenho de funções próprias a Policial Militar e concedidos por Autoridades com atribuição para fazê-lo.

§3º - O elogio coletivo visa a reconhecer e a ressaltar um grupo de Policiais Militares, ou fração de tropa ao cumprir destacadamente uma determinada missão.

§4º - Quando a Autoridades que elogiar não dispuser de Boletim para a publicação, esta deve ser feita mediante solicitação escrita, no da Autoridades imediatamente Superior .

BPM 32, 140285: 2.13. ELOGIOS

2.13.1. A descrição do fato ou fatos que motivarem o elogio deve, de forma sucinta, precisar a atuação do elogiado e citar, expressamente, os atributos da sua personalidade que ficarem evidenciados.

2.13.2. A linguagem deve ser sóbria, como convém ao estilo Policial Militar, evitando-se generalizações e adjetivações desprovidas de real significado. 2.13.3. Os elogios, quando concedidos por transferência para a inatividade do agraciado, poderão conter, título de homenagem, ou mesmo exemplo, breve referência sobre fatos de períodos anteriores de sua vida que mereçam destaque especial e ressaltem atributos dignos de nota.

Elaboração: CAP PM RR RG 38698 SÉRGIO CARNEIRO DE SANTA ANNA

I - dispensa total do serviço, que isenta de todos os trabalhos da OPM, inclusive os de instrução;

II - dispensa parcial do serviço, quando isenta de alguns trabalhos, que devem ser especificados na concessão.

§1º - A dispensa total do serviço é concedida pelo prazo máximo de 8 (oito) dias, não devendo ultrapassar o total de 16 (dezesseis) dias, no decorrer de um ano civil, e não invalida o direito de férias.

§2º - A dispensa total do serviço para ser gozada fora da sede, fica subordinada às mesmas regras de concessão de férias.

§3º - A dispensa total de serviço é regulada por período de 24 (vinte quatro) horas, contados de Boletim a Boletim, e a sua publicação deve ser feita, no mínimo, 24 (vinte quatro) horas antes de seu inicio, salvo por motivo de força maior.

Art 70 - As dispensas da revista do recolher e do pernoite no quartel podem ser incluídas em uma mesma concessão e não justificam a ausência do serviço para o qual o aluno está ou for escalado e nem da instrução a que deva comparecer.

Art 71 - São competentes para conceder as recompensas de que trata este Capítulo, as Autoridades especificadas no Art 10 deste Regulamento.

Art 72 - São competentes para anular, restringir ou ampliar as recompensas concedidas por si ou por seus Subordinados as Autoridades especificadas no Art 10, devendo essas decisões ser justificadas em Boletim.