• Nenhum resultado encontrado

2. A Indústria dos Eventos

2.1 Definição de Evento

A definição do conceito de evento está longe de ser abrangente mas, das várias definições todas são consensuais. Tal como Donald Getz e Joe Goldblatt em 1990, e em 1991. Getz diz que o evento ocorre fora do universo normal de escolhas rotineiras ou de uma experiencia quotidiana10.

Um evento é um acontecimento planeado em determinado tempo e local, envolvendo um grupo ou uma comunidade, procurando a integração, difusão e sensibilização entre quem participa e o objetivo que se pretende alcançar. Desta forma poderemos afirmar que um evento tem agregado no conceito, um facto, um acontecimento, uma notícia, sendo que o facto é a realização de algo associado a um momento e a um determinado local, onde o acontecimento vai gerar uma sensação, que sendo bem-sucedida, na medida em que o sucesso do evento está diretamente ligado às sensações geradas antes, durante e após a realização do evento, e, se o facto e o acontecimento forem bem-sucedidos, então o evento transforma-se em notícia.

Assim, um evento público é um evento pontual, limitado no tempo e no espaço, de natureza recreativa, cultural e desportiva. Podendo ter como objetivo de obter o lucro ou não. Pode- se realizar num local privado ou público com um número considerado de pessoas e tem um ou vários riscos mais ou menos importantes. Desta forma a industria dos eventos, divide-se em dois tipos: Os eventos internos, corporativos e associativos onde os objetivos são a

10 Introdução ao Turismo, Licínio Cunha e António Abrantes, Pág. 276, Lidel 5ª edição, Lisboa, Setembro de 2013

26

motivação, formação e o networking, criando assim, um evento de team-building ou de Chalanger. Os eventos externos que se destinam a um consumidor têm como objetivos o entretenimento, promoção e comunicação, culturais ou desportivos, onde o evento será o lançamento de um determinado produto, feiras, atos de relações públicas, uma apresentação aos midia.

A indústria dos eventos é uma atividade que requer muita especificidade em virtude de ter várias condicionantes durante a sua preparação e realização, onde requer uma atenção redobrada, pois cada evento é um evento distinto do precedente e do seguinte, variando na sua tipologia:

Finalidade Periodicidade Abrangência Zona de d

Ação Cliente Empresas Características objetivos Institucionais Promocionais Esporádicos Periódicos Oportunidade Locais Regionais Nacionais Internacionais Internos Externos Corporativos Consumidor Organizadores Patrocinadores Oficial Apoio Formação Congressos Convenções Workshops Conferência Palestra Simpósio/Jornada Seminário/Colóquio Fórum/Reunião Feira/Exposição Educacional Eventos Sociais Incentivo Eventos Culturais Espetáculos

27

Quanto à dimensão pode ser qualificado de grande evento ou mega evento, sendo um acontecimento de grande dimensão, realizado pontualmente ou regularmente, mas de duração limitada, com o objetivo de promover um destino turístico a curto e longo prazo, podendo nestes casos utilizados festivais, feiras, exposições acontecimentos desportivos e culturais, onde os efeitos pretendidos é o aumento da cobertura e de informação através dos órgãos de comunicação social nacional e internacional, uma melhoria e expansão das infraestruturas turísticas e dos serviços de turismo. O aumento das atividades promocionais das atividades turísticas a fim de capitalizar o ambiente favorável que o acontecimento cria, aumentando os fluxos turísticos durante e após o acontecimento.

Não esquecendo que tudo isto vai aumentar a notoriedade à escala mundial dos interesses dos patrocinadores, assim, e por também não existir uma definição consensual, ficaram definidos no projeto de coordenação de programas nacionais de investigação sobre segurança de grandes eventos na Europa que um grande evento pode ser definido por uma das seguintes características11:

• Significado histórico, político ou popularidade

• Grande cobertura mediática e/ou presença dos midia internacionais • Participação de cidadãos de diversos países e/ou possível grupo alvo • Participação de VIP’s e/ou altas entidades

Com a globalização, um grande evento poderá estar associado a um aumento efémero de população mesmo que esta seja temporário, levando obrigatoriamente a uma alteração do quotidiano da mesma.

Toda a envolvência de um grande evento terá obrigatoriamente um impacto na economia da população tanto diretamente como indiretamente, levando também a uma alteração por parte das forças de segurança no que diz respeito ao patrulhamento das zonas envolventes bem como à regularização do trânsito durante o grande evento.

Cabe ao gestor de segurança do evento, uma avaliação cuidada na sua classificação, uma vez que, na definição dada pela UNICRI (United Nations Interregional Crime and Justice Research Institute), como naquela apresentada em a Introdução ao Turismo, de Licínio Cunha e António Abrantes, existe uma margem muito pequena e podendo assim haver uma adoção de meios desnecessários.

11 UNICRI – Toolkit conceito de grande evento. Tradução em português editado pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal

28

Uma das formas de classificação de grande evento seria a aplicação de duas das caraterísticas apresentadas anteriormente. É com estes dados que o responsável pela segurança de um determinado evento se deve preocupar, pois, sem eles não é possível obter as devidas autorizações para a realização do evento.

Qualquer realização de festas e manifestações estão sujeitas a uma regulamentação específica, que visam nomeadamente os procedimentos de autorização para se realizar o evento pretendido tanto em espaço aberto como no privado, esta regulamentação pretende garantir a otimização dos participantes e espectadores, criando assim um ambiente mais seguro onde os interesses do público e dos organizadores e promotores estão salvaguardados de um eventual incidente.

Documentos relacionados