• Nenhum resultado encontrado

4 PROPOSTA DE SOLUÇÃO

4.1 DEFINIÇÃO DE TÉCNICA E METODOLGIA

Segundo Fachin (2005, p. 29) o método é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiências e interpretai os resultados.

Técnica é o modo de fazer de forma mais hábil, mais segura, mais perfeita algum tipo de atividade, arte ou ofício. [...] A técnica, portanto, assegura a instrumentação específica da ação em cada etapa do método. Este, por seu turno, estabelece o caminho correto para chegar ao fim. (GALLIANO p. 6)

4.1.1 Prototipação

Vazquez (2016, p. 247) ressalta que a prototipação é utilizada para melhorar a experiência do usuário, avaliar opções de design e montar uma base para o desenvolvimento final do produto.

No entendimento de Vazquez (2016, p. 247):

A prototipação é uma técnica que busca simular para o usuário o funcionamento dos seus requisitos antes que o produto final esteja pronto. É um processo iterativo onde se geram versões iniciais de protótipos, e por meio deles o usuário poderá analisar se os seus requisitos estão sendo atendidos e até mesmo descobrir novos requisitos.

Para este trabalho, a prototipação será apenas aplicada para a loja virtual proposta.

4.1.2 Unified Modeling Language

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem-padrão para elaboração da estrutura de projetos de software. Ela poderá ser empregada para visualização, a especificação, a construção e a documentação de artefatos que façam uso de sistemas complexos de software. (BOOCH p. 13)

Um diagrama é a apresentação gráfica de um conjunto de elementos, geralmente representadas como gráficos de vértices (itens) e arcos (relacionamentos). São desenhados para permitir a visualização de um sistema sob diferentes perspectivas. (BOOCH p. 26)

Por isso a UML incluir alguns desses diagramas:

1. Diagrama de classes: Um diagrama de classe exibe um conjunto de classes, interfaces e colaborações, bem como seus relacionamentos. (BOOCH p. 26)

2. Diagrama de objetos: exibe um conjunto de objetos e seus relacionamentos. Representa retratos estáticos de instancias de itens encontrados em diagramas de classes. São diagramas que abrangem a visão estática da estrutura ou do processo de um sistema, como ocorre nos diagramas de classes, mas sob perspectiva de casos reais ou de protótipos. (BOOCH p. 27)

3. Diagrama de componentes: exibe uma classe encapsulada e suas interfaces, portas e estrutura interna que consiste de componentes aninhados e conectores. Os diagramas de componentes abrangem a visão de implementação do projeto estático de um sistema. (BOOCH p. 27)

4. Diagrama de caso de uso: exibe um conjunto de casos de uso e atores (um tipo especial de classe) e seus relacionamentos. Diagramas de caso de uso abrangem a visão estática de casos de uso do sistema. (BOOCH p. 27)

5. Diagrama de sequência: Um diagrama de sequencias é um diagrama de interação cuja a ênfase está na ordenação temporal das mensagens. (BOOCH p. 27)

6. Diagrama de gráfico de estados: exibem uma máquina de estados, formada por estados, transições, eventos e atividades. (BOOCH p. 27)

7. Diagrama de atividade: exibe a estrutura de processo ou outra computação, como o fluxo de controle e os dados de cada etapa de uma computação. (p. 28)

8. Diagrama de implantação: mostra a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os componentes neles existentes. (BOOCH p. 28)

9. Diagrama de artefato: mostra os constituintes físicos de um sistema no computador. (BOOCH p. 28)

10. Diagrama de pacote: mostra a decomposição do próprio modelo em unidades organizacionais e suas dependências. (BOOCH p. 28)

11. Diagrama de temporização: é um diagrama de interação que mostra os tempos reais em diferentes objetos ou papeis, em vez das sequencias de mensagens relativas. (BOOCH p. 28)

4.1.3 ICONIX

Segundo Doug (2005, p. 41) “O processo ICONIX originou-se vários anos antes da UML e do Processo Unificado como uma síntese e destilação das melhores técnicas das metodologias originais que formaram a UML”.

Doug (2005, p.42) complementa que o ICONIX é um processo sobre como direcionar um design de software a partir de requisitos de comportamento, um passo de cada vez, buscando escrever o manual do usuário de uma forma mínima na forma de casos de uso, sempre verificando que ambos os melhores e piores casos estão sendo contabilizados e que o comportamento que está sendo descrito é o que o usuário requisitou. Também se verifica os objetos (classes) que estão sendo desenhados realmente conseguem atender os requisitos e que eles possuem os atributos e operações necessárias.

Rosenberg (2005, p. 44) diz que o ICONIX pode ser dividido nas seguintes etapas: Etapa 1: identificação dos objetos de domínio do mundo real (Modelagem de domínio).

Etapa 2: Definir os requisitos comportamentais (Casos de Uso).

Etapa 3: Executar a análise de robustez para remover ambiguidades nos casos de uso e identificar possíveis lacunas no modelo de domínio.

Etapa 4: Definir o comportamento dos objetos (Diagramas de Sequência). Etapa 5: Concluir o modelo estático (Diagrama de Classes).

Passo 6: Escrever ou gerar o código. (Código Fonte).

Etapa 7: Executar o teste de aceitação do sistema e do usuário. Na figura 9 é possível observar como as etapas estão relacionadas. Figura 9: Processo ICONIX

Rosenberg (2005, p 45) ressalta que o processo ICONIX possui quatro estágios onde as etapas supracitadas se encaixam:

1. Revisão dos Requerimentos, que engloba as etapas de identificação dos objetos do domínio do mundo real (etapa 1) e a definição de requisitos comportamentais (etapa 2).

2. Revisão do Desenho Preliminar, que engloba a etapa de execução de análise de robustez (etapa 3).

3. Revisão do Desenho Detalhado/Crítico, que engloba as etapas de definição do comportamento dos objetos (etapa 4) e conclusão do modelo estático (etapa 5).

4. Entrega, que engloba as etapas de escrita/geração do código (etapa 6) e a execução de teste de aceitação (etapa 7).

Para este trabalho será apenas realizado o primeiro estágio do processo ICONIX e apenas encima da parte da loja virtual proposta.

Documentos relacionados