• Nenhum resultado encontrado

2 2 Formação/Promoção da leitura e do leitor: entre o hábito e o gosto

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO

4.2 Definição da Amostra

Toda a coleta de dados, incluindo tanto a análise documentária quanto as entrevistas, foi feita entre indivíduos pré-selecionados segundo o princípio da evidência o qual, como explicitou Campello (2012), deve envolver basicamente tanto a ação de os profissionais compartilharem as evidências de suas próprias práticas quanto de tomarem conhecimento sistemático de outros estudos acadêmicos relevantes e metodologicamente adequados. Isto em âmbito da biblioteca escolar “... dá ênfase à utilização de resultados de estudos que identificam quais fatores podem fazer diferença na aprendizagem” (CAMPELLO, 2012, p. 12).

Assim, para efeito de amostra, entrevistamos um bibliotecário pré-selecionado em cada regional já que o objetivo foi mapear não só as práticas educativas bibliotecárias de formação de leitores, mas a sua articulação dentro da RME-BH, daí a necessidade de apurar a dinâmica inclusive em cada das regionais.

Em termos de rede, as bibliotecas escolares da RME-BH estão organizadas em dentro de uma estrutura que distribui administrativamente o município de Belo Horizonte em nove regiões ou regionais conforme perspectiva disposta no mapa abaixo:

FIGURA 3 – Distribuição de Belo Horizonte por regionais

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/contents.do?evento=conteudo&idConteudo=39048&chPl c=39048&&pIdPlc=&app=salanoticias

Em cada regional existe uma média de 4 a 5 bibliotecas pólo ligadas a mais uma média de 4 a 5 bibliotecas coordenadas conforme disposto no Anexo D. A regional Barreiro conta com 27 bibliotecas nas escolas sendo 21 coordenadas e 6 pólos; na Centro Sul são 10 bibliotecas sendo 2 pólos e 8 coordenadas; na Leste são 19 bibliotecas sendo 4 pólos e 15 coordenadas; na Nordeste são 30 bibliotecas sendo 6 pólos e 24 coordenadas; na Noroeste são 24 bibliotecas sendo 5 pólos e 19 coordenadas; na Norte são 20 bibliotecas sendo 4 pólos e 16 coordenadas; na Oeste são 15 bibliotecas sendo 3 pólos e 12 coordenadas; na Venda Nova são 33 bibliotecas sendo 7 pólos e 26 coordenadas e na Pampulha são 13 bibliotecas sendo 3 pólos e 10 coordenadas.

Os critérios adotados para a definição de cada um dos nove bibliotecários que comporiam a amostra foram:

 participação em eventos da RME-BH e externos, ligados à leitura e biblioteca escolar;

 divulgação e compartilhamento, no grupo de bibliotecários, de práticas positivas envolvendo a biblioteca escolar e a leitura;

 envolvimento e análise de políticas de leitura na RME-BH através de documentação interna e discussão nas reuniões mensais.

O perfil dos amostrados em cada regional por sua vez, foi detalhado abaixo em termos da sua formação continuada, do tempo de sua atuação na Rede e da variação de sua lotação como forma de indicar a representatividade da vivência e do trabalho em Rede e, concomitante, do aperfeiçoamento para acompanhar esse processo:

QUADRO 1 – Perfil amostra

Regional Formação continuada* Tempo de Rede** Variação de lotação*** Barreiro Cursos, palestras, seminários 6 a 10 anos Não Centro Sul Pós-graduação, palestras,

seminários mais de 15 anos Sim

Leste Pós-graduação, cursos, palestras,

seminários mais de 15 anos Sim

Nordeste Cursos, palestras, seminários mais de 15 anos Não Noroeste Pós-graduação, cursos, palestras,

seminários 11 a 15 anos Sim

Norte Cursos, palestras, seminários mais de 15 anos Não Oeste Cursos, palestras, seminários 11 a 15 anos Não Pampulha Cursos, palestras, seminários 11 a 15 anos Sim Venda Nova Pós-graduação, Cursos, palestras,

seminários 6 a 10 anos Não

Fonte: Quadro elaborado pela autora em função dos dados coletados nas entrevistas.

Legenda: *Todos os bibliotecários afirmaram participar de cursos, palestras, seminários e outros como Fórum de biblioteca escolar, o Jogo do livro da FAE/UFMG, seminários na biblioteca pública Luiz de Bessa. O destaque dado foi para o curso ocorrido na RME-BH e de responsabilidade do FNDE que foi avaliado como excelente por todos os bibliotecários.

**Para Tempo de Rede foram criadas as seguintes categorias com o intuito de preservar a identidade dos amostrados: menos de 5 anos; 6 a 10 anos; 11 a 15 anos; mais de 15 anos.

***Aqui, a variação de lotação diz respeito à mudança de escola pólo, inicialmente assumida para outra, estando dentro da regional original ou não.

Outro detalhamento, igualmente importante para expressar a representatividade da amostra, é o envolvimento pessoal e profissional de cada um dos bibliotecários pré- selecionados com a leitura, conforme pode ser visualizado no quadro abaixo:

QUADRO 2 – Perfil dos bibliotecários: tempos de leitura

REGIONAL Últimos livros lidos Forma de acesso

Barreiro “Meus namorados imprestáveis” “A menina que roubava livros”

“Cem anos de solidão”

Empréstimos das bibliotecas da RME- BH; Compra e ganha em menor quantidade.

Centro Sul “Biografia de Getúlio v. 2” “Tempo de ventura”

“Kairós” “A ostra e o bode”

Empréstimos das bibliotecas da RME- BH; Compra bastante e troca com a filha.

Leste “Trilogia Millenium: A rainha do castelo de ar, A menina que brincava com fogo, Os

bonecos que não amam”

Empréstimos das bibliotecas da RME- BH; Compra.

Nordeste “Bárbara debaixo da chuva”

“A menina, a gaiola e a bicicleta” Empréstimos das bibliotecas da RME-BH; Tem alguns em casa de compra. Noroeste “Cyro e Drummond – correspondência” Empréstimos das bibliotecas da RME- BH; Compartilha e recebe textos pela internet.

Norte “Teorema do papagaio” “Pedro Cortês” “A culpa é das estrelas” “Amkoullel, o menino fula”

Compra muito mesmo; Mais doa para as bibliotecas aqueles que já leu do que pega emprestados.

Oeste “O que o dia deve à noite”

“Uma ponte para Terabin” Empréstimos das bibliotecas da RME-BH / Troca sugestões com a auxiliar de biblioteca; Ganha exemplares de editoras; Compra muito para familiares.

Pampulha Trilogia de Noah Gordon: O físico, O xamã,

A escolha da dra Cole Empréstimos das bibliotecas da RME-BH; Compra muito. Venda Nova “Algo sinistro vem por ai”

“Esquerda direita” “Vocês são uma gracinha”

Empréstimos das bibliotecas da RME- BH; Ganha e compra pouco.

Fonte: Confeccionado pela autora a partir das entrevistas.

Esse detalhamento revelou a existência de um perfil leitor para cada um dos amostrados e, por outro lado, evidenciou a relação profissional intimista dos bibliotecários escolares com seus respectivos ambientes de trabalho. Partindo do princípio que os bibliotecários são os responsáveis pela formação e desenvolvimento do acervo nos distintos contextos de escolas e da RME-BH, é possível identificá-lo como um potencial mediador da leitura, as suas e dos usuários/leitores.

5 ANÁLISE DE DADOS: A construção de uma prática bibliotecária: educativa