• Nenhum resultado encontrado

Categoria Comportamentos

Brincar 1. Manusear brinquedo: exibe comportamentos como manipular um brinquedo olhando para ele, ou cantando, ou em silêncio, ou fazendo vozes imaginárias, ou contando em números ordinais.

2. Pegar brinquedo que cai no chão: comportamento de abaixar e pegar do chão o brinquedo que manuseava

3. Brincar com crianças e brinquedos ou em brinquedos: comportamento de brincar, interagindo com crianças e brinquedos, ou interagindo só com crianças, ou brincar junto a outras nos brinquedos do Parque da escola, como o Escorregador, Balanço, Castelo de Plástico, Gira-Gira, Ponte de Madeira e Casa de Madeira.

4. Correr sozinha em direção a outro brinquedo: comportamento de correr para outro brinquedo do parque sem a companhia de outra criança. 5. Pegar brinquedo oferecido por criança: comportamento de pegar um

brinquedo que foi oferecido por criança.

6. Olhar objeto mostrado por outra criança: comportamento de olhar o brinquedo que uma criança mostra.

7. Levantar do lugar e senta-se em outro lugar com os brinquedos: comportamento de sair do lugar que está brincando e ir para outro, brincando mais isoladamente.

8. Buscar mais brinquedos: comportamento de sair do lugar que está brincando para buscar mais brinquedos para a brincadeira.

9. Procurar por brinquedo: comportamento de procurar por um brinquedo que deseja no meio de outros.

10. Iniciar nova brincadeira: comportamento de sugerir e iniciar uma nova brincadeira no grupo.

11. Correr em direção a outros brinquedos: comportamento de correr no parque para brincar em outros brinquedos.

12. Entregar brinquedo: comportamento de entregar espontaneamente algum brinquedo para uma criança ou um adulto.

Habilidades Comunicati- vas

1. Fornecer instrução para criança: comportamento de instruir e orientar criança, como “Cuidado com o degrau. Isso, vem reto”.

2. Mostrar brinquedo: comportamento de mostrar um determinado brinquedo para o adulto ou criança, por exemplo “Olha aqui meu bolo”.

3. Iniciar diálogo: comportamento de iniciar um diálogo com uma criança ou adulto, como “Meu bolo é de morango”.

4. Iniciar e manter diálogo: comportamento de iniciar um diálogo com crianças ou adulto e conseguir dar prosseguimento.

5. Fazer convite: comportamento de convidar, chamar a criança que ainda brinca para ir lanchar, como “Vem, vamos ir comer, depois a gente volta”.

6. Fazer pedidos: comportamento de pedir para ver ou tatear (sentir com as mãos) o brinquedo da criança com quem brinca.

7. Direcionar perguntas para criança ausente no local: comportamento de perguntar algo para colega que não esta no local, por não perceber sua ausência.

8. Fornecer explicações sobre brincadeira: comportamento de explicar, fornecer informação para criança sobre o que está brincando.

9. Chamar por criança: comportamento de chamar por criança que não está presente no grupo.

10. Corrigir informação: comportamento de corrigir informação verbal de criança, como “É trinta”.

11. Chamar criança para ver objeto que encontrou: comportamento de chamar criança para ver o objeto que encontrou.

12. Levantar do lugar e chamar criança: comportamento de levantar do lugar em que está sentada e chamar por criança que não está no local. 13. Chamar a atenção da professora para comportamento inadequado de

colega: comportamento de dizer para professora que outra criança cometia uma ação inadequada na sala.

14. Parafrasear: comportamento de dizer algo para adulto quando o mesmo diz algo para o sujeito ou grupo, como adulto orienta para ter cuidado com a terra nos olhos, a criança diz “Não pode jogar terra para cima”.

15. Levantar do lugar para falar com adulto: comportamento de sair do lugar que esta brincando, seja sala de aula, parque, pátio para ir falar com um adulto.

16. Responder perguntas: comportamento de responder a pergunta de um adulto ou de uma criança.

17. Responder a pergunta e manter diálogo: comportamento de responder a pergunta de adulto ou criança e prosseguir em diálogo com o sujeito. 18. Chamar pelo adulto: comportamento de chamar pelo adulto do lugar

que está.

19. Fazer perguntas: comportamento de perguntar algo para um adulto ou criança.

Cultivo da amizade

1. Andar de mãos dadas com criança pelo parque: comportamento de andar, passear calmamente pelo parque de mãos dadas com outra criança.

2. Dar as mãos para criança: comportamento de estender o braço para tocar e segurar as mãos de outra criança, como um gesto carinhoso. Segue regras

e acata ordens

1. Obedecer à ordem de um adulto: comportamento de obedecer a ordem direcionada somente a ela ou a toda sala, como “A diretora está te chamando. Vá a diretoria” ou “Vamos guardar os brinquedos”.

Indesejáveis socialmente

1. Se desentender com criança: comportamento de discutir verbalmente com criança por oposição de ideia e preferências.

2. Agir de maneira agressiva durante a brincadeira: comportamento de brincar agressivamente com outra criança, fazendo movimentos bruscos com a mão, empurrando brinquedos da criança e batendo brinquedos dela.

3. Discutir com criança: comportamento de discutir verbalmente com criança, por conflitos de interesses na brincadeira.

4. Tentar pegar brinquedo de criança: comportamento de tentar pegar o brinquedo de colega sem o consentimento da mesma, porem não consegue.

5. Falar para criança sair do local: comportamento de pedir para criança sair do local da brincadeira.

6. Pegar brinquedo de criança e reclamar: comportamento de pegar o brinquedo de criança e reclamar dela como um gesto defensivo para desviar a atenção do professor de seu comportamento inadequado.

7. Entrar debaixo da mesa e fingir cortar sapato de outra criança: comportamento de entrar debaixo da mesa e fingir cortar o sapato de criança que brincava junto.

8. Gritar com outra criança: comportamento de gritar para criança que brinca junto não estragar o brinquedo que usa.

9. Segurar e empurrar criança para que não estrague o brinquedo: comportamento de segurar a criança e empurrá-la para não pegar e estragar o brinquedo.

10. Pegar brinquedo de criança: comportamento de pegar um brinquedo de criança sem pedir e sem o consentimento.

Outros 1. Observar a ação dos outros: comportamento de prestar atenção, olhar a ação de outras pessoas, adultos ou crianças.

2. Retornar ao lugar: comportamento de retornar ao lugar que estava brincando.

3. Ficar parada: comportamento de ficar parada, sem executar ação. 4. Arruma-se no lugar: comportamento de se arrumar no lugar, sentando

adequadamente.

5. Mexer na mesa ou brinquedo: comportamento de mexer, mover as mãos na mesa e nos brinquedos sem funcionalidade aparente.

6. Atentar-se à informação: comportamento de ter atenção a informação que adulto ou criança verbaliza, como “Cuidado com os brinquedos espalhados pelo chão”.

7. Andar pelo parque sozinha: comportamento de andar, caminhar pelo parque sem a presença de criança ou adulto.

8. Mexer nos sapatos: comportamento de manipular os seus sapatos enquanto está sentada.

9. Imitar a criança verbalmente: comportamento de imitar verbalmente o que a criança diz.

10. Ficar em pé: comportamento de levantar-se da cadeira e em seguida sentar-se novamente.

11. Fazer o gesto de positivo com as mãos para criança próxima: comportamento de fazer um gesto de positivo com as mãos para criança próxima.

Documentos relacionados